segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Charge por charge.....

palestinian.jpg

Fonte:Palestinian Media Watch

A charge acima foi publicada, em 10 de dezembro de 2004, no Al-Hayat Al-Jadida - o jornal oficial da Autoridade Nacional Palestina.


Pergunto: a estrela de Davi e a pomba carregando o ramo de oliveira não são símbolos sagrados para o judaísmo? E acaso alguém viu os judeus irem às ruas para incendiar embaixadas ou pedir a morte dos cartunistas e editores dos jornais que a publicaram?

Então, eu acho que estamos conversados, não é mesmo?

18 comentários:

Peregrino disse...

Nariz Gealdo,

Tudo de mal deve ser dito daqueles que o governo de plantão é contra (judeus?) e nada se pode dizer de mal daqueles de quem o governo de plantão não é contra (palesltinos?). Conseqüência desses tempos "politicamente corretos" e "politicamente assimétricos". É uma de uma chatice desumana.

MOITA disse...

Nariz

Tens toda razão. Fanatismo é só pra um lado.
Isso é na verdade loucura.

Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, teu conterrâneo aí do Alegrete, deve ta dando saltos no túmulo.

beijos

frank rosolino disse...

Sobre o assunto ja existe um site internacional SupportDenmark.com.Em vários idiomas, a bandeira da Dinamarca pode ser transportada para blogs.
No excelente blog português O Acidental já um sensacional artigo sobre o assunto.abs

Blog da Santa disse...

Nariz,
A cegueira é grande, até a embaixada do Chile foi incendiada...

Saramar disse...

Naria Gelado, boa noite.
Concordo com o que você não precisou dizer.
Apesar de saber que essa história das charges foi apenas o estopim de correntes subterrâneas que afloraram agora, considero intolerável um dogma religioso querer pautar o mundo. Coisa da época das trevas, onde vivem os radicais islâmicos.

Mãe Brasil disse...

Brilhante post, Nariz! como sempre.
Não precisa falar mais nada.
Vêm a trave no olho do outro, e não vêm argueiro no próprio.
tem sido assim desde que o mundo é mundo, e infelizmente, parece que não vai mudar.
o que é uma lástima.

beijão

Mãe Brasil

O Pensador disse...

Hoje em dia esta na moda ser anti-ocidente, anti-americano, anti-judeu...

É Fashion, é Chique...

Os que repetem esses discursos de preconceito contra os mulçumanos não sabem que a esquerdas se alinharam com eles pela causa maior...

Ficam indignados com as charges, mas esquecem de que a igreja católica e até os símbolos judeus são quase que diariamente ofendidos pela mídia desses paises.

Preferem julgam um país inteiro por apenas um presidente (Bush), mas esquecem de Kadafi, Saddan (que dizimou etnias*) e outros como o ex-terrorista que hoje é presidente do Iran e quer construir uma bomba atômica.

Esquecem ou não estudaram e não sabem que aquela terra era dos judeus a tempos atrás antes de serem expulsos pelos romanos...

Esquecem também que as maiores tragédias mundiais foram feitas pela esquerda, só Stalin matou muito mais do que os Nazistas.

Quem é a favor desse discurso de preconceito contra os mulçumanos é a favor de uma civilização onde a mulher ainda vive na idade média...?

É a favor de dar poder nuclear para o maluco ao presidente do Iran que já foi terrorista?

É a favor de um lugar aonde o povo vive na miséria enquanto os “Reis”, xeiques e etc vivem em palácios e apesar dos petro-dólares não há ascensão econômica para a população?

É a favor de um sistema que engana seus seguidores, usam a religião para recrutar militantes fanáticos dizendo que há gloria na morte (homem bomba) e o cara que morrer vai para o céu viver com vinte virgens! Apesar de o sujeito matar vários inocentes em atentados terroristas?

* As armas de destruição em massa de Saddan existem e foram enviadas para a Síria antes da guerra! Saddan praticamente dizimou etnias em seu país... Os americanos já acharam centenas de covas coletivas que eram usadas para enterrar os que eram de outra raça e/ou contra o ditador Saddan.

Southernlight disse...

Eu concordo contigo Nariz....eles podem fazer charges com a religião alheia mas não podem receber o troco. Nenhuma religião pode se arvorar a limitar direito de ninguem....Direito a liberdade de expressão não pode ser pautado por fanatismo de ninguem.
Cheers,

Peregrino disse...

NG,

A propósito desse despropósito evidenciado em comentários anteriores, de a esquerda brasileira (e latino-americana!) achar que tudo que é anti-americano é bom para o Brasil, ouvi em setembro de 2001 uma advogada, feminista, ligada aos chamados movimentos sociais, afirmar que, do ónto de vista da esquerda, o Osama bin Laden seria um herói. Quando foi confrontada com a idéia de que o tal herói deseja destruir os valores judaico-cristãos ocidentais, inclusive limitando a liberdade feminina, respondeu com o argumento de que isso é culpa da grande mídia.

São tempos estranhos estes em que vivemos.

Peregrino

Robson disse...

Brilhante, NG.
O que não se percebe, nem irão perceber pois não interessa, é que as charges no geral não criticam as religiões, mas sim as calhordices que se faz em nome delas e suas deidades. É conveniente para alimentar outros interesses, menos o de aproximar a Humanidade entre sí, pelo que as religiões podem oferecer de positivo.
As religiões são boas, todas. Já os dirigentes religiosos e parcela de seguidores, nem tanto
Abraços Fraternos
Binho

O Pensador disse...

Nariz, para complementar esse tema recomendo o texto:
Hipocrisia muçulmana
do Janer Cristaldo

http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=4554

Povo Cidadão disse...

