sábado, 19 de agosto de 2006

Está fazendo um ano

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO": LULA NA MIRA

Em depoimento de quase nove horas, ex-tesoureiro do PT negou a existência do "mensalão", isentou Dirceu e irritou integrantes da CPI

"Não traio nem delato ninguém", diz Delúbio

Em seu depoimento de quase nove horas, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares alongou-se em evasivas e negativas. Questionado se ele se julgava um "traidor", disse que sua "integridade" não lhe permitiria "delatar ninguém".

O ex-tesoureiro voltou a negar a existência do "mensalão", admitiu apenas a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais e eximiu o ex-ministro José Dirceu de participação nas decisões do PT.

A reticência de Delúbio Soares em responder aos questionamentos irritou os integrantes da CPI e acabou gerando uma série de bate-bocas entre deputados.

DELAÇÃO - Vários parlamentares tentaram confrontar Delúbio com o discurso em que o presidente Lula diz se sentir "traído" no caso do "mensalão": "Respeito muito o presidente Lula e como fiel seguidor do presidente não questiono suas opiniões", disse.

"Sou uma pessoa fiel e quero dizer uma coisa aqui na CPI: eu não costumo... faz parte da minha integridade não delatar ninguém nem questionar a opinião das pessoas", disse, acrescentando que não "incorpora" a acusação de traidor. "Minha vida política não condiz com isso. Estou sendo muito bombardeado, mas não me sinto nem traidor nem traído."


DIRCEU E GENOINO - Ele eximiu José Dirceu de participação nas negociações com Marcos Valério: "O Zé Dirceu era ministro e não participava da vida partidária". Afirmou que quando os aliados procuraram o PT para pedir ajuda financeira, o ex-presidente da sigla José Genoino tomou conhecimento, mas só determinou que ele resolvesse os problemas. "Ele determinou que eu resolvesse, não sabia dos bancos ou das empresas. Depois eu informava a ele que o problema estava resolvido."

PORTUGAL TELECOM - Delúbio negou conhecer acerto para que a Portugal Telecom repassasse recursos ao PT e ao PTB. Negou também ter ido freqüentemente a Portugal, país que disse ter estado pela última vez em 1992. "Fiquei sabendo disso pelos jornais."

MENSALÃO - "Houve a acusação de que o PT tinha implantado um sistema de compra de votos, compra de deputados no Congresso. Quero dizer que isso não corresponde à verdade. O PT nunca comprou deputado ou deu dinheiro para parlamentar votar em projeto "a" ou "b'", declarou.

CONTRAPARTIDA - Segundo Delúbio, Valério ajudou o PT porque acalentava entrar no ramo do marketing eleitoral. "A intenção do Marcos Valério era se transformar em um grande publicitário do PT e dos partidos aliados no campo do marketing político. (...) Nunca pedi a ninguém do governo que aditasse nenhum contrato das empresas do Valério", disse.

ARREPENDIMENTO - Questionado se sentia vergonha após o surgimento das denúncias, Delúbio disse que "não faria de novo dessa maneira", mas que não se sentia "envergonhado". "Não roubei, não aumentei meu patrimônio."

DÍVIDA - Delúbio disse que vai lutar para que a dívida do PT com Valério seja paga. "Vou lutar para devolvermos às empresas do Marcos Valério, para que ele possa pagar os bancos." Segundo ele, se o PT não quiser assumir a dívida, "o partido vai sofrer muitos processos": "E eu também".

CARRO - Delúbio afirmou que o carro blindado com o qual foi à reunião do PT nesta semana foi alugado por sua mulher, Monica Valente. De acordo com o petista, a diária do veículo custa R$ 360.

(Fonte: Folha de São Paulo, 19 de agosto de 2005)

6 comentários:

lenita disse...

NG, você foi brilhante! Serviço de utilidade pública de primeira. Nós precisávamos mesmo reler isso tudo, refrescar bem a memória. Claro que os fatos estão latentes em nossa alma, mas reler os depoimentos, foi muito bom. Parabéns!
Vou ler e reler muitas vezes.

coronel disse...

Oi, Nariz, veja só como o tempo passa e o povo vai esquecendo. Não é que o Lula está liderando as pesquisas? O povo brasileiro não tem memória ou não tem mesmo vergonha? Ou será que vai nos dar uma bela surpresa, botando o Lula pra correr? Vamos torcer, trabalhar e....rezar. Um beijo. Coronel.

Fernando Câmara Ferreira disse...

Caríssima. Boa sorte e sucesso.
(eu que estou recentemente aprendendendo a admirar os seus cometários.)

O que fazer então? Pouco tempo nos falta para reverter o que parece ** irrevertível** ( magri ).

Vamos seguindo trabalhando aqui por Avaré, pelo Geraldo Serra Afif e nossos deputados Duarte Nogueira e Vaz de Lima.

Bom domingo.

Fernando Câmara

Peregrino disse...

NG,

O que mais me irrita e (eu creio!) a muitos outros que estão engajados nessa luta de dar um fim a esse governo atrapalhado, é que quem deveria atentar para esses detalhes parece não estar minimamente interessado. Leio a pregação que você faz de que, se for necessário, que aproveitemos a hora de almoço para fazer propaganda contra o Lula e fico triste: Só nós? E quem queremos que esteja lá? Ontem assisti o programa do Alckmin e constatei: continua a mesma pasmaceira. Será que há alguma coisa que não sabemos, que está limitando a ação do nosso candidato? Enuanto isso, o Lula bate prá valer. Ontem, segundo o Estadão de hoje (OnLine) "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou ontem à noite, em São Paulo, seu rival Geraldo Alckmin e o PSDB de darem as costas para os excluídos e os nordestinos. Segundo ele, seu principal adversário - que foi governador do Estado durante seis anos - não investiu recursos em favor da população pobre e “trabalhou contra” projetos sociais do governo federal na educação e na saúde."

Por quanto tempo o marketeiro do Alckmin continuará nessa de não apresentar aos menos avisados (será que existe esse tipo de gente?) o verdadeiro ocupante atual da cadeira de Presidente da República.

clePTomaníaco disse...

Sem chance de surpresa, Coronel. "Nestipaiz" roubar é crime mas não é imoral.

lenita disse...

segundo teoria do psicólogo entrevistado hoje na página 4 do Globo, o Delubinho, no jardim de infância, já surrupiava balas juquinha dos coleguinas...