domingo, 27 de junho de 2010

Hora da verdade

Alguns persistentes - obrigada pela fidelidade -perguntam por que eu parei de postar.

Antes de qualquer coisa, há a questão do tempo. Neste último ano, um ritmo mais intenso de trabalho não está me permitindo atualizar o blog como antes. Também é verdade que o Twitter caiu como uma luva para este novo momento. Aqueles 140 toques podem não permitir profundidade, mas são melhores do que o silêncio absoluto. Mais do que isso: permitem que se faça muitas coisas em pouco tempo - opinar, saber dos amigos e debater brevemente a pauta do dia.

Mas o que realmente está pegando é que eu não tenho coisas muito agradáveis para dizer. Na verdade, sei que o que eu tenho a dizer vai desagradar a grande maioria dos leitores. Medo de perder, leitores? Não. Se fosse isso, era só seguir escrevendo elogios oposicionistas feito uma matraca - e, acreditem, eu sei fazer isso como poucos. O que eu me pergunto é se vale à pena perder as raras horas de lazer para comprar briga com quem superestima o poder da internet na conquista de votos - e que, por isso mesmo, sugere que a gente dê uma de avestruz e não aponte publicamente os erros da oposição.

Eu não tenho vocação para avestruz. Criei este blog em março de 2003 para dizer o que penso. E é assim que ele vai continuar. Mais lento em épocas em que não estou com tempo ou com paciência. Mas jamais servil a qualquer linha de pensamento que não seja a minha - ou a reboque de certa militância oposicionista que, pelo que ando vendo por aí, virou torcida apaixonada. Incapaz de ver os erros do time, mesmo quando as derrotas estão se acumulando. Preferem chorar sobre o leite derramado no final do campeonato do que apontar agora os erros que poderiam mudar o destino do time.

E porque não nasci para avestruz - e, mais ainda, porque concordo com a máxima rodriguiana de que "toda unanimidade é burra" - dedico as linhas abaixo a todos os leitores: aos que reclamam do meu silêncio e aos que preferem que eu me cale.

Vamos às verdades

1 - Sem Aécio Neves na chapa, perdemos Minas Gerais. E esqueçam as histórias da carochinha. Se o PSDB não conseguiu enquadrar o mineiro para aceitar a vice-presidência não conseguirá enquadrá-lo a trabalhar por um resultado diferente daquele obtido no segundo turno de 2006: 66% dos votos daquele estado foram, então, para Lula.

2 - Sem Minas, é prioritário buscar um vice que traga votos novos. Quem é ele? Não sei. Mas Álvaro Dias não é. Quem vota em Álvaro dias já votaria em Serra de qualquer maneira. Estou dizendo isso porque quero um vice do DEM? Não. Vou repetir para que fique bem claro: quero Aécio de vice - chapa pura, pois não? Tenho algo contra Álvaro Dias? Também não. Acho que é um dos bons quadros do PSDB. Mas ele não serve para vice porque oferece uma sobreposição de votos quando é preciso conquistar votos novos. É fácil falar isso sem indicar outro nome? Não, não é fácil. É triste. Principalmente quando penso que a obrigação de indicar outro bom nome que não Aécio nunca foi minha - e que quem deveria fazê-lo, ao que parece, não se preocupou com o assunto ao longo dos últimos quatro anos.

3 - Dilma é ruim de discurso? É péssima. Qual a influência concreta disso nas urnas? Quase insignificante, meus caros. O programa do PT na TV e as negativas de participar de debates e entrevistas já apontaram a linha a ser seguida pelo marketing da candidata: pouca exposição. O programa vai ser muito Lula - esqueçam o TSE, ok? -, muitas realizações de governo, muito jingle e pouca Dilma. E os debates? Claro, claro... Serra vai dar um banho nos debates. Mas informem-se sobre os índices de audiência dos debates - principalmente depois do terceiro bloco, quando a coisa realmente esquenta - , antes de contar com eles para virar qualquer tendência. Dilma gaguejando no Jornal Nacional funciona como piada interna da oposição. Mas desconfio que não lhe tire um voto.

