quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Golpe anunciado?

De acordo com nota publicada por Cláudio Humberto, Zé Dirceu - ainda privando da imagem de "homem forte" do governo Lula - anda de ti-ti-ti com Condoleezza Rice. Diz Humberto que os EUA andam preocupados com a possível ascensão de José Serra à presidência, já que vêem o tucano como alguém demasiado "esquerdista" e "desconectado" do mercado financeiro internacional.

Em 2002, os EUA foram acusados de apoiar uma tentativa de golpe contra o governo Hugo Chavez. Além de um escândalo diplomático, o episódio foi um fiasco estratégico: na verdade, Chavez tinha o apoio da maioria da população e acabou voltando ao poder em menos de 72 horas.

Leio a notinha do Cláudio Humberto e me pergunto sobre o seu real significado. Estariam os EUA, em conjunto com Dirceu, orquestrando uma tentativa de golpe para manter Lula no poder?

Se for isso, surgiro aos dois emissários de Rice que dêem uma olhadela na pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. Lula está perdendo o apoio da população. A tentativa de mantê-lo à força no poder não duraria 24 horas.

Hoje, pensar em manter Lula no poder é tão insano quanto tentar derrubar Chavez em 2002. Duvido que a águia se preste a um segundo fiasco

Nenhum comentário: