sexta-feira, 27 de setembro de 2013

De bolada a rebelde: na tentativa desesperada de rejuvenescer, Dilma voltou ao Twitter.

Aécio Neves é um cara jovial. Mais do que uma questão de faixa etária – ele completou 53 anos em março – este é um traço de personalidade que permeia todas as esferas da sua vida. Quem com Aécio convive costuma usar as palavras "entusiasmo" e "alegria" para definir tanto a forma como ele se entrega ao trabalho quanto ao fato de manter uma vida social que não esconde: depois de uma exaustiva jornada, ele pode ser visto em eventos culturais, batendo papo com amigos em um barzinho ou cantando modas de viola, à beira da fogueira, na Fazenda da Mata – que pertence à família desde 1867.  Uma de suas frases favoritas, dizem, é da escritora americana Gertrude Stein: “a alegria é a coisa mais séria da vida”.

Até semana passada, esta jovialidade do mineiro parecia, aos olhos dos seus adversários, uma fraqueza.  Parecia. O quadro, porém, mudou drasticamente a partir da última quinta-feira, quando foi ao ar o programa do PSDB. As pesquisas qualitativas, realizadas pelo Palácio do Planalto durante o programa, fizeram piscar as luzes de alerta: Aécio havia se saído bem – e a jovialidade era um dos pontos de força do senador. Para completar, o hangout, realizado depois do programa com Aécio Neves, fora assistido por quase 200 mil pessoas ao longo de uma hora.

Some-se, a isso, o alerta anterior, ao sabor das manifestações ocorridas no meio do ano, que deixaram claro à presidente e seu marqueteiro que Dilma estava afastada da população – especialmente dos jovens, que passaram a ser alvo de inúmeras ações.

De uma hora para outra, começam a surgir programas e redes sociais chapa branca dedicadas à conquista do público jovem. Na sequência, temos boatos de que Dilma é dada a surtos de jovem rebeldia – ela faria passeios noturnos, de moto, ouvindo rock, pelas ruas de Brasília. Só faltou a roupa de couro – talvez porque o Marqueteiro João Santana, que gosta da sutileza, tenha achado demais. 

Nos últimos dias, planta-se também a imagem de uma Dilma que foge de seguranças no exterior para fazer compras em shoppings ou simplesmente perambular, rebeldemente, pelas ruas de Manhattan. Puro marketing alimentado por uma imprensa tola que, por acreditar ter um furo em mãos, divulga a mentira e ajuda a alimentar a fantasia.

A cereja do bolo desta estratégia surgiu hoje, com o retorno da presidente da república ao Twitter – rede que ela abandonara desde o final da campanha, em 2010. Não por acaso, a Dilma verdadeira voltou batendo papo com um fake famoso, a Dilma Bolada. Seu autor, Jefferson Monteiro, começou realmente fazendo humor. Desde abril último, porém, quando esteve em Brasília, há indícios sugerindo que ele saiu da informalidade para reforçar a comunicação presidencial. É de se notar que, na esteira das pesquisas qualitativas realizadas durante o programa do PSDB, a partir da quinta-feira passada o perfil Dilma Bolada passou a atacar pesadamente Aécio Neves – coisa inédita desde que foi criado.

De bolada a rebelde, o que se vê nos últimos dias é apenas a tentativa desesperada de aproximar Dilma de um segmento com o qual Aécio Neves tem uma proximidade natural. Na ausência de uma Dilma jovial e rebelde, tentam agora, às vésperas de uma nova campanha eleitoral, reinventá-la. Embora a estratégia seja quase ridícula, a notícia não deixa de ser boa para a oposição. Mostra que Aécio tem bem mais chance do que seus adversários querem nos fazer crer. 

26 comentários:

Anônimo disse...

A Dilma está tentando se aproveitar do povo. Querendo passar uma imagem de jovem, quando na realidade é velha, autoritária, ultrapassada e mentirosa.
Nada do que ela começou conseguiu acabar.

Fernanda Guimarães disse...

A volta da Dilma ao twitter, principalmente da maneira como ocorreu, é mais uma prova do desespero da nossa presidenta. Ela está com medo de perder o poder e apela para qlqr coisa. Tão falso qto uma nota de 3 reais.

Gabriel Andrade disse...

O Aécio Neves é um político naturalmente jovem. Percebe-se pelo porte, pelo jeito de conversar e até pelas ideias. A Dilma fica forçada quando tenta fazer o mesmo papel. Ela devia se preocupar em vencer as eleições do próximo ano, pela capacidade, pelos bons projetos e não pelo marketing.

Marcia Gonçalves disse...