Se os judeus não se sentiram atingidos o problema é deles. Os muçulmanos se sentiram. E os jornais deveriam se retratar.

Tem que parar com essa apologia de Israel (Edited By owner) bem como essa bobagem de falar em anti-semitismo, quando os árabes são semitas tanto quanto os judeus.

É fácil falar quando não é a sua religião a ser ofendida. Mas nenhum católico suportou a imagem de Maria sendo chutada por um pastor protestante.

(N.G.: meu caro, fui obrigada a editar sua mensagem, pois acusar alguém de nazismo pode gerar processo judicial. De resto, por maior que tenha sido a consteração com o chute na santa, ninguém pediu a morte de ninguém, ninguém incendiou a sede da Record ou algo que o valha. É disso que estou falando.)

Jorge Nobre disse...

Caro Povo Cidadão,

Eu tenho um blog para xingar um monte de gente (my enemies). Estou exercendo minha liberdade de expressão. Você, parece, tem um blog, mas ainda não visitei. Talvez você seja como os que eu xingo, talvez não. Veremos. E os que eu xingo podem me xingar de volta nos blogs deles. Três dos nove (acho que são nove) já me xingaram de volta e pelo menos um veio me agradecer pelo link no meus comentários. Bom.

Eu não depredei nenhum prédio, não queimei nenhum carro, não tentei matar ninguém. Essa é a diferença que me distingue (e aos meus enemies) dos muçulmanos. Eles me xingam, eu xingo de volta, eles me xingam de novo, eu xingo de volta de novo, e vivemos felizes. Oxalá o Povo Cidadão tenha um dia a mesma sorte.

Poucas formas de ser cidadão me parecem mais produtivas que exercer o sagrado direito de xingar aqueles de quem discordamos. E de reconhecer este mesmo direito aos xingados.

A propósito, eu esqueci de avisar: Publiquei este cartoon no meu blog, Nariz. Espero que você não se importe.

(N.G.: Não me importo não,Jorge. Ao contrário: fico feliz que você tenha concordado comigo a ponto de fazê-lo.)

Manuel Amaral Bueno disse...

Nariz Gelado,
Gostaria de dizer que, para mim, a imprensa árabe é a pior do mundo. Vive a retratar os judeus como banqueiros que querem dominar o mundo, negar a existência do Holocausto e a incentivar o anti-semitismo. Nem por isso a imprensa européia deve fazer o mesmo. A liberdade não pode ser absoluta. Devem, sim, haver limites. Um bom limite é o respeito aos símbolos religiosos. Com algumas coisas não se brinca.

pense disse...

eu entendo que não se pode comparar o caso das charges de maomé com esta outra, ou com o chute na imagem de Nossa Senhora.
guardando as proporções, a tal charge seria como se fizessem um desenho de Maria em trajes ou posições indecorosas.
ou mesmo se retratassem Jesus praticando sexo não convencional.

nestes casos qual seria a reação do ocidente cristão.
(deus que me perdoe pelos exemplos)

Jorge disse...

Quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre, então teremos liberdade!

Tariq disse...

Caro Nariz,

Só agora tive acesso a este tema já antigo, mas que contnua atual dado o contexto. Li o texto referente à charge e os diversos comentários.
Olha, sou jornalista e muçulmano, mas não sou religioso e pra falar a verdade não ligo pra religiões.
Queria apenas fazer dois comentários:
A charge que colocaste não tem cunho religioso e sim político. A bandeira exposta é a de Israel, que usa um símbolo judaico nela...e a pomba branca carregando um ramo de oliveira tem significado para todos os povos, especialmente os do Oriente Médio. Portanto, o obejtivo da charge é simples: dizer que as políticas od Estado de Israel não contribuem em nada ao processo de paz (representado pela pomba)...obviamente que vem de um jornal oficial e que exgera. Entretanto, não tem nenhuma ofensa religiosa nela.
Segundo, li um comentário sobre a imprensa árabe ser a pior do mundo. Não sei de onde o cidadão tirou isso...a imprensa árabe convive com governos ditatoriais (tirando algumas exceções) e mesmo assim conseguem prover os leitores com textos e material de muito boa qualidade. A prova disso é o crescimento da Al Jazeera no mundo. Mas é uma questão de ótica: para os ocidentais a imprensa arabe é parcial...para os árabes a midia ocidental é que parcial. Mas Hoje estou morando no Líbano e posso dizer que eles fazem jornalismo sério aqui...
Acho muito chato pessoas falarem que muçulmanos são isso ou aquilo...pois os cristaos aqui sao ainda mais conservadores..é uma questao de cultura.
Enfim , só queria contribuir com o debate.
grande abraço
Tariq

killer3 disse...

vcs falam bobagem enquanto os outros riem...
um abraço ao jornalista Tariq.esta certissimo...

vcs seguidores de religiões,cegos até o ultimo grau de miopia pelas doutrinas por estranhos a vós impostas,são todos como cavalos com tapa-olho,só enchergam o que está a sua frente,e na maioria das vezes só enchergam qdo tropeçam nos obstaculos...
imprensa é livre,usem isso como lema,a liberdade de expressão é sagrada...
não concordo com as bobageiras que vcs crentes ficam dizendo e usando a net para fins tão obscuros e antiquados como defender religião e coisa e tal...
vão achar o que fazer..
vão estudar e aprender alguma coisa de util que não seja ensinada´por padres e santos e etc...

(N.G.: Sua interpretação de texto anda péssima. Este post não defende religião alguma. Defende a liberdade de imprensa - à época, chargistas estavam sendo atacados por radicais islâmicos por terem publicado charges de Maomé. Apenas estabelecemos um comparativo. Ou seja: volte para a escola e, antes de passar atestado de burrice, experimente tomar no cú.)