sábado, 12 de outubro de 2013

Datafolha: tendência mostra que Aécio é o único candidato da oposição com potencial para enfrentar Dilma


A esta altura do campeonato, pesquisa eleitoral serve mesmo é para avaliar tendência.

Também não é verdade, como se tem dito ao longo do dia, que não é possível comparar a pesquisa Datafolha de hoje com outras realizadas pelo instituto. Intenção de voto num candidato é dele, ponto. Não é porque o cenário mudou que não se possa compará-la.

Se Marina agora saiu do páreo - e o PSB está dizendo que sim - não tem porque considerá-la como cabeça de chapa. O que vale é o cenário sem ela. Se isto mudar, e quando mudar, ela entra no gráfico. Por ora, o candidato é Campos. E o correto é ver a tendência dele - antes, um Campos sem Marina, porque era o quadro então, e agora com ela de provável vice.

O gráfico que você vê aqui mostra exatamente isso: a evolução da intenção de voto, segundo o DataFolha entre março e outubro, dos três candidatos que, no momento, dizem que estarão na disputa presidencial do ano que vem.

E o que vemos é que Aécio Neves é o único candidato de oposição  com sólida tendência ascendente. Sólida porque vem crescendo sem oscilar. É isto que se chama tendência.

Considerem, ainda,  que a pesquisa foi às ruas um dia depois do programa do PSB - e no encerramento de uma semana repleta de comerciais do partido na TV, com farta exposição de Eduardo Campos.

De resto, o segundo dado relevante desta pesquisa é o balde de água fria em José Serra: com duas campanhas presidenciais nas costas, Serra tem 33% dos votos. Áecio, que teve apenas um programa de TV e alguns comerciais, está com 31%. - e, como mostra o gráfico, com claro potencial de crescimento.

Fim de papo, pois. Aécio Neves é o único candidato da oposição com potencial concreto para enfrentar Dilma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Melhor nos prepararmos para o voto útil na dupla Campos-Marina no segundo turno.

Anônimo disse...

Seria bom não confundir torcida com análise. O voto útil na dupla Campos-Marina há que ser levado a sério.

Anônimo disse...


A dupla Campos/Marina trazem para a campanha o mais importante para Aécio, o fim da polarização nefasta que o Lula ama....junto, o fim do discurso "nós e eles", Aécio ficará livre desse blá blá blá que prejudicou e muito em outras eleições.
Eles terão que se reinventar já que não têm mais o que dizer.

Ane