segunda-feira, 7 de agosto de 2006

O golpe de 1999

Tarso Genro, em 25 de janeiro de 1999, propôs a renúncia de Fernando Henrique Cardoso, na Folha de São Paulo, instando que, através de emenda constitucional, fossem convocadas novas eleições. O artigo se transformou no “teaser” da campanha “Fora FHC”, protagonizada pelo PT, que parou o país por quatro anos.

Naquela oportunidade, Élio Gaspari comentou, na sua coluna para a Folha:

A proposta de Tarso Genro é golpista. Poderia ser chamada também de oportunista e primitiva, mas isso seria uma ofensa aos primitivos e aos oportunistas. (...) Como todas as propostas golpistas, a de Tarso Genro é marota. Apenas para efeito de demonstração, cabe perguntar: com que votos seria aprovada essa emenda?

Pois Tarso Genro está por trás de uma nova tentativa de golpe: a proposta de Lula de convocar uma Constituinte para confiscar o voto que o povo brasileiro vai dar aos congressistas nestas eleições - para que estes, após supostamente reelegerem Lula, percam o mandado conquistado nas urnas.

Élio Gaspari, na sua coluna para a Folha do último dia seis, novamente comenta:

A proposta de convocação de uma eleição para formar uma Assembléia Constituinte depois de outubro é golpista, dissimulada, velha e suicida. É golpista porque pretende obter de um Congresso desmoralizado uma emenda constitucional que eleja e instale uma Constituinte alavancada pelo resultado presidencial de outubro. A idéia foi endossada por Nosso Guia e pelo comissário Tarso ("Fora FHC") Genro. A proposta é dissimulada porque irá além do pretexto da reforma política. Gerará uma situação parecida com a da Venezuela de Hugo Chávez, a Bolívia de Evo Morales e a Argentina das últimas reformas de Néstor Kirchner.”

A História não mente

Em 16 de maio de 1999, em artigo à Folha, Tarso Genro esclarecia os motivos pelos quais pretendia interromper o mandato de FHC :

Hoje, acrescento que o presidente está pessoalmente responsabilizado por amparar um grupo fora da lei, que controla as finanças do Estado e subordina o trabalho e o capital do país ao enriquecimento ilegítimo de uns poucos. Alguns bancos lucraram em janeiro (evidentemente, por ter informações privilegiadas) US$ 1,3 bilhão, valor que não lucraram em todo o ano passado! "

Se estes eram argumentos suficientes naquela época, em vez de querer transformar Lula no mais novo ditador da América Latina, Tarso Genro deveria pedir a renúncia do Presidente. Pois nunca, na história deste país, houve um enriquecimento tão ilegítimo quanto o Mensalão. Nunca tantos candidatos suspeitos e indiciados foram legitimados como no PT. Nunca os bancos lucraram tanto no Brasil.

Então é assim: ou Tarso Genro pede a renúncia de Lula, ou eu vou acreditar em Élio Gaspari - e concluir que Genro não passa de um golpista, maroto e dissimulado.

7 comentários:

O Editor! disse...

NG,

O grande problema da nossa "direita" (entre aspas porquê preferem ser chamados de neoliberais a serem chamados de direitistas, aliás como se um ou outro fossem maus) é o mesmo da nossa população em geral:

Falta-lhes memória. (E esforço)

Em pouco mais de 12 horas, ví em três blogs diferentes, réplicas à reportagem do blog do Fernando Rodrigues, com fotos de Lula, Marta, Mercadante, Deus e o Diabo com deputados mensaleiros, entregando a estes ambulâncias.

Esses blogs (e o seu é um exemplo disso) buscaram fotos e fatos para desbancar a tese oportunista, suja e Falsa de que Serra estava envolvido com o escândalo. Conseguiram em menos de meio-dia. Esses blogueiros fazem do jornalismo, da busca e da publicação dos fatos uma verdadeira "profissão de fé".

Mas os políticos que buscam votos, que querem tirar o PT do poder o que fazem? NADA!

Quantas declarações do Lula a atual oposição poderia utilizar, para demonstrar como o PT agia e age, o que o PT dizia e agora faz...

Declarações de Lula contra Sarney, Renan, Quércia, Maluf, "Newtão"... Declarações de Lula a favor do MST, MLST, Via Campesina, Rainhas, Bruno Maranhão... Declarações de Lula com as promessas de 2002...

Quer mais? O Curriculum (ou ficha corrida) de José Dirceu? De Dilma Roussef? De Greenhalg e de Suplicy, compadecendo-se com a situação de Norambuena (sequestrador que os ínclitos Parlamentares lutaram para libertar)? De Mercadante, como muito bem lembra o Reinaldo Azevedo, dizendo que embora fosse ruim para São Paulo iria votar a favor da criação de uma nova Zona Franca, por sua sugestão ter partido de um amigo seu, votando portanto contra os interesses do Estado que o elegeu?

E a história do Secretariado de Luiza Erundina em São Paulo (caso Lubecca)? E a expulsão do PT de um de seus fundadores por ter tentado trazer à tona denúncias contra o grande amigo de Lula, Dr. Roberto Teixeira (salvo engano é esse o nome)?