4 - Dilma ontem agradou aos socialistas, hoje às socialites? Uma vergonha do ponto de vista ideológico, né? Tema sensacional para inflamar o debate em blogs e fóruns oposicionistas. Mas, no que diz respeito às urnas, é ponto positivo para ela que aprendeu, com louvor, a lição do "mestre" Lula: eleição se ganha dizendo o que as pessoas querem ouvir. Uma ideologia por dia é receita de sucesso eleitoral no Brasil. Não adianta chorar. Tem é que aprender como ser cara-de-pau assim - e como fazer isso melhor do que eles.

5 - As obras do PAC são fictícias? São. Mas espero que não deixem de falar disso nos programas. E não adianta só falar. Tem que ir até lá, mostrar quão fictícias elas são, DESDE A PRIMEIRA SEMANA DE PROGRAMA. Porque Dilma vai mostrá-las quase concluídas, lindas, bem filmadas. Aquela célebre frase de José Serra é uma síntese maravilhosa do jeito tucano de fazer campanha: "Quanto mais mentiras eles disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles". É um alento aos corações cansados de tanta baixaria eleitoral, certo? Mas, sinto dizer, sem qualquer efeito eleitoral se quem mente for mais competente em vender o peixe do que quem fala a verdade. A verdade não tem poder, por si só, de operar milagres. É por isso que o vulgo diz: "mais cedo ou mais tarde, a verdade aparece". Na política, normalmente a verdade aparece mais tarde - tarde demais, arrisco dizer.

6 - O PT mente bem. Usa verossimilhança para mentir. Aprendeu, depois de perder três eleições presidenciais, que só se ganha eleição no Brasil mentindo. Querem ganhar falando a verdade? Ok, isso é mesmo maravilhoso do ponto de vista da ética - embora eu tenha minhas dúvidas sobre a concreta possibilidade de tal coisa funcionar. Mas, se insistem, acho bom encontrarem uma fórmula milagrosa para tornar a verdade mais atraente que a mentira. Estou sendo cínica demais? Pode ser. Fiquei assim depois de ver Geraldo Alckmin vestir uma jaquetinha cheia de logotipos para combater a boataria mentirosa das privatizações. Desculpe se a cena não me sai da cabeça. Mas é o exemplo mais acabado de como a verdade mal explorada é, por si só, impotente diante de uma mentira brilhante.

7 - Mentira, verossimilhança e estética luxuosa. Eis uma coisa que os marqueteiros petistas aprenderam como poucos. Desde o "advento" Duda Mendonça, eles sabem que ninguém quer ver pobre desdentado na televisão. A estética "jornalismo verdade" não conquista votos. Mais uma vez, vamos voltar a 2006: o pobre, nos programas do Lula, era bonitinho, bem arrumado, penteado e banhado. As imagens, coloridas ao exagero. Nunca me esqueço de uma fabriqueta de fundo de quintal - acho que de roupas para bebês - que foi mostrada com tamanha cor e capricho de produção que mais parecia a "Fantástica Fábrica de Chocolates". Verdade? Não. Verossimilhança. O segredo é oferecer uma imagem na qual o pobre queira se projetar - e não o mundo cão que ele vê todos os dias no Jornal Nacional. Por que estou trazendo o tema? Porque tive calafrios ao assistir o último programa do PSDB. Tecnicamente perfeito, discurso afiadíssimo, o maldito do programa repetia a estética de 2006. Se não estiverem escondendo o jogo e insistirem nisso durante a campanha, estamos perdidos.

