domingo, 16 de agosto de 2009

Outro sonho, outra burrada.

É claro que Marina Silva tem menos chances em 2010 do que Lula tinha em 1989. Mas é inegável que boa parte do articulismo nacional já se deslumbrou com a hipótese de sua candidatura. E quando o articulismo nacional se deslumbra com algo, podem apostar que vem muita água sob aquela pedra que - mais dia, menos dia - acaba furando.

Foi assim com Lula.

Deslumbrada com a hipótese de um "presidente-operário", a quase totalidade da imprensa nacional aderiu à causa sem se perguntar sobre a real ética por trás do discurso petista ou do quanto o tributarismo do partido aos métodos totalitários esquerdistas e o sindicalismo viciado do próprio Lula poderiam ser danosos para uma democracia recém conquistada. Nada disso. Fruto do esforço militante - mas também, em boa parte, do encantamento da imprensa nacional com a possibilidade de um operário ocupar a presidência -, passados treze anos desde sua primeira candidatura, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto.

Está acontecendo novamente. Agora, a figura a assanhar o imaginário do articulismo e da imprensa nacional é uma mulher, ecologista. Ela, é claro, tem origens humildes e uma história de superação pessoal. Estas coisas que são rastilho de pólvora nos corações de uma categoria profissional que não raro alimenta um certo sentimento de culpa por ser classe média em um país de grandes contrastes sociais - quando não tem, em casos mais extremos, por ápice de sua formação humanista ícones da auto-ajuda esquerdista como Leonardo Boff.

Como já vi que há articulistas respeitáveis entrando nessa, só posso recomendar cautela. Porque só falta a imprensa nacional , ou boa parte dela, que pariu Lula ao alimentar o seu capital simbólico enquanto "representante das massas operárias" e fechar os olhos para todo o resto - resto que, é bom lembrar, já mostrava a ponta do rabo nas prefeituras administradas, à época, pelo petismo - agora sustentar cegamente o mito da mulher de origem humilde, a menina que 'veio da selva', defensora ardorosa da natureza que 'não se deixou corromper pelo poder'.

Só falta a imprensa nacional incensar Marina Silva, tal qual incensou Lula uma vez, fechando os olhos para o seu autismo em relação à economia, seu apego a 'modos de produção" que não passam de utopias mal-acabadas e seu despreparo geral para ocupar a presidência de um país como o Brasil. Só falta a imprensa se fazer de cega, inclusive, para a obviedade de que Marina Silva seguiu no PT mesmo quando o discurso ético do partido se revelou o maior estelionato eleitoral que já se viu por essas terras - exatamente aquilo que a assemelha a um Pedro Simon, grudado há décadas em um PMDB que diz não reconhecer.

É provável que tal cruzada só venha a render frutos em quinze anos - talvez menos, considerando que as novas tecnologias de informação aceleram todos os processos. Mas dá medo. Porque o Brasil já perdeu tempo - e recursos - demais com aventuras utópicas. Não precisávamos de um operário fajuto, representante de uma ética do "não sei, não vi" tanto quanto não precisamos - hoje ou daqui a uma década - de uma ecochata filha da mesma ética.

12 comentários:

Sharp Random disse...

Com esses cenários Lulla, sózinho, leva a eleição para o 2° turno.

Dito isso, a urgência em despolarizar, desmagnetizar o "caráter plebiscitário" que Lulla pretende dar às eleições próximas justificam algumas posições de louvores, penso eu, dando densidade ao fato.

Na minha opinião, se há um fator subjacente, persistentemente vexaminoso para a mídia, ao ponto dela evitar dar substância ao caderno internacional, tal a incapacidade de dar nexo para a ambiguidade de Lulla, é a lacuna consolidada pela omissão do Foro de São Paulo no noticiário nacional por tantos anos.

É num cenário de fundo do poço que surge uma candidatura que tem potencial para mudar o eixo da discussão política - um velório interminável de choração sobre condutas e pessoas ao invés de idéias - e engajar a sociedade no prazer de um debate sadio.

Depois de Lulla e o Mensalão a ingenuidade e o deslumbramento são apenas ferramentas bem consentidas.

O desejo por competência e boa dicção mental ao falar está surgindo do cansaço da população com algo que se percebe como método e o brasileiro não quer comprar essa luta de classes, quer eficiência no combate ao crime, rapidez no atendimento médico, escolas onde se possa estudar realmente e em decorrência, boas perspectivas para ocorrer o demais.

O cinismo e a mentira tem limite.

O povo admite que determinadas "conquistas" que Lulla vai registrar em cartório são plataforma básica de qualquer candidato então, o que diferenciará os candidatos é uma história de realizações palpáveis destoantes do ritual de "inaugurar" pedras fundamentais.

Outro aspecto emergencial é fazer frente à militância sob as ordens de Lulla bem nutrida esse anos todos. Se há gente, digamos, apaixonada, capaz de mobilização são os ambientalistas.

Expurgar o lulo-petismo (Coronel), é a única garantia de sanidade para o pleito de 2010.
O apedeuta quer aparelhar o Senado e usa a Petrobrás, ou seja, é prá valer.
Quer o PT fora dos governos estaduais para retomar o monopólio oposicionista num plano mais sofisticado que provavelmente vai demonstrar o resultado desses anos de aparelhamento do Estado com o intuito de remover os obstáculos para a sua volta.

Marina e o PV atualizarão o ambiente político em consolidação ao fim do coronelismo.

Se o espaço permanecer desocupado os neo-coronéis retornam com força total e a sua "decência" se comprova no Senado da República.