E quanto a desconstruir o mito de um homem que se diz "do povo", mas que desde antes dos 40 anos já estava aposentado (por ter perdido o mindinho!), vivendo de favor na casa de um advogado amigo sem pagar nada, cuja filha estudou em Paris, cujos filhos usam o avião da FAB para ir tomar sol em Brasílis, cujo filho recebe R$ 5.000.000,00 de uma concessionária de serviços públicos?

É só comparar a história do homem "cuja mãe nasceu analfabeta" com a de um outro homem simples: Vicentinho! Não precisa fazer esforço. É só pegar o exemplo do Vicentinho. Também não era ninguém. Também era analfabeto. Também era inculto. Mas se esforçou. Fez supletivo. Conseguiu entrar em uma Faculdade. E hoje é formado em Direito. Tudo isso demonstra apenas uma coisa: Um é esforçado. O outro não. Um lutou para superar as dificuldades. O outro não. Um batalhou para diminuir suas desigualdades. O outro não.

Não concordo com as idéias do Vicentinho, e nunca votaria nele. Mas isso não me impede de admirá-lo pelo seu esforço pessoal em vencer as suas dificuldades.

Em 15 dias de pesquisa, não tenho dúvidas que um grupo de 4 ou 6 estagiários arranjariam material suficiente, com provas cabais, para fazer um longa-metragem (quem sabe até uma trilogia) contra Lula e o PT.

Só falta querer.

Abraços,

O Editor!

Robson disse...

NG,
O presidente da OAB, Roberto Busato, divulgou nota no dia 05/08, onde dizia, resumidamente, que que os juristas recebidos pelo Planalto (comissão escolhida e constituida pelo governo federal) não tinha o aval da OAB; que a OAB não foi consultada sobre os nomes dos juristas convocados pelo Planalto; que o Sr. Tarso comunicou a OAB, por telefonema, na quarta-feira(02/07)acerca do tema da reunião entre o Planalto e os juristas escolhidos; que hoje, 07/08, o Sr. Busato comunicaria ao plenário do conselho Federal da OAB sobre esses fatos e que, por último, estaria aguardando a documentação que o presidente da República determinou fosse encaminhada para apreciação da OAB. Também será apreciada pelo Conselho Federal da entidade.
Por outro lado, juristas mais sérios do país já se manifestaram sobre o absurdo da situação.
É golpismo mesmo!
Porém, não acredito que a OAB vai embarcar nessa nau de amaldiçoados.
De qualquer forma, há que se ficar atento.
Abraços

XaPyLanDon disse...

O que o país não estaria sofrendo agora se Alckmin já estivesse à frente de Lula nas pesquisas... Alckmin tem noção do perigo que corre. Não convém antecipar a virada e ter que sair às ruas com colete à prova de bala. Os brasileiros pressentem mas não se convencem dos perigos ocultos à espreita da sociedade diante de uma chance concreta de desmonte da estrutura do crime infiltrado nos poderes. O que seria mais surreal para a maioria do que ver seu presidente algemado. Os fins que justificam os meios foram longe demais, foram fundo demais. Não há solução sem trauma. Alckmin que se cuide e ajuste bem o timming. Caso contrário sofreremos todos nós.

Jorge Nobre disse...

Nariz, é sempre assim: a esquerda troca de príncipios como quem troca de camisa, vestindo sempre a que mais convem. Falam dos direitos dos gays, e esquecem que na maioria dos paises comunistas os gays são presos apenas por serem gays. Defendem os muçulmanos contra a agressão "imperialista", e se esquecem que quando os soviéticos estavam ocupando o Afeganistão não promoveram nenhuma passetada sequer. E nunca vi um militante do movimento negro se perguntar porque em Cuba não há um único negro entre os maioriais do partido comunista. Os mesmos que ficavam horrizados quando soldados americanos matavam civis vietnamitas (e em alguns casos até estavam certos) ignoravam tranquilamente quando os comunistas passaram a massacrar PROPOSITADAMENTE civis vietnamitas.

E agora, Lula faz o mesmo (de forma mais incompetente) que FHC, e não se pede o impeachment de Lula, como pediram o de FHC. É assim mesmo: 329 pesos, 4.658 medidas...

Hugo A-go-go disse...

.. NG ... Tarso Genro é um genérico do Zédirceu .. Lulla não sobrevive sem um tutor intelectual ...

Aluizio Amorijm disse...

Nariz,

seu post está perfeito. Mas textos como este que compõem o seu post não estão nos jornais. É com isto que eu estou implicando lá no meu blog. Implico também com uma pretensa imparcialidade de certos jornalistas. Leia-se puro oportunismo. Estão esperando a sua boquinha. Que nojo!

Abs
Aluízio Amorim

swedenborg disse...

Clap, clap, clap! Palmas para a postagem.Vou guardá-lo para usar contra S. Excia. "O vazio ilustrado" Tarso Genro (com os devidos créditos of course)assim que ele fizer mais uma m.., o que não deve demorar mais de dois dias.Derrubar os ídolos dessa esquerda nojenta, manu militari se necessário for, eis nossa missão.Parabéns.