8 - Finalmente, as pesquisas. Há maracutaias? Há. Mas, queiram me desculpar, não há tanta maracutaia assim. Uma negociaçãozinha de margem de erro aqui e acolá até aceito. Dirigir um pouco a pesquisa mediante a escolha de determinadas cidades e bairros, ok. Agora, dizer que todos os institutos estão vendidos é um pouco demais para a minha cabeça. É inegável que Dilma cresceu. E as razões são óbvias: qualquer criatura minimamente esclarecida sabe que um governo com 70% de aprovação sugere uma eleição de continuidade. Brigar contra esta realidade é uma rematada burrice – principalmente quando ela se apresenta estável há mais de quatro anos. Achar que Lula não transferiria votos para Dilma foi uma aposta inacreditável de tão amadora. Portanto, se eu quisesse realmente ganhar esta eleição, partiria do pressuposto de que Dilma cresceu e que ela e Serra estão tecnicamente empatados. E trataria de descobrir os motivos da evidente queda de José Serra. Ficar dizendo que ela não existe é loucura. E, pelo-amor-da-santinha esqueçam o tracking. Muita gente acha que, em 2006, se divulgava tracking fictício favorável a Alckmin só para animar a torcida. Não é verdade. O que aconteceu, então, é que o tracking nunca batia com as pesquisas dos institutos. Portanto, não se fiem nesta ferramenta. Não me interessa se é porque ela é "um retrato de momento" e "não pode ser comparada com as pesquisas tradicionais", blá, blá, blá". Esqueçam esta merda porque ela não é confiável.

Tendo dito tudo o que penso a respeito da campanha presidencial tucana, aviso que não pretendo mais voltar ao tema. Vou, no máximo, remeter links para este post sempre que considerar adequado - e é por isso que os parágrafos foram numerados. Não tenho tempo, nem paciência, para ficar apontado os mesmos erros de quatro em quatro anos. Vou seguir, claro, falando de política. Mas de estratégia de campanha? Esqueçam. O PSDB que tome suas decisões e faça suas escolhas. De minha parte, vou me limitar a votar em Serra, pedir votos para ele e torcer para que, em outubro, a gente possa comemorar uma vitória.

46 comentários:

Sharp Random disse...

Beleza. Deu o recado. Agora, digerir para opinar. ;)

Bluesette disse...

NG, quem dera que a imprensa e a oposição tivessem essa cabeça lúcida que vc tem. A verdade está aí, para quem quiser ler.

Afonso Cachorrão® disse...

Pois é, tem uma cambada de asnos que pensam que temos que engolir as besteiras do tucanato só porque somos contra o PT. Entre Dilma e Serra, vou ficar no nulo. Curiosamente, usei a mesma frase do Nelson Rodrigues em um artigo que escrevi hoje, mas ainda não publiquei.

Concordo que sem o Aécio, o barco já afundou.

Sinceramente, não vislumbro nada de bom para a oposição, ainda mais que a máquina pública está panfletando diariamente as conquistas do lulismo como se fosse algo com mérios únicos e exclusivos do atual governo.

Sad but true.

(Afonso, não acho que sem Aécio o barco afundou. É uma soma de fatores: sem Aécio e sem a solução dos erros apontados, aí sim, vai afundar mesmo)

Gabriel disse...

Mandou bem

Ptsauro disse...

NG, análise primorosa!
O teu texto é dos melhores da blogsfera política.
O item 7 bate com o que penso: será que já não está mais do que na hora de a campanha oposicionista pensar em alguém melhor que o sr. Gonzales?
Na minha opinião já passou da hora, o sr. Gonzales não está à altura do desafio que é derrotar a petelândia no campo da propaganda política.
Ptsauro

(Olha, Ptsauro, discordo de você nisso. Eu acho que o Gonzales tem uma técnica primorosa. O programa, como eu disse, estava tecnicamente perfeito - inclusive e principalmente no discurso. Minha bronca é a estética. Se mudassem isso, seria show de bola. Abração)

FORATODOS disse...

Análise objetiva e sem maquiagem. Gostei especialmente do comentários sobre o programa do PSDB: fiz uma crítica semelhante à sua ( bem menos completa, no entanto ) e o Reinaldo Azevedo não publicou. Vejo a maioria dos blogueiros e colunistas que acompanho dizendo que foi um ótimo programa. Eu tive a mesma sensação de déjà vu que vc comenta. Terminei o meu comentário no RA com a mesma frase que repito aqui: não estou nem um pouco otimista.

lúcia disse...

Você, como ninguém até agora, fez uma exposição clara e objetiva dos fatos.
E melhor ainda, deu a sugestão de como devem agir os oposicionistas.
Parabéns!

pangaré disse...

Muito lúcida a sua análise.

Ainda assim espero por um milagre.

Tunico disse...

