quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Divisão de tarefas

Está parecendo que as entrevistas concedidas por Fernando Henrique Cardoso - tanto à IstoÉ, quando ao Roda-Viva - tinham um objetivo claro: assinalar uma mudança de postura do PSDB em relação à crise do governo Lula.

Os primeiros resultados desta mudança de rumo já começam a aparecer: há alguns minutos, PSDB e PFL endureceram com Osmar Serraglio, conseguindo que seja votado, amanhã, o requerimento que pede a convocação do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo.

PSDB - e a oposição, de um modo geral - parecem ter entendido o recado de Cardoso: o momento não é para acordos. O momento pede coragem e transparência. Só estas duas qualidades podem garantir que a oposição chegue à campanha presidencial com um discurso coerente.


Sem papas na língua, o ex-presidente está falando o que pensa. E, pelo jeito, ele pensa que já é mais do que hora dos tucanos descerem de cima do muro no qual que se acham empoleirados desde o final do ano. Na IstoÉ ele disse o que pensa do PT. No Roda-Viva, disse o que pensa de Lula e - mais importante - do PSDB: que se apure tudo - inclusive o Azeredo.

Mas se, por um lado, FHC cobra uma postura mais rígida da oposição, por outro parece que ele chamou para si a responsabilidade de bater em Lula.

Olhando de fora, a impressão que se tem é que as tarefas para este período que antecipa a decisão a respeito do candidato tucano foram divididas: FCH fala, o partido age e os presidenciáveis se preservam.

É uma boa estratégia. Deverá ser seguida à risca.

15 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Nariz,
Seu post está correto. Entretanto, o PSDB tem se caracterizado por permanecer sempre em cima do muro. Esperemos, portanto, que as manifestações de FHC indiquem uma mudança nesse comportamento. Caso contrário Lula e o PT, que têm o poder na mão, continuarão soltos e faceiros, como aconteceu ontem naquele ato ato que teve até claque gritando palavras de ordem. O PT ataca em duas frentes: numa, faz campanha e lança projetos eleitoreiros; noutra, dá prosseguimento à operação abafa. Por isso, a volta à cena de FHC é tão importante.
Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

MOITA disse...

Nariz

É isso que todos queremos ver.

-Definição de quem será candidato.
-Apuração de tudo, sem se esconder.
-Um sparing de peso, pra bater e ser batido tb, faz parte.

Se PSDB e PFL não partirem rápidos pra luta, Lula ganhará corpo.

luiz vasconcelos disse...

Nariz, pela primeira vejo um blog que tem coerencia naquilo que diz. Para destituir esses inescrupulosos do poder, que pensam que são os donos do País, é preciso que tenha alguém com a desenvoltura do ex-presidente FHC, um homem letrado, com amplo conhecimento do mundo ao seu redor, para acabar com argumentos fajutos desses petistas que pensam serem os "imaculados", em cuja arrogância supera todos os limites.Obg.

Carlos Eduardo disse...

O impeachment já deveria ter saído quando Duda Mendonça admitiu que recebeu dinheiro de fora como pagamento pelo seu serviço de dourar a pílula Lula. A oposição precisa se convencer de uma coisa: só leva se bater firme no PT e no molusco. Deve ter sido este insight que FHC teve.

Eduardo Vieira disse...

Nariz

brilhante... simplesmente....

o FHC atingiu o seu objetivo... tirou a oposição da defensiva com da tal lista falsa e colocou pra cima do governo denovo

Paulo disse...

NG,

Lúcida análise. Só espero que as oposições se dêem conta enquanto ainda há tempo que a "ética" que vai prevalescer na campanha do PT vai ser aquela que impera nas peladas de várzea: "do pescoço para baixo é canela".

Não esperem tratamento fidalgo por parte da súcia petista encastelada no poder, pois não vão tê-lo.

Artur disse...

Quero crer que grassa um certo pânico à destra. Tão visível, palatável, táctil, olfatável e audível que leva suas hostes a um paroxismo de esquizofrenia: o social-democrata FHC, membro de carteirinha da Internacional Socialista - cave canem - torna-se demiurgo...

