sexta-feira, 9 de junho de 2006

Vem mais por aí?

Figura relativamente parda para o público em geral, Bruno Maranhão ganhou fama e cadeia esta semana, ao liderar a invasão e depredação do prédio da Câmara dos Deputados levada ao cabo pelo movimento que lidera, o MLST.

Mas o fundador do PT pernambucano, hoje afastado Executiva do PT - na qual era responsável, até semana passada, pelos movimentos populares - é figura do mais alto prestígio junto ao governo. Durante o 13º Encontro Nacional do PT, realizado em 1º de maio último, Maranhão apresentou, em conjunto com Miguel Rosseto, ministro do Desenvolvimento Agrário, emenda para a reforma agrária.

Desde ontem, a partir da análise da agenda apreendida em poder de Maranhão, surgem suspeitas não só de que a ação de vandalismo em Brasília vinha sendo planejada desde abril último como, também, que teria sido financiada pelo próprio PT. E, ao que parece, o líder do MLST contava ter algumas de suas despesas ressarcidas pela "União".

Diante de tais informações, lembrei de uma reunião realizada a portas fechadas, na sede da CUT, em São Paulo, em 25 de abril último. Nela estiveram presentes Ricardo Berzoini - presidente nacional do PT - e lideranças da CUT, UNE e MST, além do presidente do PC do B, Renato Rabelo, e um representante do PSB.

O objetivo da reunião era definir a participação destes movimentos sociais em atos de defesa do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a título de resposta às iniciativas pró-impeachment advindas da oposição.

A final da reunão, ficou definida para junho uma grande manifestação pró-Lula. Em declaração à Folha de São Paulo, à época, Renato Rabelo esclareceu: "Esse tipo de mobilização tem dois objetivos. Primeiro, a defesa do mandato do presidente e, ao mesmo tempo, as reivindicações que esses movimentos apresentam ao presidente".

Diante de tais fatos, sou obrigada a perguntar: a "manifestação" do MLST ficou de bom tamanho ou deveremos esperar mais para o mês de junho?

10 comentários:

abstrato disse...

""Dizem que ele bebe muito", responde Ronaldo a Lula" .....ahahahahaha...ai que maravilha!! que otimo comeco de copa do mundo...Ronaldo eh meu idolo a partir de agora!!! o Lula fez ele passar o vexame diante da nacao e agora tomou na nuca...golpe de mestre.

(N.G.: Não vi isso, Abstrato..onde saiu?)

Angelo da CIA disse...

Olá Nariz Gelado... Eu sei que você não gosta muito dele, mas o César Maia falou algo sobre isto há dois dias na newsletter dele. Disse que desde o estouro do escândalo do Mensalão as relações do governo com o MLST se estreitaram via Bruno Maranhão com o intuito de formar uma onda anti-impeachment caso a população, inflamada pela oposição, se insurgisse contra Lula. Algo como uma guerra urbana entre Pró-Lula contra a massa que porventura fosse a favor do Impeachment. Como vocÊ sabe, nossa oposição foi bundona e nós do povo mais ainda, não vimos antes a força desta facção criminosa.

abstrato disse...

NG...ta em todos os portais em destaque...vai no portal IG que ta la....em destaque..e repito..ai que maravilha!!!! e o Ronaldo ainda destacou que eles foram proiibidos de fazer perguntas ao presidente, no melhor estilo teatrinho do Planalto...so um lado pergunta...pena que o Ronaldo nao estava presenta a videoconferencia, pois do jeito que ficou irritado, acredito que ele teria perguntado isso "na lata"...iria ser impagavel...beijos...e seu nao aparecer mais hoje, bom fim de semana!!!!!

Peregrino disse...

Nariz Gelado,

Quer dizer que a "suspeita" dos senadores da oposição transformou-se (parece!) em evidência? Como isso poderia ser explorado no embate político ente o bem e o mal? Os médios da oposição" (apoderando-me de um termo muito usado pelo 13Rojo13 do blog do Noblat!) serão capazes de explorar uma tal mensagem? Se for possível, é possível que não haja segundo turno. Como diria o Coronel, "Não vou gastar coturno! Alckmin no primeiro turno!" (Deculpe-me Coronel!).