NG, falou tudo, foi no cerne da questão e muito do que você falou, falo todos os dias com alguns membros da coordenação da campanha de Serra mas eles não ouvem. Ou se ouvem, não se sensibilizam.

Marilena disse...

Nada como um distanciamento no tempo, para verificar a verdade: Aécio Neves, nunca cogitou ser vice.
Aécio vem querendo se alçar como uma liderança nacional no PSDB (o que não é ilegítimo) e esse desejo vem pautando suas ações.
Quando?
- quando trabalhou nos bastidores, junto com outros pessedebistas , para que Geraldo, em desvantagens nas pesquisas, concorresse à Presidência em 2006 (Serra não quis sair p/a disputa com o partido divido).
- quando na campanha para prefeitura de 2008 deu força para Alckmim concorrer, atropelando o acordo PSDB/DEM em São Paulo.
- quando, ao mesmo tempo em que dava força para Alckcim, apadrinhou, junto com o Fernando Pimentel a dobradinha PSDB-PT para disputa da prefeitura de BH . Note bem: naquele momento, o "LULECIO" passou de oficioso à oficial.
- quando surge com o tal do discurso pós-lula, seja lá o que isso signifique
- quando luta por prévias dentro do partido.
- quando, descartada a possibilidade das prévias e a confirmação de Serra como candidato, vem com aquele ridículo ”Minas é minha pátria” , “meu chão”, meu sei lá o quê.
Por aí se vê que não passou pelos planos de Aécio Neves concorrer à vice-presidência. Dito de outra forma, ser vice não se coaduna com a estratégia que traçou para si.
Pergunta: passa por seu projeto pessoal uma vitoria do PT? Ele deve saber.

Sharp Random disse...

A Marilena quase exauriu as razões para não se esperar muito de Aécio. Corrobora um twitter de NG que dizia, lá trás, que Minas não vinha. Se há um apelo forte a sintetizar é a grande possibilidade do PT ficar no poder por mais 12 anos.

Isso, definitivamente, deixa Aécio Neves na posição de quem subestima o Foro de São Paulo e, à rigor, nem lhe constata a existência.

Como metamorfose ambulante, Lulla pode cortar as asas de Aécio quando lhe for conveniente.

LuizF disse...

Pois é, NG ...

enquanto tivermos de contar com uma oposição meia-boca, vamos continuar a dever algo melhor para nossos filhos e netos. Sei do que falo, há muitos anos convivi com petralhas onde trabalhava ... eles são primitivos, mais claramente, não são aperfeiçoados pela evolução. Não sei se a minha visão da esquerda como a conheço é que me leva a tirar esta conclusão, pode ser. É algo assim: no fundo são uns Godzillas, sendo combatidos com estilingues ... e vamos continuar esperando os "caças" chegarem, infelizmente.
Já tenho idade suficiente para não estar mais otimista, acho que perdemos e nem tenho em quem colocar a culpa, talvez exceto naquele que vejo no espelho. Só o arrependimento de não ter ido embora quando deu ...
Sua análise, à luz do momento atual, é perfeita. Lamento que eu não consiga gostar (sem síndrome de avestruz!) mas tenha de reconhecê-la como absolutamente correta. Agradeço por me ajudar a cair na real, escrevendo exatamente e apontando precisamente para o que eu acho será o desfecho.

Abraço,
LuizF

PV disse...

Você falou tudo.As lideranças do psdb, frequentemente, são muito engraçadas. Fica muito dificil leva-los a sério.

Tambosi disse...

Belo post, NG.
Vale uma chamada lá em casa.

Abração

jml disse...

Eu, confesso, já estou muito desiludido. Como é possível a alienação de tanta gente ao mesmo tempo?

Regina M disse...

Na mosca !

paulo henrique disse...

não poderia concordar mais com você.
a eleição, que já era difícil, agora fica ainda mais, com as desavenças de demos e tucanos. e nós continuaremos ferrados. ainda bem que estou bem longe.
abs

Pedro Henrique Bougleux disse...

Não creio que nas Minas Gerais ocorrera o que vc preve, creio sim que as vaidades estão superando a expectativa de muitos, somente isto, eu particularmente lastimo não poder ter como vice para Serra um Jarbas Vasconcelos. Respeito Alvaro Dias creio que soma muito mas este DEM e suas vaidades mandando as favas os interesses maiores desta sofrida nação.
Haja paciencia.....................