(N.G.: Artur, não se assanhe tanto. Sou canhota.)

Camarada Arcanjo disse...

De fato a sua análise é clara. Cristalina, é mais apropriado. A tática é correta, mas a estratégia..

O Fernando Henrique, semelhante ao Gabeira noutras duas oportunidades, lavou a alma dos brasileiros.
Nesta oportunidades recentes disse o "óbvio ululante" (como diria Nelson).

Fernando bateu seco e forte como deveria. Deveria!
O ex-presidente, demonstrou que as provas até mesmo para um impedimento do presidente existem "fartamente" a muito tempo. Porém, escondidas pela posiçao e pela oposição nas CPI's, na PF e no MP.

Deixou isso muito claro, e duvido muito, que o Berzoine siga adiante com sua promessa vã de abrir um processo contra o Fernando. Ele pode ser o presidente dos ladrões, mas não é louco!

As questões que ficam, se referem apenas ao momento da coisa, que empresta ou não, a credibilidade necessária para definir a estatura do declarante.

Se a atitude do ex-presidente fosse aguerrida como foi agora, nestas duas oportunidades recentes (Isto É e Roda-Viva), e tivesse ocorrido no momento certo, ou seja, quando as evidências dos absurdos apareceram, a credibilidade do seu discurso seria imbatível. O seu discurso poderia ser a base de uma nova ordem política.

Agora, o seu discurso pode clarear e nortear as ações do seu partido com o objetivo de ganhar posições na disputa política. Mas, não será uma referência importante para o eleitor, porque perdeu o momento certo.

Perdoe-me o comentário tão longo.

carlos ‘ pepe . legal ‘ disse...

Nariz .. também tive essa impressão .

Tanto é que o Ciro “ ODEIO SP “ Gomes já retrucou .. tentando elevar o tom da conversa .

Só espero que o Serra não entre nesse jogo , se for o candidato .

Beijo do Carlos Pepe

MOITA disse...

Nariz

aguandando a próxima obra prima.

1 beijo.

Renato Martins disse...

FHC não está morto (ainda). Ocupa o espaço e a função com utilidade e oportunidade. Mas, há vários PSDBs dentro do PSDB (senão não seria Partido). Existe um (diferente do de FHC) ao qual Alckmin pertence sedento de mídia. A explicação sobre o complexo de Robin Wood do PT, para mim, foi o melhor do Roda-Viva. Hélio Bicudo, em agosto do ano passado, dava entrevistas lúcidas sobre isso, clareando a questão do aparelhamento do Estado e a adaptação do poder a um "parlamentarismo à la PT". Não é má idéia: Construir o Parlamentarismo Já.

Tony disse...

NARIZ

Seu post é de ontem, hoje já pintou acordo.

Onde vamos parar?

Renato Martins disse...

Em setembro de 2005 Alckmin dizia que "não era hora de consertar telhado" referindo-se a oportunidade ou não do Parlamentarismo (v.PEC 007/2004). Disse que duas conquistas estariam ameaçadas a cláusula de barreira de 5% e a verticalização. Alguns dos PSDB do PSBD são francamente Parlamentaristas. A proposta original contemporânea serviria já para 2010. Um desafio. Uma bandeira formidável. Momento histórico favorável. Divisor de águas. Seria lindo ver a UNE se renovar e marchar para essa luz (no fim do túnel).

Carl Amorim disse...

Ora Nariz,

Já era hora dos tucanos usarem seus trunfos. FHC pode ter todos os defeitos do mundo, mas sempre será ouvido e lembrado pela população.

Não importa o quanto "nove dedos" deseje despejar de lixo na "herança maldita", quem viveu o desespero da inflação de Sarney a Itamar jamais esquecerá.

Beijos

Antunes Sousa disse...

Vocês falam em parlamentarismo, mas digam-me: república parlarmentarista ou monarquia parlamentarista? Sistema distrital puro ou misto?

Gostaria de saber dos colegas o que pensam a respeito.