terça-feira, 2 de março de 2010

#Prontofalei

Só por hoje, podem me chamar de Poliana.

É que eu ainda  acho que Aécio e Serra estão escondendo o jogo - e que, no dia D, acabarão anunciando uma chapa pura. Não consigo acreditar que, diante da clara  possibilidade de reconquistar o Governo Federal, os dois expoentes do PSDB não encontrem um jeito para se entender.

Não me entra na cabeça que um governador vivido como Serra, que acumula a experiência de ter sido abatido por Lula em 2002, não perceba a importância de fazer um gesto na direção de Aécio Neves. Seria uma prova de maturidade política - necessária a quem quer presidir um país.

Da mesma forma, não posso acreditar que um jovem governador prefira ver seu partido perder a eleição presidencial a ser um vice  para lá de popular, com concretas possibilidades de sucessão. Fizesse um gesto na direção de José Serra, Aécio daria uma prova de maturidade política - necessária a quem quer presidir um país.

É por isso que eu olho para este silencioso cabo de guerra entre ambos - e para as informações de que não estariam nem mesmo considerando  a possibilidade de uma chapa pura -  e penso que só pode ser blefe. É vaidade e amadorismo demais para a minha cabeça.

Se não for blefe... Bom, se não for blefe, se Aécio e Serra não conseguirem mesmo se entender, o PSDB vai morrer na praia. Como se diz lá no meu Rio Grande do Sul: "nem mel, nem porongo". E eu vou concluir, diante de tamanha demonstração de imaturidade, que nenhum dos dois serve mesmo para presidente.

10 comentários:

João Marcos disse...

Muito bem escrito...concordo com tudo.

Só tenho medo de os dois perderem a janela de oportunidades. Ela esta fechando mais rapidamente do que a gente gostaria.

Adriano Alves Pinto disse...

E pq o Serra não aceita ser vice do Aécio?
Concordo com vc, Nariz, nenhum dos dois serve para ser presidente.

Thiago disse...

Coisa parecida acontece no Paraná, com o Álvaro Dias indignado por que é menos popular e pior candidato do que o prefeito de Curitiba, chegando a dizer que não vatará nele e que se ele ganhar o Estado será destruído. É realmente uma mistura ridícula de amadorismo e vaidade.

Bola disse...

Declarando voto no Ciro Gomes?

Fernando disse...

Também penso a mesma coisa, mas pra mim, quem decide é o Aécio, não tem muito o que o Serra fazer.

A chapa seria vencedora e liberaria o DEM para agir como o Ciro na candidatura da Dilma, cuidando do jogo sujo, da provocação e da difamação.

Essas eleições serão um marco na História do país.

Em 2002 e 2006 tinha meu candidato, mas não via risco institucional com a vitória do concorrente; hoje só não vê esse risco quem não quer.

A vitória da Dilma joga a democracia brasileira no chão seja qual for o destino do país. Se implantar o que quer, estamos no mato, se tentar implantar e dançar como Zelaya estamos igualmente no mato.

Democracia hoje, só com Serra e Aécio.

Importante: a estória do Aécio ser mestiço e não poder compor uma chapa puro-sangue me deu medo; espero que tenha dito apenas para não perder a piada. Eu também sou Poliana.

HAGG disse...

É o que digo. Ou Serra é um gênio ou é o maior imbecil do planeta.

daniel disse...

Nariz, vou aproveitar pra dar sequência ao vaticínio: vai ser quinta-feira, com Aécio no comando do cerimonial. Vão anunciar a chapa puro sangue e a candidatura de Serra de uma só vez. Que sentido faz uma das pontas em que se polarizou a política no Brasil nos últimos vinte anos abrir mão de disputar o poder, como seria na hipótese (ridícula) de uma desistência de Serra ou da abdicação (outra hipótese ridícula) da vaga de vice da parte de Aécio para disputar o senado? O que importa no Brasil é ser governo. Isso é tudo lorota.

Vica disse...

Entendo a sua indignação. Mas esse não é o espaço para isso. É tiro no pé.

Rico Ferrari disse...

Penso exatamente o mesmo que você sobre o assunto ainda que não votasse em qualquer um dos dois se tivesse um Afif Domingos-like concorrendo.

Aécio encabeçando a chapa não ganharia meu voto nem em segundo turno, provavelmente.

Raphael disse...

Só que o Aécio é petista. Mais petista que muito filiado do PT.