Vovó Cely disse...

Perfeito!
Estou tão desiludida, que penso até que possa existir mais sujeira embaixo desse tapete. Lembrar que foi FHC que intercedeu para que o sociopata não fosse "impichado".
Que pena ....

Adriano disse...

Quem seria esse nome que traria novos votos, Nariz? Não me vem ninguém com um perfil desses na oposição... Talvez - e põe talvez nisso - a Soninha Francine, do PPS, aqui de SP. Mas isso teria de ter sido costurado há algum tempo. Fora ela, não vejo ninguém no DEM, PPS, PTB ou PSDB com essas características...

Horacio disse...

Um dado esquecido por todos (alguns, de propósito mesmo).
Em 2006, Serra e Alckmin protagonizaram uma briga em praça pública pelo direito de concorrer à presidência do país. Foi horrível para a oposição. Pior (no sentido que segue), a oposição teve de se contentar com um candidato desconhecido na maioria dos Estados, que foi Alckmin. Lula tinha na época da eleição, graças ao efeito teflon aplicado ao mensalão, 75% de aprovação popular - basta buscar as informações na época para ver. Lula chegou a sentar no trono e todos os institutos previram vitória no primeiro turno. Aécio mesmo lulou (é um bobalhão que espero que pague por suas escolhas no futuro: se Minas é importante, São Paulo é muito mais - vou trabalhar para que ele aprenda isso no futuro). E o que ocorreu? Mesmo com seus 75% de aprovação, do alto de sua popularidade, o distinto molusco foi empurrado para o 2o turno contra um picolé de xuxu. Não é o que ocorre agora. Serra está bem nas pesquisas, com toda a sabotagem da mídia, com toda a sabotagem de Aécio, com todas as burradas da oposição. Mas se naquela época, tínhamos como adversário o próprio deus-molusco que teve que rebolar, o que temos agora é um poste. (Poste rebola?). Vai dar Serra. Não tenho dúvidas. E Aécio que se exploda.

João da Silva disse...

Nariz Gelado,
-1-
Não sou Dilmista, muito pelo contrário. Por outro lado, só algumas vezes li seu blog, e nem sempre concordei. Declaro isso de antemão porque acho que me faz isento para dizer o que vou dizer.
-2-

Sua análise acima é notável.

Inteligente, bem escrita, bem informada, cabeça-fria, abrangente e atual. Faca só lâmina (como dizia João Cabral), embora com bastante ternura.

A meu ver, só a partir de análises de fato objetivas é que se pode escrever ou fazer política com competência. De Otávio Augusto aos Shóguns a Roosevelt a Churchill.

Acho que não há tradução exata para "wishful thinking" em português. Talvez por isso, é só o que se lê hoje em dia nos blogs de oposição (com algumas doses de teoria de conspiração, como naquele sujeito para quem um dia, inadvertidamente, você colocou a escada).

Muitos parabéns!


Talvez por isso

Oliver disse...

Querida
Faz tempo que não apareço aqui para apreciar sua lucidez. Concordo com você em todos os pontos. Todas as vezes que critiquei as "pesquisas compradas" eu o fiz por uma outra anomalia; o fenômeno dos 85%. Se o "cara" fosse mais popular que Jesus Cristo ou que Zezé di Camargo por aqui veríamos este efeito em nossa porta. E um instituto sério se encarregaria de uma pesquisa qualitativa para explicar o porque deste fenômeno. Já quanto ao empate técnico dos atuais candidatos, a única análise séria que li à respeito aponta a absoluta falta de oposição como catalisador dos descontentes. É tudo a mesma farinha. Independente de quem assuma aquela cadeira, acho que devemos unir esforços para exigir que as instituições funcionem e reestabeleçam a democracia no bananão. Se não pela "pátria", pelo menos pelo bolso. Somos nós que pagamos este show de horrores com que convivemos diariamente.

Fábio disse...

Parabéns pelo post... uma análise perfeita... muito lúcida...