Os tweets da Dilma(presidente) para a Dilma(Bolada) foram a coisa mais sem sentido que eu já vi na vida. Pra parecer jovem, a presidente não precisava apelar pra esse tipo de artificio. Ficou ridicula!

Thiago Machado disse...

E de pensar que até ontem a Dilma Bolada se dizia aparidária... Tá mais do que na cara que é paga pela Dilma, com o nosso dinheiro... Absurdo!

Pedro Costa disse...

Eu acredito no contato mais próximo ajuda... Mas a Dilma não convence! Ela ainda é muito fria com seus eleitores.. suas tentativas soam sempre artificiais!

Anônimo disse...

A Dilma tenta ter o carisma do Lula, mas não consegue.
Tenta ter a competência do FHC, mas também não consegue...

e quem paga o PaTo é o Brasil!!!!

Rodrigo Viana da Silva disse...

A Dilma viu que a proposta do PSDB de conversar com os brasileiros é uma boa pedida, original e está tentando correr atrás e tirar uma lasquinha... mas duvido que dê certo.

Falta ao PT uma coisa essencial para esse tipo de diálogo: humildade!

O Aécio assumiu essa postura, quer ouvir o povo, quer saber o que está acontecendo no Brasil, em todas as regiões...

Renato disse...

Dilma Bolada é A maior farsa da história da internet. De independente esse perfil não tem ABSOLUTAMENTE NADA.

Pago PT desde o início. Isso veio de longe... e a prova tá aí agora: a presidANTA encontrando com o dono!!! kkkkk

piada... se ela queria encontrar com o dono do perfil era só olhar pro espelho!

Anônimo disse...

DILMA BOLADA FAKE A SERVIÇO DO PT!!!!!!

FARSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FORA PT!!!

Anônimo disse...

nunca antes na história deste país uma presidenta twittou tanto! porra Dilma quem ta ficando bolado sou eu! vai trabalhar!

Wilmar Pereira disse...

Oportunista. Só aparece pra dialogar com o povo na web quando se aproxima uma campanha.

Anônimo disse...

Essa relação promiscua entre o Estado e o Privado. A Estadista e um Fake... CHEGA DE PT!

byMel disse...

Comentário da "Nariz foi na veia.. e na véia.. :D

Paola disse...

Isso é desespero! Eleição chegando e o Aécio apertando o cerco do PT!

Unknown disse...

Dilma é só um fantoche do lula, totalmente sem carisma, ao contrário do Aécio que até sobrenome de presidente já tem!

Anônimo disse...

Dilma montada em uma moto correndo à noite em Brasília....
Que visão medonha.

Anônimo disse...

Muito bom o artigo Nariz Gelado !...muito bom mesmo.....perfeito !

Adilson Minossi disse...

Eu gostaria imensamente que o "poste" saísse da Presidência. Meu medo são os Bolsa-Família do Nordeste e os carguinhos em comissão que proliferam "nessepaís" e que votam em qualquer coisa indicada pelo PT.
O brasileiro é por natuteza muito velhaco. Dane-se o país desde que o meu bolso esteja cheio....

Lobbo_SC disse...

Beleza, NG. Belo post. Aécio nelles, para dissabor dos que envelheceram tentando enganar rodos o tempo todo. O país acordou, a tempo. Só espera-se que as urnas eletrônicas fiquem, nas eleições, transparentes, passíveis de auditagem. Caso contrário, o país será novamente enganado. Mesmo com Aécio.
Abraço,
Lobbo_SC

Anônimo disse...

AÉCIO É JOVEM, INTELIGENTE, TEM EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA , HISTÓRICO DE VIDA NA POLÍTICA E, AINDA POR CIMA É BONITO. TADINHA DA DILMA

Ronald disse...

PilanTragem desses corruPTos PaTifes !!!

Anônimo disse...

As "más línguas" dizem que a Dilma, não a bolada tem máu hálito e chulé insuportável, será verdade?

J.nascimento disse...

A Dilma, se tratando de carisma, perde feio pro Aécio que sabe a linguagem da juventude. O que ela faz fica muito forçado. Aécio é mais espontâneo

Marcela Vieira disse...

Que oportunista desta senhora. Só aparece nas redes sociais quando lhe interessa, pra pedir votos. E tem bobo que ainda cai nessa. Aécio tem estreitado a relação com o povo brasileiro com aquele programa de conversa com os brasileiros. Pra mim ele saiu na frente

Anônimo disse...


Ela literalmente "bolada" está apelando na maior cara-de-pau que já faz parte de sua indumentária.
Aécio nela!!!