segunda-feira, 16 de junho de 2014

"Vai tomar no cu"x "Foda-se a Constituição": agora o PT quer o monopólio do palavrão?

A edição de hoje de O Globo relembra alguns impropérios que Lula desferiu contra desafetos e adversários ao longo de sua carreira política.

Em 1987, chamou o então presidente da república, José Sarney de "grande ladrão". Em 1993, em conversa informal com jornalistas, disse que o presidente Itamar Franco era "um filho da puta" e o ministro da Fazenda, Eliseu Resende, "um canalha". Em 2010, durante uma reunião ministerial, Lula disse que o presidente do PSDB, Sergio Guerra era um "babaca".

O Globo esqueceu, porém, a maior das ofensas de Lula.

Em maio de 2004, o presidente Lula estava furioso com o correspondente do New York Times no Brasil, o jornalista Larry Rohter. Motivo: a publicação de uma matéria na qual Rohter detalhara os hábitos etílicos do presidente. Sob o título, "Hábito de bebericar do presidente vira preocupação nacional" o jornalista dera  tratos ao que era para lá de sabido por toda a nação: Lula bebia bastante, em qualquer hora ou lugar.

Furioso com a matéria, o então presidente Lula reuniu seu gabinete de crise. Queria dar uma resposta dura: cassar o visto de permanência de Larry Rohter e mandá-lo de volta para os Estados Unidos. Foi então que, ao ouvir de um dos ministros que Rohter era casado com uma brasileira e, que por isso, tinha seu direito de permanência assegurado pela Constituição, Lula se descontrolou e largou um:

- "Foda-se a Constituição!"

O episódio, relatado com exclusividade pelo Blog do Noblat  um dia depois do ocorrido, coloca em perspectiva as atuais reações de Lula, e do PT de um modo geral,  em relação às vaias ouvidas por  Dilma nos estádios da Copa. Não fosse um absurdo por si só a tentativa de patrulhar a voz da torcida em um campo de futebol - território onde o palavrão é regra - é uma grande piada que tal tentativa venha de pessoas que nunca mantiveram a compostura, nem mesmo quando o cargo que ocupavam assim exigia.

De tudo o que está sendo dito sobre as vaias nos estádios - no plural, sim, porque além de São Paulo, também em Minas e Goiás foram ouvidos xingamentos contra Dilma - o que mais impressiona é a cara de pau dos petistas. Ora ela aparece na tentativa descabida de vitimizar a presidente; ora no, não menos ridículo, intento de atribuir a reação à uma classe social específica, como se Dilma já não estivesse sendo vaiada em todos os lugares por onde passa - o que, aliás determinou que ela não fizesse discurso na cerimônia de abertura da Copa.

Mas o PT está fazendo o jogo de sempre. Distorcendo os fatos e repetindo, incansavelmente, uma mentira na tentativa de transformá-la em verdade.

O que me espanta é a reação de parte da imprensa, que jamais tomou as dores das mães dos juízes e agora se comporta como se tivesse acabado de descobrir que o palavrão é linguagem corrente nos campos de futebol. Tal reação cheia de pudores só é compreensível sob a ótica de um desmedido governismo chapa branca.

Eu não sei onde esta imprensa, hoje tão pudica, estava em maio de 2004. O que sei é que uma torcida de futebol mandar um presidente tomar no cu é nada perto de um presidente da República mandar a Constituição se foder.

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara Nariz Gelado!

Vamos falar a verdade?

O que deixou indignado o ex-presidente não foi a vaia recebida por sua pupila. Acho que ele nem se abalou com isso. Está pouco se lixando para a presidente, já que sempre pensou nele e somente nele.

O que o deixou indignado, mesmo, foi que 3,5 bilhões de pessoas no mundo, que assistiam à abertura da Copa do Mundo, ficou sabendo que o povo brasileiro não apoia esse governo nem o seu partido, somado a isso , o fato de estar perdendo o governo de São Paulo para o PSDB.

Tipo o rei ficou nu.
Bjus

Anônimo disse...

Acho que estou vendo coisa? Será? Vc já conhece o logotipo da copa no Brasil uma taça formada por mãos e 2014 escrito em vermelho, até aí tudo bem... sabendo da ligeireza que é a campanha eleitoral do PT e do jogo sujo que estão acostumados , tenho visto durante todos os jogos da copa , quando a tv vai repetir algum lance do jogo durante o próprio jogo, aparece esse logotipo mas pasmem e podem notar só aparecem e mostram os dois dedos, o indicador e o dedão em forma de L e 2014 escrito!!!! sempre !! Acho que também já ando calejado desses petralhas... Parece até propaganda subliminar. Pode notar.
ps.Mandei esse mesmo post para o Rodrigo Constantino da veja e ele fez hoje uma coluna sobre o tema que me deixou mais preocupado, achei que era só eu que andava vendo coisas.

MAURO disse...

Lula é o buraco negro da democracia brasileira. Se não for detido (no voto, pois é a única forma de desmoralizá-lo politicamente) a tempo, tenham certeza de que ele irá às últimas consequências para consolidar seu projeto de transformar o Brasil em mero satélite cubano.
Nem mesmo a possibilidade da implantação do caos social como o que ocorre atualmente na Venezuela o comoverá.
Lula não é socialista nem nunca foi comunista. Ele é, antes de tudo, oportunista. Seu ego exacerbado o convenceu de que a redenção política da humanidade passa necessariamente por ele. Sem vergonha, seus devotos sem-vergonha entoam o mantra malandro que ninguém chega à democracia senão por ele. Sua precariedade de caráter não nos deixa outra alternativa: ou nos livremos dele em outubro próximo, ou comecemos a estocar papel higiênico.
Brasil, pobre país rico!

PB disse...

Discutar a vaia e o xingamento é estratégia do PT para não ter que comentar os roubos recém descobertos na Petrobras pela PF.

Ou os milhões nas contas da Suiça do Diretor de Estimação, agora hospedado em um presídio.

Não vamos cair em mais uma estratégia do PT, por favor !

Anônimo disse...

Também teve o top-top-top do ministro Marco Aurélio Garcia no acidente aéreo em Congonhas quando se descobriu que a culpa talvez não fosse da pista inacabada...

Anônimo disse...

Ótimo post. Parabéns.