Também estou cansado de me exaltar e tentar fazer com que as pessoas entendam o que está em jogo... o povo não quer melhorar... não que mudanças... enquanto, nos finais de semana, tiver churrasco, cerveja, pagode, mulheres e Faustão na TV, todos estarão felizes...

Não importa se o hospital funciona, se tem médicos ou remédios, se as escolas fornecem educação de qualidade, se nossos filhos terão um futuro... o que importa é o hoje... é a continuidade de um programa de distribuição de renda... de um terrorismo desmedido... infelizmente são poucas as cabeças pensantes em nosso país.

Maia Célia disse...

NG, vc acertou quase tudo, com a ressalva de um ou outro ponto, só.

E o quadro hoje, enfim, o quadro parece estar melhor, em evolução favorável.

Volte a postar a respeito, ao menos de vez em quando, que faz falta...

Abraços

Arnaldo disse...

Bem hoje começou o horário eleitoral gratuito.

Achei os programas de Serra e Dilma corretos e bem feitos, já o de Marina parecia um comercial do GreenPeace.
Espero que os marketeiros do PSDB reservem alguns minutos dos próximos programas para desconstruir esse pais perfeito que Lula "criou". Poderia por exemplo explicar que o PAC não passa de um factóide.
Se não a fatura será liquidada no primeiro turno.

Moita disse...

Nariz

Estás certíssima.

Nem vou entrar muito (só um pouquinho) no mérito da questão de estratégias, escolhas, mídias e candidaturas.

A minha questão é que estou com medo.
Medo por perceber que Lula e Dilma estão para reeditar, extemporâneamente, o Peronismo junto com a “ditadura democrática” do PRI mexicano.

Esses arrogantes do PT não vão saber lidar com tanta aprovação. Com tanto prestígio popular. Vão terminar fazendo amor com eles mesmo, como dizia Nelson Rodrigues a respeito dos extremamente vaidosos.

E aí abriremos caminhos para reeditar todas as teorias que não deram certo em país nenhum, de continente algum e em época nenhuma. Cito-as em escala crescente de fracasso: o Positivismo (de Conte), o Mercantilismo, o Comunismo, o Populismo e outras que serão havidas e por haver.
Desculpe-me. Detesto quando assumo ar derrotista.

Mas o Brasil ta no caminho errado. E o pior é que a história que deveria servir para não se cometer os erros do passado e para se aprimorar os acertos, não está funcionando em nosso amado país.
Por quê? Porque aqui, pasme! Só 2,6 % da população conhecem a história, política e econômica mundial.

Graciliano Ramos já dizia isso: “sabe por que o comunismo não dá certo no Brasil? Porque a conclamação de Marx: “trabalhadores do mundo; uni-vos”, não podia ser entendida aqui. Trabalhadores daqui não sabem o que significa “uni-vos!”

Você está corretíssima. É em cima dessa ignorância que Duda Mendonça e Lula deitam e pisam. rss

Probabilidade do Segundo Turno e o Fim de PSDB e DEM | Política | Protosophos disse...

[...] tempo: se quiserem uma explicação do porquê Serra provavelmente perderá, aqui está desde junho. Esta entrada foi publicada em Política e marcada com a tag 2014, Autoritarismo, Campanha [...]

Luiz Andrade disse...

E o tempo provou que vc tinha razão. Nariz Gelado para coordenadora de campanha do futuro partido de oposição de verdade, que talvez um dia surja no Brasil.

Maria Célia disse...

Cara NG, 2 observações:

1) O penúltimo comentário publicado logo acima,sob o titulo "Probabilidade do Segundo Turno e o Fim de PSDB e DEM..." reproduz um post originariamente publicado em outro site na data de 19 de setembro e 2010 - para ler, é só clicar no link que dá título àquele post.

Logo no início do texto do post mencionado, há a afirmação enfática de que "O cenário mais provável para as eleições presidenciais de 2010 é que Dilma Rousseff ganhe no primeiro turno", além de outras afirmações, em posts anteriores, dando como "decidida" a eleição em favor da Dilma já no primeiro turno.

Porém, clicando no mesmo post, e checando os links publicados logo abaixo dele, já se pode ler um post mais recente (posterior às úlimas pesquisas), com o título "Vence a tese da possibilidade do segundo turno"!

