sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PSDB acerta na TV: Aécio manda bem e o Planalto abre as portas do canil


Do ponto de vista estético, o PSDB apresentou, ontem à noite, um programa de TV bonito e bem acabado, nos moldes que eu tenho implorado, aqui neste blog, ao longo da última década: luz ótima, fotografia e trilha certinhas, enquadramentos bonitos.  

Há uma série de mensagens subliminares neste capricho que, como expliquei inúmeras vezes, conquistam a audiência – antes de gostar do partido, das propostas, do candidato, etc, o telespectador precisa gostar do programa para não mudar de canal. Penso que este objetivo foi atingido com maestria.

Nota dez também para o conteúdo: foi leve, como deve ser a esta altura do campeonato, sem deixar de tocar em pontos importantes, que o eleitor sente no cotidiano - o retorno da inflação, as obras inacabadas do PT, a inexistência de uma infraestrutura a altura da força produtiva do país. 

Amarrando isso tudo, a ideia do diálogo – tanto ao longo do programa como na ótima sacada de dar sequência com um debate, via internet, logo depois do encerramento.  O “vamos conversar” confere proximidade e humildade – elementos necessários para quem, como Aécio, está começando a ser conhecido por brasileiros de todos os recantos.  Juntamente com o argumento “quem muda o Brasil é você” a ideia do diálogo também respeita o atual clima político do país, que acaba de sair de uma onda de manifestações onde a coisa mais perceptível era a insatisfação com a classe política em geral.

Pontos, palmas e louvações ao Renato Pereira por tudo, mas, principalmente, por ter conseguido algo que, eu bem sei, é dificílimo: entregar o programa inteiro a Aécio Neves, fazendo dele o protagonista. Político é bicho vaidoso por natureza e só quem já fez campanha para TV sabe que é preciso ter (desculpe) cojones pra segurar um rojão desses dentro do partido.

Aécio, por sua vez, é o sonho de consumo de qualquer diretor: é bonito e rende bem. Impossível mensurar, é claro, só pela versão final, se ele dá muito trabalho para gravar. Mas, pelo que já vi em entrevistas – e pelo que se viu no hangout, depois do programa - eu desconfio que não. O danado do mineiro gosta da câmera – e ela dele. Num país onde a campanha via televisão ainda é fundamental, esta é uma ótima notícia.

Mas como eu – até por vício – sempre tenho que dar um pitaco, deixo aqui um pedido e um reparo.

O pedido: que Pereira enfie Aécio em uma camisa branca e só o tire dela em novembro de 2014. Para além da mensagem subliminar, de paz e limpeza, que a cor branca passa – e de nos livrarmos daquela eterna camisa azul das eleições anteriores - é raro ela favorecer tanto alguém diante das câmeras como favorece ao tucano. Ou seja: Aécio de branco é um diferencial excelente, que eu exploraria até não poder mais.

O reparo: a despeito da boa expressão corporal, vimos duas ou três cenas com Aécio de braços cruzados. Sei que é um gesto natural, que é uma lástima perder uma boa cena por conta disso, mas a mensagem passada não é boa.  Cruzar os braços denota um isolamento em relação ao interlocutor; em se tratando de político, então, aí é que não recomenda mesmo.

De resto, estão todos de parabéns. Renato Pereira porque acertou em praticamente tudo, Aécio que rendeu e o partido que não atrapalhou.  Tanto foi bom o resultado que o Palácio do Planalto, de posse de pesquisas qualitativas realizadas durante o programa, abriu as portas do canil: desde ontem, a matilha petista está desferindo ataques furiosos contra Aécio Neves na internet. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Nariz Gelado

Eu também gostei muito do novo programa com o Aécio, foi simples, natural e direto.

Também acho que o branco lhe cai muito bem, fica iluminado, além de mais bonito! O mineiro é danado de charmoso.

Renato Pereira como marqueteiro acertou a mão, mesmo. Tomara que ele leia seu blog e veja seu pedido e reparo. Muito bom.

Chris/SP

Anônimo disse...

importante não é ser bonito e charmoso e sim ser competente. Em minas o Aécio demonstrou que pode Governar o Brasil

Nariz Gelado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nariz Gelado disse...

Anônimo das 20:01

O tema aqui é televisão - meio no qual beleza e charme contam bastante. Haverá o momento de falar da competência do Aécio, claro. Mas não esqueça:se competência fosse elemento indispensável para ganhar eleição, a Dilma não seria presidente.

