domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pesquisa eleitoral em fevereiro: quanto vale?

O quadro eleitoral em fevereiro de 2010
mostrava José Serra com boa vantagem.
Quanto vale uma pesquisa eleitoral quantitativa em fevereiro?

A imagem que abre este post mostra que vale nada. Números, a esta altura do campeonato, servem apenas  para mobilizar - e, com mais força, desmobilizar - a militância e simpatizantes. Não faltam exemplos: aquela tragédia chamada Fernando Collor tinha 7% das intenções de voto em março de 1989.

As únicas pesquisas que valem antes da campanha propriamente dita começar são as qualitativas, porque trazem impressões do eleitorado a respeito dos possíveis candidatos, e as quantitativas que avaliam a aprovação de governo. Ainda assim, vale dizer que estas últimas, as de aprovação de governo, estão sujeitas a uma rápida mutação tão logo a campanha de televisão entre no ar. Já vi acontecer inúmeras vezes.

Nada disso pode ser novidade para quem diz entender um pouco de política. E, ainda assim, vemos a oposição cair com freqüência no conto da pesquisa antecipada. Mal saem os índices e já começa o ranger de dentes seguido, o que é pior, de uma enxurrada de críticas a respeito do candidato, da comunicação da campanha, da postura do partido, etc e tal.

Na internet, onde os palpiteiros mal respiram antes de sair desmobilizando militância e simpatizantes por conta de uma informação que vale nada, a coisa toma uma proporção absurda. Sugiro que olhem  para o quadro eleitoral de fevereiro de 2010 e aceitem uma verdade simples: dar crédito a números neste momento é coisa de quem pouco ou nada entende de política.

5 comentários:

PB disse...

Parabéns pela objetividade e clareza de argumentos.

Em parágrafos curtos, de fácil leitura, transmitiu foco a um debate.

Parabéns !

Anônimo disse...

Nada,...vale nada

Lunarscape

Anônimo disse...

Sempre objetiva e direta.
É a porta voz dos pensamentos dos lúcidos equilibrados e vividos( onde me incluo também).
Parabéns
carioca

Anônimo disse...


Gostaria de saber sua opinião a respeito da credibilidade das pesquisas.

Cada um grita pro seu lado. Se a petralhona cai a petralhada acusa a pesquisa de roubo a contrario mesma coisa. Então o que pensar, existe manipulação?? com vários institutos se um deles manipular não corre o risco de ser desmascarado por outro??
l

Nariz Gelado disse...

Para o anônimo das 19:01, que me pergunta sobre a credibilidade das pesquisas.

Há empresas sérias e há as que negociam margem de erro - queles 2 ou 3 pontos, para mais ou para menos que, num cenário apertado, podem ser importantes para animar ou desanimar a militância.

Nenhuma empresa de renome, porém, corre grandes riscos - como você observou, elas tem um nome a preservar e o buraco acabaria aparecendo.

A estratégia, daqueles que manipulam a margem de erro, é ir acertando os números com a realidade conforme o pleito se aproxima.

Observar, também que há casos, embora raros, de viradas verdadeiras de última hora, ocorridas ao embalo de variáveis incontroláveis, que nem mesmo os institutos de pesquisa mais sérios conseguem prever.