Vale a pena ler - principalmente se considerarmos que uma das "fontes" das matérias é o site pró-PT ou pró-Dilma "Na prática a teoria é outra" (www.napraticaateoriaeoutra.org).

2) Mudando de assunto: parabéns por este seu post/desabafo "A hora da verdade", de 27 de junho de 2010, o último publicado por vc até hoje, dia 26 de setembro.

Podemos constatar agora o quanto vc foi extremamente feliz em sua análise, o que não surpreende para quem lê seus textos há alguns anos, e que se ressente, e muito, de não os estar lendo agora com mais frequência.

Nesses 3 (três) meses, praticamente todas as suas considerações - feitas às vésperas do início do período oficial da campanha eleitoral, em 06 de julho, e bem antes da campanha na TV e Rádio, em 17 de agosto - se mostraram premonitórias de quase tudo que acabou acontecendo.


Você sempre se manifestou em momentos cruciais - ainda que iniciais - sobre estas Eleições 2010, embora selecionando bastante as ocasiões (e basta lembrar aqui que o seu penúltimo post, salvo engano, fora publicado no dia 10 de abril, no lançamento da "pré-candidatura" do Serra, que vc chamou de "DIA S").

Agora, é chegada, repito, a HORA DA VERDADE por vc tão bem antecipada - e até no título de seu último post vc não podia ter sido mais feliz...

Porém, prezada NG, amanhã, segunda, dia 27 de setembro, no início da última semana do Primeiro Turno, se terão completados 3 meses dessa sua última e importante postagem.

É chegada a hora de uma nova manifestação, mulher!

Tem muita gente, muita mesmo, torcendo por isso - e está, agora sim, bem na HORA de todos nós fazermos o "esforço a mais" que será essencial para a concretização do Segundo Turno.

Começa hoje, domingo 26, o INÍCIO DA VIRADA - ao menos, da grande VITÓRIA - que já será a de garantir a existência do Segundo Turno!

O "Dia S", ao menos por enquanto, nós podemos considerar o dia 03 DE OUTUBRO: dia da VITÓRIA pela simples garantia do SEGUNDO TURNO; o "Dia do SEGUNDO Turno", enfim, com a presença do SERRA, claro, para começar, o Brasil inteiro, a assistir a um CONTRAPONTO DIÁRIO ENTRE A MENTIRA E A VERDADE!

Por isso, NG, os brasileiros de bem contam com participações públicas (postagens, no seu caso) de pessoas fundamentais como você.

Permita-me adiantar que este apelo será por mim postado também no Blog do Coronel (www.coturnonoturn.blogspot.com).

E todos, com certeza, estamos aguardando Você.

Abraço, Maria Célia.

Cauê disse...

Ler esse post logo que ele foi publicado foi revelador, mas lê-lo com o primeiro tudo chegando ao fim, mais parece lembrar de uma profecia que se concretizou.

Maria Célia disse...

NG,

Vc. não publicou o meu comentário (seria o 30o sobre este seu último post).

Nele, conclamei a vc. que voltasse a postar - ao menos, mais um post nesta reta final da campanha presidencial.

E lhe rendi os merecidos elogios, pelos motivos que fazem seus posts serem especiais e importantes.

Por que vc. não publicou o comentário, algum motivo específico?

Reitero o pedido/sugestão, lembrando que há mais de 3 meses vc. não posta, e o "Dia S" está chegando (graças, tb., à sua participação).

Abraço, Maria Célia

george disse...

VOLTA A LUTA MALUCA!!!!!!!!!!!!SEGUNDO TURNO PELA FRENTE,SERRA PRESIDENTE!

jml disse...

Eleição do Colombo já passou. Volta, NG!

Dawran disse...

Tracking Tucano:

Serra - 45%
Dilma - 43%


http://pitacos-politicos.zip.net/

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Nariz, parabéns!
- É!
- Agora passou, venha tergiversar conosco.
- É!

Sergio disse...

Nariz Gelado, estamos aguardando ansiosamente o seu retorno aqui.

Que seja breve.

Abraços

Flavio Dessandre disse...