Vai que é sua, Alckmin!

lenita disse...

Segundo li, num desses papos de palanque, o Lula disse que o povo não ia tolerar nada contra ele. A ameaça velada se concretizou na terça-feira.
Mas o tal do imponderável, agora na forma da falta de simancol do Lula, nos deu um alívio: ao irritar o Ronaldo, ele irritou os apaixonados e fanáticos futebol-maníacos. Se o Brasil perde, já temos o nosso Judas... e aí, abre-se uma janelinha para a esperança...

Alexandre disse...

Nariz.
Segundo minhas projeções, devemos esperar algo bem pior que isto.
A História não tem registro de transformações sociais como estamos enfrentando, sem um precedente derramamento de sangue.
Vislumbro, portanto, a invasão de prédios públicos nas grandes capitais, passeatas badernistas da UNE e da CUT com interdições de vias públicas e ônibus em chamas e, finalmenmte, as invasões de propriedades particulares nos grandes condomínios e mansões da classe média e alta por parte das hostes do MST, pois ali residem as "zelites direitistas e reacionárias", os "inimigos do povo". Até 31 DEZ ainda assistiremos muitos destes episódios, INFELIZMENTE.

Ligia disse...

Nariz
Acho que vem mais e claro que durante a Copaargh (os que adoram o esporte que me desculpem)...no mínimo durante uma partida do Brasil , porque hoje parou tudo, nem passou carro na minha rua. Que país!
A lavagem é tamanha que comprei roupinha verde amarela pra Frida e pro Joca vou criar roupinha com cor da Alemanha. Pra tirar foto! :)

Renato Martins disse...

Um ralo de dinheiro sem auditagem com a finalidade de corromper as lideranças e colocar a todos no mesmo nível moral. A roubalheira ampla, geral e irrestrita é a nova palavra de ordem. Um seguro contra a delação. A sofisticada organização cumpre a lei do silêncio. O detalhe é a inoperabilidade da distribuição de recursos para um organograma tão pulverizado. Temos que todo o dinheiro possível nunca será suficiente. Assim a reforma agrária é "O" negócio da china.

Alexandre disse...

Pq os comments aqui são "tesourados"?

Fiz um comentário acima e ao final mandei uma msg para o ***CORONEL***, mas esta não foi publicada.

Existe algum "limitador de caracteres"?


(N.G.: Alexandre, não há limites de caracteres, desde que o comentarista não ultrapasse as raias do bom senso. Também não tenho o hábito de utilizar a tesoura. E, por mais que que exista uma ferramenta adequada para comunicação entre internautas - chama-se "e-mail", já ouviu falar? - costumo ser tolerante com esta coisa de recados. Logo, deve ter havido algum engano de sua parte.)

Alexandre disse...

N.G.

No comment postado às 10:59 PM de 09/06, após concluir com a expressão: "INFELIZMENTE." enviei uma breve msg: "Um abraço para o ***CORONEL***", se isto "ultrapassa as raias do bom senso" eu peço desculpas.
Quanto ao envio de e-mail: sim, já ouvi falar. Não é aquele tipo de comunicação eletrônica que depende do CONHECIMENTO de um endereço eletrônico para envio de msg?
Seria um prazer conhecer o e-mail de vcs, da mesma forma que, um dia talvez, receber uma visita sua ou do ***CORONEL*** lá no meu blog: http://outrasletras.blogspot.com

Refiro-me ao ***CORONEL*** com o maior apreço, haja vista termos sido "aliados virtuais" em inúmeros embates no blog do Noblat no final do ano passado (na ocasião eu usava um nickname).

Atenciosamente,

Alexandre

(N.G.: Se você quiser me escrever a respeito das suas reclamações, fique a vontade. Meu e-mail está bem visível aí na coluna da esquerda, logo abaixo do texto de apresentação do blog.)