domingo, 6 de agosto de 2006

O golpe de 1989

Desde 1989, quando foi Deputado Constituinte, Lula tem uma relação de amor e ódio com a democracia. Amor quando a democracia lhe serve. Ódio quando a democracia lhe impõe limites.

Na Constituinte, foi obrigado a reaprender a negociar, a lutar por idéias e a fazer acordos com pensamentos contrários. Para quem estava acostumado a convocar greves, invadir fábricas e botar piquetes em portões de indústrias, colocando os inimigos contra a parede na hora da negociação, foi uma decepção.

Deputado Constituinte frustrado, chamou a estrutura do Congresso de arcaica. Afirmou que tinha nojo do Congresso. Denominou o Congresso de vendilhão de ilusões. Garantiu que não assinaria a Constituinte. Foi em cima deste discurso contra os políticos que Lula iniciou a sua carreira de candidato, naquele mesmo 1989.

Pois agora, quase 30 anos depois, o mesmo Lula frustrado quer convocar uma Constituinte só pra ele. Os argumentos de ódio são os mesmos que Lula usou em 1989: o sistema político está apodrecido, o Congresso legisla em causa própria e é o único responsável por todas as mazelas do país nos últimos 50 anos.

Lula, na verdade, quer jogar toda a conta do Mensalão implantado pelo seu Governo, que emporcalhou o seu mandato, na coluna de débitos do Congresso Nacional.

Não podemos esquecer que Lula já usou uma Constituinte para se projetar contra os políticos até chegar à Presidência da República. Agora, quer uma nova Constituinte para nunca mais sair do cargo, montando um Congresso de fantoches.

O golpe está anunciado desde 1989. Só não vê quem não quer

13 comentários:

Saramar disse...

Nariz, boa tarde.
O que considero mai spreocupante é que todos estão assistindo tudo de camarote, como se diz. Aqueles que não estão assistindo, estão apoiando essa sandice inconstitucional, como a OAB.
Será que o Brasil perdeu todos os políticos de bem? Que medo será esse que tolhe toda a oposição e permite que esse indivíduo controle assim a vida nacional?

Beijos

lenita disse...

Por essas e outras é que devemos ficar com mil olhos em cima dos candidatos ao Congresso. Estamos todos muito atentos ao candidato ao cargo máximo, quando no fundo ele é o cargo mínimo. Máximo são o Legislativo e o Judiciário. Dando força a esses dois poderes, o Executivo entra na linha, ora se entra.
O país é NOSSO, não é deles!

Aluizio Amorim disse...

Dá-lhe, Nariz: ao contrário do que costuma acontecer, Lula e o PT inovam, anunciando o golpe!

Aluizio Amorim

JOTACÊ disse...

Cara NG,

Olha que frase essa, segundo o Jorge Serrão, do boneco de ventríloquo Lula da Silva: "A crise política que vivemos não é crise política de agora. É crise política que levou Getúlio Vargas à morte, que levou Juscelino Kubitschek a ser esculachado como era todo santo dia, que levou João Goulart a cair. A crise não é de um deputado ou de um partido político. É uma crise do sistema político brasileiro. A estrutura está apodrecida e nós temos que mudá-la".

Realmente tudo indica que, se esse senhor for reeleito, haverá golpe. E o que me assusta mais ainda é que a revista VEJA dá algum crédito a essa pantomina, sem questionar suas razões. É preocupante.

paulo leme disse...

Menos Nariz, Lula quer apenas (apenas?) renovar seu mandato, se reeleger (o q já acho demais)
elle não tem cacife para golpes, (só trambiques).
Lutemos por Geraldinho, ora pois
já q é quem se apresentou para a missão.
Vamos nessa

Alexandre disse...

Eu já enxerguei e já postei um artigo sobre o tema lá no blog.
(Espero não ter sido ofensivo, nem injurioso no comment).

Mãe Brasil disse...

Santa Nariz Gelado,

O que será de nós, com tanta gente simples e ignorante caindo em mais um conto do vigário do charlatãoo-mor?

Será que nosso povo não enxerga?

Como faremos, será que dará tempo?
Quem dará o tiro fatal, nessa candidatura corrupta e perigosa?

Acho que estamos gritando baixo demais...

Precisamos de munição mais pesada, e mais atiradores de elite para engrossar nossas fileiras.

Os alvos são frágeis, embora às vezes usem camuflagens oficiais, o que dificulta um pouco o tiro, pois estão protegidos pela quadrilha.