É isso, NG, aprioristicamente emocionado... ;) e cheio de aspas e pontinhos. Um beijo, minha querida. Teremos mais oportunidades para expormos esse assunto, com certeza.

PS. Vamos ver se agora o captcha aceita

humberto sisley disse...

na mosca.

Harlock disse...

Salve.
Ah, tá bom... até parece que o PMDBêzão velho de guerra vai largar o osso, que não vai.
Mesmo porque é o melhor apoio que qualquer governo... qualquer um mesmo... pode comprar.
A pelegada sindicalista e a porralouqueira à esquerda do PT vai aderir, mesmo porque comungam do mesmo ideário anti-capitalista que a candidata verde-mofo.
O PT mesmo, em nome da famosa "solidariedade das esquerdas" e na primeira oportunidade... algum movimento do PIG, ou do sórdido agro-negócio... não vai demorar a se compor com a Mariana, garantindo sua esfera de influência na administração pública.
D*us nos livre de mais emoção na política!
E imaginar que essa candidatura Marina vá renovar o quadro político dessa terra de cafres... Pinhôes! A cabeça da múmia de Lênin é mais arejada do que a de qualquer "verde"...

Small Winner disse...

É a farsa se repetindo como farsa ao quadrado.

amauri moleiro disse...

você está certa,certíssima .

Homem Americano disse...

Eis a realidade, infelizmente. Vivemos um país sem cultura, sem tradições, sem caráter, onde a "Lei de Gérson" é superada e revogada em todos os seus termos pela "lei de Lula" e sua trupe. Ética, decência, moral, e outros carcteres da sociedade do passado tornaram-se meras lembranças. Não haverá de ser dessa vez que nos livraremos dessa tranqueiras, haja vista que a "Lei de Pelé" aquela que foi razão de grita geral dessa geléia geral chamada Brasil, se mostra em pelno vigor. Para quem não lembra, Pelé disse que brasileiro não sabia votar. Pergunta-se: estava errado. Os fatos falam por si e contra estes, já dizia Cícero, não existem argumentos.
Não duvide, Nariz Gelado, teremmos que engolir isso aí; as bolsas miséria garantirão.
Falta ao Ministério Público, para o caso das bolsas, um comportamento semelhante ao tido com a Igreja Universal do Reino de Deus, franco estelionato religioso. No caso das bolsa é estelionato ideológico e pior, eleitoral. Essa coisa destrói o que há de ética em qualquer ser humano menos dotado de predicados morais. Sobre tal coisa, já se manifestou, magistralmente, Luiz Lua Gonzaga na sua célebre "Vozes da Seca". Infelizmente, não há homens de vergonha para que delas possam morrer, porém não faltam aqueles que se viciem nessa imoralidade. Essa escória, da qual infelizmente é formada a imensa maioria da população pobre do nosso país, garantirá a permanência no poder aos ladrões que hoje nos roubam para "distribuir" aos pobre.

Gostaria apenas que parassem essa "coisa" escatológica para que eu pudesse descer.

Homem Americano

Sandra Sallee disse...

Muito bem comentada a candidatura Marina Silva por vc . Penso da mesma maneira . E os tolos ja estao comecando a querer comparar Marina com Obama .
Tolos !!!!!!
Obama e fruto de um Partido fundamentado , tradicional , com politicos respeitaveis e respeitados pela populacao Americana . Obama , apesar de nao ter tido uma longa carreira na politica , esta sendo assessorado por politicos experientes que sabiam que seriam ouvidos e consultados na hora de decisoes importantes .
Aqui , o jogo que se joga e o jogo do Pais em primeiro lugar . Os Americanos nao sao santos , mas sao Patriotas .
E o Brasil nao tem mais tempo para essas tolices .
Uma perda de tempo na minha opiniao , essa candidatura .

Adriano disse...

Ruth de Aquino (quem?), escreveu uma coluna tão rasteira no site da Época, saudando a candidatura de Marina Silva, que escrevi uma longa contra-argumentação pra postar lá, mas acabei desistindo. Nem valia a pena.

A mulher escreveu que Marina tem o monopólio do discuro da ética. E citou, na coluna, aquela personagem citada por vc, Nariz, no final do 3º parágrafo.

Xoxo, xoxo...

Dora disse...

Vc nos dá uma boa oportunidade para refletirmos sobre o que está em jogo...o País já perdeu tempo demais co este embusteiro, chega.

Vladimir disse...

A Marina seria um desastre total para o país. Pior que o Lula, por menos pragmática e cautelosa do que ele.

Quanto a suas chances, acho até que a Marina pode ter algum sucesso como candiata. Conseguir, sei lá, uns 10% a 15%. Mas o colunismo fala como se ela estivesse já garantida no 2o turno.

O bom é que, provavelmente, a candidatura dela prejudica mais o governo do que a oposição, atá por que, na campanha, ela vai ter de bater na Dilma se quiser ter alguma chance de ir pro 2o turno.

marcos daniel disse...

Nariz Gelado! Grande comentarista do blog do Noblat. Ainda comenta lá?

(N.G.: quando dá tempo - uma coisa que anda escassa. Nem esta bodega eu estou conseguindo atualizar na freqüencia que gostaria).

Adalberto disse...

Todo mundo quer ir para o Céu mas ninguem quer morrer.
Todo mundo quer preservar a Amazônia mas ninguem quer morar no meio do mato e ser comido por mosquitos.
A única maneira de salvar o planeta Terra é acabar com essa praga de 7 bilhões de habitantes.
Pelo visto vai ser difícil. A capacidade de adaptação de alguns espécimes é um prodígio da evolução. Uns abdicam da renúncia enquanto outros se defendem NÃO publicando atos IMPUBLICÁVEIS.