sábado, 1 de maio de 2010

Tirania jurídica na web: o cyber-suicídio do PT

Reflexo direto do desespero da cúpula petista com o péssimo desempenho de Dilma Rousseff - as aparições e entrevistas da candidata têm sido uma fonte inesgotável de piadas -, a prática da tirania jurídica na internet pode custar caro ao partido.

Ao ameaçar o blog Gente que Mente com uma ação criminal, o PT transporta para a web uma postura que, até agora, por ser praticada de forma mais dispersa, podia passar desapercebida por uma parte significativa dos eleitores: aquela parte que não se interessa por política.

Quando se fala de jovens internautas, então, a fatia dos que dão de ombros para a política compreende a grande maioria. Essa turminha que não lê jornais - ou fica só nos cadernos de variedades e cultura, passando batido pelas notícias - tende a gostar do PT porque ser de esquerda, anti-americano e fã do Michael Moore é o comportamento estário padrão. Eles não sabem quem é Yoni Sánchez e não param para pensar que o apoio de Lula ao governo cubano é, também, o apoio à censura - inclusive na web. Para eles, "ditadura" é coisa milico e direitista. Nascidos em um país onde a liberdade de expressão é formalmente garantida, educados por professores com tendências à esquerda, eles não conseguem identificar quando a censura vem travestida de um discurso revolucionário. O PNDH III, o Conselho de Jornalismo, a censura ao Estadão imposta por um lulista José Sarney - para ficar apenas em alguns exemplos - são coisas distantes, chatas e sutis demais para acordar este pessoal.

Nesta semana, porém, o PT forneceu um novo elemento que pode mudar este quadro. A censura à livre expressão na web, o uso da Justiça como arma para para calar internautas opositores, pode funcionar como um chacoalhão. Para tanto, é só o PT levar adiante a ação contra o Gente que Mente e direcionar, como já ameaça, sua tirania jurídica para outros blogs e até mesmo aos usuários do Twitter. Bem explorada pela oposição - que deverá fazer a ameaça chegar a todos os ambientes jovens da internet - tamanha sanha totalitária na web é algo que a moçada vai entender e repudiar.

Caso persista nesta estratégia de perseguir juridicamente os internautas opositores, o PT terá engatilhado o revólver. Bastará, então, um simples incentivo nosso para que o partido cometa um cyber-suicídio sem precedentes: perder o apoio de um público jovem, com poder de comunicação viral, às vésperas daquela que promete ser a primeira eleição realmente embalada pelo poder da internet. Seria uma besteira tão grande que já estou quase torcendo para que eles façam mesmo isso.

10 comentários:

Daniel disse...

Perfeito.

Sandra Sallee disse...

Vamos ficar na torcida NG . Tudo que tirar pontos do pt significa adicionar pontos ao candidato Jose Serra .
So .... vamos apenas ajudar a eles na hora de remar o barco .
Quanto mais censurarem , melhor , ou , pior para eles e melhor para nos , opositores dos ditadores .

Claudio disse...

Pior que "essa turminha" não é composta de gente tãaao jovem assim. Minha geração (hoje na casa dos 40) foi educada por uma das primeiras gerações desses professores de esquerda aos quais você se referiu. Lembro que minhas aulas de OSPB e Moral Cívica basicamente se resumiam a meter o pau nos EUA e rasgar elogios a Cuba, aquele exemplo de igualdade. Felizmente eu era pura alienação naquela época e não estava nem aí para "mudar o mundo."

Mike-Urilorib disse...

Sei não... Embora torça por mais essa *agada da petralhada, fiquei com a impressão que sua análise é mais torcida mesmo, como a minha. Porque essa gente tem um poder enorme de fazer as coisas parecerem o exato oposto do que são, e daí pra espalharem o boato de que censores são os outros, ao mesmo tempo que se especializam na prática, é um pulinho só.

Porta Torta disse...

Cara NG: não curti o seu "quase" !!! Manda bala, digo, manda a fala!!!

jml disse...

Feliz dia das mães, NG.

Vovó Cely disse...

Cadê você?????
Seus artigos são perfeitos .
Precisamos de você.
Beijos.

Annie disse...

O Suicídio começou c/a candidata o cabo eleitoral escolhidos.

Bruno disse...

Vc viu o artigo fo Kotscho. Vamos montar o Grupo dos 5% para mostrar que somos muito maiores que eles imaginam.

O Editor! disse...

Nariz!!!!

Será que um dia você volta para nós??? Espero que esteja tudo bem (e que seja "só"muito trabalho)...

Beijos,
O Editor!