Desmascarar a quadrilha urge!

Todos ao front!

Não descansemos!

Mando dezenas de e-mails por dia, alertando, convocando todos os conhecidos para a luta contra a podridão desse desgoverno.

Ando fazendo "comícios" em todos os lugares, fila de banco, de agência lotérica, fila de supermercado, lojas, onde vou arranjo um pretexto para puxar conversa e transformo todo lugar em palanque.

A façanha de que mais me orgulho, foi a conversão de um infeliz e ignorante motoboy na fila de uma agência lotérica, disse que votaria no barbudo de novo. Aí entrei de sola, falei uns 40 minutos, inclusive dei o endereço do seu blog e do Reinaldo para ele se informar melhor. O moço saiu de lá feliz, por entender que estava sendo enganado por um bando de safados e corruptos, e me agradeceu por esclarece-lo.

Como diz o povão, "passou para Alkimin", como eles dizem que "passou para crente".

É disso que precisamos, esclarecer os mais simples e ignorantes, abrir-lhes os olhos, para que despertem do torpor maligno que os mantém iludidos, hipnotizados.

Saudações anti-petralhas e saudade.

Mãe Brasil

Jarbas Cordeiro disse...

NG,
O apedeuta só quer tumultuar e dividir para enfraquecer ainda mais a classe política e de resto a sociedade brasileira que com muita dificuldade mantém duas casa legislativas. Agora imagine o Brasil com três legislativo !

JOTACÊ disse...

Nariz Gelado,

Continuando a mineração de frases, veja o que falou o Luiz Dulci, na FSP:

“Eu pessoalmente não acredito que haja solução paliativa, tópica, precisa ser de uma reforma política global, que instaure no Brasil um novo modelo político. Todos os governos da redemocratização tiveram muitas dificuldades de assegurar a necessária governabilidade política.”

Bingo!O Lula é o boneco do ventríloquo!

recasampa disse...

Sem palavras. É assustador!!!!!

José Alberto disse...

Viva:

Não quero acreditar que, por detrás das movimentações, os objectivos sejam antidemocráticos.
Temo no entanto que Lula, ao fomentar aproximações ás ditaduras pró-comunistas, esteja a preparar o "terreno" para não ficar a "falar sozinho" caso sejam esses os objectivos.

Mais uma amiga visita...
como não podia deixar de ser,
E novo artigo no Estados Gerais,
Onde o teu comentário gostarei de vêr.

Um abraço,

Márcio disse...

Então uma assembléia eleita pelo povo é golpe? Eu acho que a reeleição do FHC foi muito mais golpe que isso. Esse país precisa de mais democracia e precisa de uma reforma política. Se os constituintes receberem votos (eu disse V-O-T-O-S) para fazer uma mudança mais do que necessária, qual o problema?

(N.G.: é isso aí...é golpe. O governo do mensalão e da quadrilha denunciada pelo Procurador Geral da República não tem moral para fazer reforma política ou chamar assembleia)

Terezinha disse...

Desde que Lula tomou posse a grande mídia vem sistematicamente fazendo oposição ao seu governo.Tudo bem é um direito, até de abiri 3 CPIS e fazer delas palanques eleitorais, jogando para debaixo do tapete tudo que deveria ser apurado da oposição, inclusive, todas as denúncias publicadas pela Carta Capital.O que não é direito porque vocês perderam a credibilidade com o povo, tentar por isso descarecterizar o eleitor de Lula dando a entender que todos são analfabetos o que não é verdade, tendo em vista que nas últimas pesquisas ele vence em todas as áreas e já ultrapassou Alckmim até mesmo na classe A e B.
A verdade é que vocês da mídia Alkmista estão completamente perdidos,pois, esperavam que há 1 mês e meio da eleição ele estivesse com a eleição garantida no primeiro turno.De duas uma: ou vocês já sabem que vão perder e por isso estão naquela de perdido por um,perdido por mil,ou vocês estão preparando o impechment dele para ápós eleito.Aliás,de golpe quem mais entende é o pessoal do PFL que sustentou a ditadura desde os preparativos para ela ser decretada. O pessoal da oposição já deu várias declarações de que impechment pode ser aprovado depois da posse, como aconteceu com o Nixon nos Estados Unidos.
Espere o horário eleitoral, quem sabe que com os 6 minutos a mais que o TSE tirou de Lula e deu de presente ao Alkmim, vocês podem reagir.Calma, a eleição ainda não está ganha.