sábado, 22 de julho de 2006

Deus não mata, mas achata.

Neste último ano, muito considerei esta hipótese - embora eu deva confessar que, na maior parte das vezes, o fiz apenas para irritar os interlocutores petistas. Não foram poucas as ocasiões em que eu acusei o sumiço dos adesivos, botons e bandeiras petistas nas ruas das capitais. E, galhofa pura, cansei de desafiar a militância a ir dar um passeio trajando a camisa e portando a bandeira do PT.

Pois na coluna Radar da Veja que chega hoje às bancas, sob o título Estrela Cadente, lemos a seguinte nota:

"João Santana, marqueteiro da campanha reeleitoral de Lula, aconselhou todos os candidatos do PT a governador a esconder os símbolos do partido. Os programas de TV devem abusar da figura do presidente e deixar de lado estrelas e bandeiras vermelhas, imagens que boa parte do eleitorado agora associa à corrupção. A campanha de Lula, inclusive, usará mais o azul e o amarelo, cores que remetem à bandeira do Brasil, do que o vermelho."

A justiça - seja a dos homens ou a divina - nos tem falhado sob muitos aspectos. Mas hoje ela definitivamente se fez. Nada pode ser mais triste à militância do que se ver desprovida dos símbolos máximos de sua adoração. Nada pode lhe ser mais sinalizador da derrocada, do que ver aquela estrela vermelha perder todo o seu capital simbólico - fruto do trabalho desta mesma militância, que tão metodicamente ajudou a construir, por ignorância ou conivência, uma mentira.

Deus não mata, mas achata, dizia uma velha tia. Ela tinha razão. Nem bem comecei a ler a Veja, e o sábado já me parece ganho.

7 comentários:

Nina disse...

Visão apurada e grande capacidade de análise e síntese da conjuntura. Com isso você antecipou a tendência.

Antes motivo de orgulho, fonte de renda para o partido através da venda de quinquilharias diversas com a estrela, seu símbolo máximo, os ícones do PT hoje são a corrupção, a desfaçatez, a soberba, a incompetência.

Por tudo isso, resta-lhes a estratégia dos avergonhados: esconder sua cara.

Deveriam sim ter vergonha na cara suficiente para favorecer o Brasil definitivamente com sua ausência da política.

Como você diz sempre, onde está nossa capacidade de nos indignar? Se eles não mudam, que os mudemos nós, banindo esse bando para sempre, através do voto.

Beijo carinhoso, com meus agradecimentos por você permitir que gravitemos na órbita de sua eloquência.

Moebius disse...

NG;

Dê uma olhada no site oficial da campanha de reeleição do Lula (www.lulapresidente.org.br) ele é predominantemente vermelho com várias estrelinhas.

Acho que esse marqueteiro não está mandando nada na campanha.

XaPy LanDon disse...

O vermelho está demodê. Estrela... só prá quem bater de cabeça. A ética volta com tudo. Como aquela gravata de 4 anos atrás. A griffe é HH. O povo vai se revelando senhor da situação. Caminhamos para o momento de dar o troco no patrão. O Seu Lula vai perder o emprego porque é muito azarado... prá quem não conhece a anedota do funcionário (de todos nós, não nos esqueçamos) que chegava atrasado todo dia no trabalho com uma desculpa diferente na ponta da língua! De ato falho em ato afano nada como um dia após o outro! Jack e Dona Lú. O que nos reserva o futuro... diversão, ah! isso não pode faltar...

Nemerson Lavoura disse...

Eu fui um dos que ajudaram a construir aquela imagem falsa - por ignorância, certamente; agora, ajudo com todo o prazer a destruí-la.

Adalberto Braga disse...

NG,

Será que até as cores o Lulla vai querer usurpar as do FHC? Que eu saiba, azul e amarela são as cores dos tucanos, do PSDB. Quanto ao símbolo, eles podem substituir a estrela vermelha pela marca da mãozinha preta, faltando um dedo, só que sem a faixa vermelha cruzada. Aquela com faixa vermelha cruzada ta tendo uma saída danada, já tenho três jogos de mascaras na serigrafia e não dou conta das encomendas. Gostaria de saber de você, quem é o detentor da marca, ou se caiu na rede, é peixe de todo mundo? Para efeito de regularizar os direitos autorais. Eu sou eleitor no interior da Bahia, e acho que nestas eleições eu vou sair da seção eleitoral direto pra cadeia, já preparei um "quite esculhambação"; cueca vestida por cima das calças com fotocópias de dólares saindo do cós, uma caixa de papelão, com a marca "CX II" escrita nos dois lados, e Ela, a camiseta com aquela marca, que tão bem representa o sentimento de uns, por enquanto, poucos brasileiros.

(N.G.: Adalberto. Eu vi aquela marca em um adesivo de carro - enorme, oisa de uns 30 cm de diâmetro - então a reproduzi para o blog. Acho que a idéia já está na rua - e é de domínio público. Mas creio que o mais correto é você pedir a um arte-finalista que refaça uma versão para você.. Um abraço. )

Flamarion disse...

Eu notei que muitos dos petistas que comentavam em tantos blogs e fóruns também sumiram. Quer dizer, há petistas. Mas são outros. Aqueles que comentavam e discutiam tanto há 4 anos atrás sumiram.

Adelice disse...

Flamarion,

Talvez eles tenham mudado de nome. Afinal, fica mais fácil, assim você não tem que dar conta do que foi dito antes.