terça-feira, 18 de abril de 2006

Geraldo e eles

Acontece que eu não posso escolher sozinha o presidente do Brasil.

E é aqui que começam os meus temores: Geraldo Alckmin me parece uma ótima escolha para presidente. Como candidato,porém, ele ainda é, na minha opinião, uma incógnita.

Não há nada, absolutamente nada, de errado com ele. E, de alguma forma, isto não me parece certo. Depois que o povão se identificou com um Lula que - vamos combinar- é uma coleção de problemas, eu fico pensando nas chances de Alckmin frente a uma campanha que promete ser muito acirrada.


Que ele é um homem de posicionamentos fortes, eu não tenho qualquer dúvida - quem poderia tê-las depois de vê-lo bater pé por sua candidatura? Ocorre que, a exemplo daquele enxovalhado ditado, tem horas em que não basta ser firme - é preciso parecer firme.

Não há novidade alguma em afirmar que esta campanha será sangüinária. O PT vai chutar o tempo todo abaixo da linha da cintura. A dúvida é se Geraldo Alckmin sabe bater onde dói.

Eu espero, sinceramente, que sim. Churchill e Victor Hugo fazem a alegria desta professora. Mas o povo prefere Maguila.

10 comentários:

Aluizio Amorim disse...

O que vc está nos contando, de certa forma, a gente presumia que acontecesse. O que fica cada vez mais evidente é que a candidatura de Alckmin cheira a um acordão. Até hoje me pergunto: como pode um partido decidir pelo pior candidato do ponto-de-vista eleitoral? Serra desde o começo chegava a bater Lula segundo as diversas pesquisas que foram feitas. Hoje, comenta-se que tem pelo menos 60% em SP, capaz de liquidar a fatura no primeiro turno no pleito para governador. Serra tinha ainda o total apoio do PFL e isso me disse pessoalmente o próprio presidente do Partido, o Senador Jorge Bornhausen, quando o entrevistei há cerca de um mês aqui em Fpolis. E aí, retorna a pergunta: por que o candidato mais forte à Presidência foi alijado da disputa. Quais os critérios básicos que nortearam essa decisão pró-Alckmin? O fato de vc ter estado nessa reunião do PSDB talvez tenha lhe possibilitado ver de perto que Alckmin não tem condições de deslanchar. E isto é um fato gravíssimo. A responsabilidade pela eventual reeleição de Lula será debitada na conta do PSDB. Não adianta querer ser candidato e até mesmo reunir condições suficientes para administrar o país. Numa eleição, o que conta, é o fato de "poder ser candidato". Em política, querer não é poder.
Entretanto, é isto que está posto. A não ser que cresça o clamor pelo impeachment. Mas nesta terça-feira noticiou-se um encontro entre o Presidente da OAB nacional com Lula. A questão do impeachment foi tratada. Não deixa de ser uma reunião estranha? Afinal, o que teria conversado Lula e o Presidente da OAB por cerca de duas horas, quando o encontro estava previsto para ser fugaz???

Aluizio Amorim
http://oquepensaaaluizio.zip.net

Kika disse...

Nariz,

Eu quero um Alckmin com a cabeça de Victor Hugo comandando as atitudes de Maguila. Aí é pedir muito, né? rsrsrsrsrs
Mas, falando bem sério, está passando da hora de o PSDB entender que não se cura Câncer com Aspirina.
Para grandes males, grandes remédios.
Está mais do que na hora de entenderem que é necessário falar a mesma linguagem que o PT. Claro, não precisa ser tão chula. Mas precisa ser direta. Curta e grossa. Eles não entendem outro discurso.
O povo, por sua vez, precisa de alguém que seja didático mas firme e direto.
Vou enviar este post para amigos de todo o Brasil e vou tentar propor a discussão.
Está no momento exato de dizermos ao PSDB o que esperamos deles.
Se vc não se incomodar, pretendo trazer a discussão pra cá.
De minha parte, voto Alckmin. Mas é muito pouco. precisamos que as pessoas entendam o porquê de nossa escolha.
Vamos tentar?

(N.G.: Kika, fique a vontade para trazer a discussão para cá. Beijo!)

Sílvio disse...

Nariz, passaremos o ano todo falando em eleições, porém esquecemos que neste ano vamos trocar de deputados e boa parte dos senadores, os que realmente decidem e dirigem as verbas que podem mudar o país.

Ouso dar-lhe a sugestão (quem sou eu para pautá-la!): Vamos traçar o perfil daqueles que queremos que nos representem, porque de corjas e quadrilhas estamos fartos.

Sílvio

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Você não está sozinha.
- É!
- Sempre tive certeza que Geraldo Alckmim encantará o povo brasileiro.
- É!
- Lula é o candidato perfeito...
- É!
- O que precisamos é de um Presidente e não de um eterno candidato.
- É!
- As pessoas racionais precisam entender.
- É!
- Está nas nossas mãos eleger um Presidente!!!
- É!
- A escolha é de cada um de nós!
- É!
- Vivermos de ilusão buscando um candidato perfeito, ou elegermos um Presidente de verdade!
- É!
- Temos a oportunidade de elegermos um Presidente com "P" maiúsculo.
- É!
- As pessoas tem que entender que chega de resmungos e lamurias, mãos à obra!!!
- É!