Anônimo disse...

FALTA MUITO AINDA PARA SER UM BOM PROGRAMA.TEM Q BATER FORTE E DAR NOME AOS BOIS!!!!

Lillis disse...

Considerando nosso eleitorado,é importante considerar que há uma parcela muito grande,especialmente entre mulheres, que vota pelo visual. Comparar a imagem de Aécio com a da anta presidente é covardia!

Chegamos a um ponto em que os meios justificam os fins,em se tratando de colocar o PT no lugar de onde ele nunca deveria ter saído: na lama, para ser gentil.

Anônimo disse...

O programa foi bem executado sim, inegável.
Porém achei, em alguns pontos, um tanto obscuro para o eleitor brasileiro médio, violentado por Paulo Freire e sua pedagogia do oportunista gramscista.
Falar em logística, escoamento e etc. Só faz sentido para uma infinitesimal parcela da população que, a não ser devido a transtorno mental, já é eleitor anti-pt, esse tipo de eleitor sabe que é o pt, lê jornal, não precisa ser acariciado agora.
Outro ponto, a critica, a meu ver, tem que ser mais direta. Nada de falar em “o estado passa mão na cabeça” isso não tem força, é etéreo demais, a conversa tem que ser direta, dizer o que o povão sabe, mas que ninguém diz, lembrar que o bolsa família estimula a vagabundagem e a desocupação, lembrar que, o que todos querem não é porcaria de justiça social mas sim ganhar dinheiro, empreender e quanto menos imposto mais dinheiro no bolso.
Com os jovens universitários acho que um bom argumento seria perguntar o porquê da vasta maioria deles desejar ser funcionário público ao invés de empreender, detalhando os motivos dariam excelentes argumentos.
Tocar em temas como reforma tributária e trabalhista, assuntos que impactam no dia a dia das pessoas, em linguagem acessível é, a meu ver, o caminho.
O povo está de saco cheio do PT, as velhas bravatas contra a pobreza e a favor da justiça social não comovem mais.
A questão estética também é um trunfo, Rousseff é feia, desengonçada, tem a sutileza e os maneirismos de um suíno.
Um embate entre um homem jovial de boa aparência e boa educação versus a ignorância travestida em arrogância e tailleur vermelho promete.
Acredito, finalmente, haver esperança além da ponta da baioneta.
Tadeu.

Anônimo disse...

Nariz Gelado

vc não é de postar muito mas quando o faz ... Zaz é precisa na análise.
Devo confessar que você sempre diz o que eu gostaria de falar mas com o dominio das palavras que eu não tenho. Tudo que penso e observo, vc fala. Será que é por sermos do mesmo sexo? ( se é q vc não esta escondido num apelido feminino)
Concordo com tudo que vc falou do programa inclusive os braços cruzados e a opção do branco pela cor da camisa.
já comentei no blog do coronel sobre o acerto na ultima parte do programa sobre o " papo reto' com os jovens na escadaria.
Eu trabalho diariamente com jovens de 16 a 20 anos da periferia metropolitana e posso dizer que parecia que estava ouvindo meus alunos falarem tal a forma e conteúdo identico. Palmas para o Renato, trabalho de pesquisa perfeita! Eu já apreciava seu trabalho em campanhas do PMDB aqui do Rj e adorei quando o escolheram.
Ele consegue fazer uma campanha pras massas mas sem baixar a vulgaridades e com uma fotografia maravilhosa.
Sou fã da mensagem de fim de ano/2011/2012 que ele fez para o E.P com o samba Paz e os jovens e crianças nas favelas pacificadas. Se vc não viu procure no youtube, é imperdível até pra aqueles que não gostam do E.P
carioca

Anônimo disse...

Aí vai i link do que falei. Se vc não viu pois não é do Rio não perca. Obra prima do Renato Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=oCb2GAcurhg
carioca

Anônimo disse...

Estou muito otimista, embora preocupada com o fator, Serra, que só passará depois do dia 5 de outubro.

Quanto ao programa, excelente,Aécio sem dúvidas conquistará uma parcela grande do eleitorado feminino, uma amiga que não é ligada em política viu e fez elogios ao Aécio, muito bom, se levar em conta que ela votou na Dilma. E esse é só um aperitivo.

Ane