A situação mudou um pouco de lá pra cá, hein? Um pouco bem grande! Não esconderam a Dilma tanto assim. Ela não está apanhando tanto nos debates. As pesquisas se mostraram bem "erradas" também.

Não sei nem o que pensar disso tudo, depois dessa baixaria completa, em que incluo Serra. Lula acabou com todos os limites republicanos, praticamente se igualando a Hugo Chavez. É ele quem dá o tom da campanha.

Mais uma vez a gente vê uma campanha eleitoral muito ruim do PSDB. Não tem identidade, não tem compromisso, e sei lá o que não tem mais... Não vou fingir que entendo as pessoas, porque não entendo mesmo. Se fosse por mim, faria igual ao Jarbas em Pernambuco e arrebentaria o PT de qualquer jeito. O resultado foi muito bom... Para o adversário, que teve a maior porcentagem de votos em todo o Brasil. Então, deixo para os marketeiros toscos e seja o que Deus quiser.

Almir Santos disse...

Prestem atenção, estou escrevendo as 9:55 horas…ou seja, bem antes dos resultados. Pois bem, como eu acredito que o SERRA irá ganhar para Presidente, e automaticamente a Dilma estará desempregada a partir de hoje, gostaria de sugerir alguns locais onde ela poderia desempenhar com desenvoltura sua grande competência administrativa:

1. Poderia assumir a Secretária da Fazenda ou quem sabe das Minas e Enegias do Governo Tasso Genro no Rio Grande do Sul;

2. Poderia assumir a coordenação das UPPs do Rio de Janeiro com a benção do Governador eleito Sérgio Cabral. Claro que a tarefa irá exigir a convicência por digamos 48 horas da Secretária na Favela da Rocinha, Morro dos Macacos e Favela do Alemão. Acredito que ela não teira dificuldades, uma vez que nos últimos dois anos, a mesma percorria esses locais como se estivesse em casa.

3. Largar tudo e cuidar do netinho…e para falar a verdade: se ela fizer o mesmo que fez quando Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul…quando administrou a Lojinha de Cr$ 1,99, quando foi Ministra das Minias e Energias ou então Ministra da Casa Civil do Governo lula…tenho pena desta criança.

…e tenho dito.

george disse...

NG,SEU ÚLTIMO POST FOI PROFÉTICO!!!

Caue disse...

E você, infelizmente, estava certa. Meus tristes parabéns.

Fernanda disse...

NG, tinha lido seu post há algum tempo, e, voltar e lê-lo agora, foi completamente diferente. Vc previu tudo, estava certíssima.

Sueli disse...

Li o seu post agora. Deu-me uma sensação de impotência. Já estamos derrotados em 2014? Porque a máquina vai imperar na próxima eleição, o PSDB continuará dividido, o PT continuará sabendo mentir, a Dilma não tem discurso, mas tem a caneta na mão. O que nos resta? Chorar?

renira turatti disse...

Conmo é bom ter a oportunidade de ler gente tão lúcida quanto você. Infelizmente voce estava correta. Infelizmente, agora vamos, lá, encarar a DILMADOCHEFE e continuar trabalhando, pagando impostos e bancando as bolsas que ajudaram a nos derrubar. Mas sem desistir, jamais

Beto1 disse...

Apesar dos resultados ainda mantenho uma dúvida a respeito do Aécio.
Certamente, lulla deverá ser o candidato natural do pt indiferentemente do desempenho da dillma. E nessa volta, Aécio como vice. O projeto político de Aécio é para 12 anos. Palatável para o pt e psbd? Não sei, o tempo dirá. Entrará em cena como o conciliador, o apaziguador de dois rivais. E convenhamos, um bom marketing.
Parabéns pelo seu texto. Muito lúcido.

palad1no disse...

NarizGelado,

vi esse seu post algumas horas depois do resultado do 2o turno.

Sua análise, 5 meses antes do resultado, foi de uma precisão cirúrgica. Sem diminuir em nada seus méritos, sinal de que os "sinais" estavam claros, era uma questão de ligar todos os pontos. A campanha continuou, meses a fio, insistindo nos mesmos erros.

Parabéns, e vamos em frente.