Nina disse...

Kika,
Boa. Muito boa. E valeu a "dona da casa" aceitar essa discussão aqui.Quero participar. Aliás, eles (os que fazem a campanha) deveriam tomar conhecimento o mais rápido possível que tem gente querendo discutir - e fazer entender - suas escolhas. Deve haver uma maneira. Vamos tentar?

Francisco disse...

Oi, Nariz Gelado! ( muito engraçado chamar vc assim, mas sua amiga disse que é pra chamar assim mesmo. Então, eu chamo!)

Sou filho da Kika. Sabe quem é né? Até parece que não saberia. Não me meto muito em política não mas ando pelos blogs quando posso e passo por aqui tb.
Então vou tentar dar o meu palpite. Até que enfim alguém cobra o PSDB, sabia?
Que coisa mais devagar, mais demorada. Eu morei em SP e vi o trabalho dele.
Tem que mostrar pro resto do Brasil porque aqui no Rio ninguém conhece. Falo sobre ele com meus amigos e alguns não sabem nem quem é (tá, eu sei que aí já é alienação)
Depois, outra coisa que concordo com a "D.Kika" (rsrsrsrs): tem que bater nesse PT. Bater com vontade. Esse negócio de ficar falando difícil o povão não vai entender não.
Bom, chega. Já falei demais. Mas pelo menos participei da conversa (fui desafiado a participar e não ia deixar barato)e prometo voltar de vez em quando pra dar palpite.

Um abraço pra vc.

Francisco

Adelice disse...

Cara Nariz,

Eu acredito muito mais que o Alckmin tenha condições de bater que o Serra. O José Serra já foi o erro do PSDB na eleição passada. Ele sim, não bateu quando teve sua chance e a eleição de Lula aconteceu tão facilmente, cá entre nós, porque José Serra deixou. Ele tinha argumentos de sobra e não os usou. Sequer defendeu seu próprio governo. Foi dada de bandeja.

Na última eleição eu estava decidida a não votar em Geraldo Alckimin, e mudei de idéia, justamente por vê-lo defender de forma eficaz e coerente suas ações no governo.

Ora, você poderá dizer que eu não represento a maioria, aquela que prefere Maguila. Minha percepção é de que eles adorarão Geraldo Alckimin. Por acaso, vi o Geraldo Alckmin em um programa de Luciana Gimenez, quando ainda não estava sequer definida sua candidatura. E digo, que as pessoas estavam simplesmente adorando o cara.

Estive em evento onde ambos estiveram presentes, José Serra e Geraldo Alckmin, logo após a eleição do Serra. O discurso do Serra começa bem, mas em cinco minutos, ele se torna o professor de economia, chato, chato, chato. Se a preocupação é discurso para o povão, Geraldo Alckmin está muito melhor preparado que José Serra. Não tenham dúvida disso.

E quanto a dizer a eles que tem que bater, espero que consigamos de alguma forma passar esta percepção. Nesta eleição, aquele que não bater, vai apanhar.

KIKA disse...

Oba! Instalou-se o debate!
Até meu filhote já passou por aqui! Tá ficando bom! Hehehehehehe

Noblat hoje já deu uma boa "chacoalhada" no PSDB.

Acho que precisamos mesmo começar a dizer a eles o que nós, eleitores, esperamos do partido.

Vou começar com um exemplo que, por mais bobo que pareça, faz diferença:

Como o PSDB permite que a ex-primeira dama de SP, D.Lu Alckmin, que inúmeros bons serviços prestou durante o governo do marido (sim! ela é uma primeira dama que TRABALHA)seja atacada como foi por um costureiro???
O sujeitinho aparece falando em 400 (!!!!!!!) vestidos, dizendo que tem provas, e blá, blá, blá. Usa o nome de D.Lu pra se promover, aparece em toda a mídia.

Na hora do depoimento, não sabe, não lembra, não viu????

O que é isso??? Que bagunça é essa???

E onde está o partido e seus representantes que não dão nomes aos bois???
Já deviam ter esclarecido à população que, para acreditar que o rapazinho DOOU 400 VESTIDOS, seremos obrigados a processá-lo por sonegação. Onde está o IR com a doação declarada??? Quanto ganha esta "celebridade" que pode doar 400 vestidos???

E não me digam que isso passou batido pelo povão não. Hoje, ainda há pouco, uma faxineira do condomínio me dizia: "Tá frio, né? Eu sem casaco e a madame lá com 400 vestidos!"
E lá fui eu conversar fazê-la enxergar a bobagem na qual acreditou.

PSDB, ao trabalho! Vistam jeans, calcem tênis confortáveis e vamos amassar barro.

Cristal 53 disse...

Faço minhas as palavras de Aluizio Amorim.

Jorge Nobre disse...

Bem, Covas (que eu não admiro) também não era um bom candidato. Mas acabou se impondo com o tempo.

O problema é: será que teremos esse tempo?