terça-feira, 1 de maio de 2007

Instruções para o Level Two

O leitor, diante do post de ontem tem o direito de perguntar: "como?"

Ora bolas... Pressionando a oposição para que ela seja, de fato, oposição. Sem isso, ela não nos serve - é apenas um exército mercenário do qual, já disse, devemos nos livrar. A tarefa, não nego, é árdua. Mas não temos outra saída. Somos 40 milhões de eleitores encurralados entre o lulopetismo e uma oposição que topa tudo por cargos, verbas e promessas de futuro apoio eleitoral. Ou lutamos com as poucas armas que temos, ou nos entregamos logo e vamos cuidar da vida... Vamos, "sem medo de ser feliz", poupar aos mercenários para garantir a eleição do nosso prefeitinho predileto no ano que vem. Sem uma oposição efeitiva, em quatro anos o nosso prefeitinho predileto terá lulado - pelo menos o suficiente para oferecer seu apoio ao presidenciável petista.

Redefinindo o alvo

Esqueçam Lula e o PT. Nada do que eles venham a fazer é surpresa. Eles não são o nosso pior problema. O nosso pior e principal problema é a oposição. Todo aquele tempo e energia que você estava disposto a investir contra o petismo, deve agora ser direcionado contra a oposição mercenária. O escândalo não é mais o que vem do governo e de seus aliados. O escândalo é a reação daqueles que deveriam ser oposição diante de tais desmandos. Pense nisso sempre que for escrever um comentário ou um artigo. Deixe claro o quanto você está disposto a empreender seu tempo e energia para garantir que oposicionistas mercenários sejam riscados do mapa político nacional.

Fugindo de armadilhas discursivas

Nossos vizinhos venezuelanos têm muito a nos ensinar sobre armadilhas oposicionistas discursivas. Muito da fabulosa escalada de Chávez rumo ao totalitarismo se deve a uma oposição caricata, que fazia tempestades em copos d'água, tomando para si causas facilmente desmoralizáveis, ao mesmo tempo em que se mostrava incapaz de barrar as ações fundamentais do gorilão. Então, queiram me desculpar as almas mais sensíveis e as torcidas organizadas: pelo seu poder desagregador das forças oposicionistas, os amores de Serra, Aécio, ACM e Jereissati para com Lula são uma ameaça muito maior à democracia - e ao revezamento do poder que deveria caracterizá-la - do que antecipações de sentenças ou infantis recadinhos de finados grupos terroristas. E, antes que me apareçam aqui com alternativas deste tipo, aviso que gente como Jair Bolsonaro só serve para ridicularizar mais ainda a direita, dando-lhe aquele aspecto pitoresco que tão bem serviu à Chávez - e que muito apetece ao lulopetismo.

Entendendo o método

Voltar nosso poder de crítica contra a oposição mercenária é a única forma de fazê-la temer por aquilo que ela mais preza; aquilo que, em última instância, sustenta todas as suas outras necessidades: o voto. Mas é preciso criticá-la longe - bem longe! - da argumentação lulopetista. Ao contrário do que eles pregam, nem todos os politicos são iguais. Há gente boa que só precisa de uns trancos para voltar a si. São eles que queremos. O resto, os "iguais", podem ficar com Lula. Claro está que o método requer alguma sutileza. Quem não se considerar capaz para tal tarefa que assista e aprenda antes de sair por aí dando munição ao inimigo.

Militando

É hora da militância formal, que integra os partidos da suposta oposição, mostrar no que, exatamente, ela é diferente da militância petista. Depois de muito criticar aos petistas por sua conivência e cumplicidade com os escândalos do governo Lula, espera-se que a militância oposicionista se rebele contra este vergonhoso adesismo. Que não se esconda atrás do apanágio da "governabilidade". Que não engula os discursos pacificadores que seus luminares partidários começam a emitir. Que não aceite para si aquilo que tanto criticou nos petistas: a defesa cega e sectária de pseudo líderes oposicionistas que já não merecem ser tratados como tal. Para a militância oposicionista serve, agora, o que eu passei os últimos quatro anos dizendo aos petistas: ao invés de virem até aqui me xingar, que batam às portas de seus diretórios, exigindo uma providencial faxina em seus partidos.

10 comentários:

Suzy Tude disse...

Perfeita colocação. E como você disse, a tarefa é árdua, principalmente pela sutileza requerida.
Mãos à obra.
Um abraço

Julia disse...

NG, sutileza é o seu forte.... vá em frente!

nosso apoio 100%!

Marcos V disse...

NG

Muitas coisa importantes. A mais importante é o alerta que você faz sobre >. A Venezuela é logo ali. Também acho que tem gente se enrolando legal. Fazem escândalos por coisa pequenas, mas continuam agarrados a Serra ( ou a Aécio).

Lefebvre disse...

Não sei não, nariz. É presidente de partido, é figuras públicas que deveriam ser representativas. Duvido que os mercenários cedam a pressão. A saída, como sempre, é descobrir e apoiar quem é verdadeiramente oposição. Votar naqueles que querem fazer uma política combativa, dar força pelo voto.

Entretanto, eu agora longe do circuito, nem sem quem seriam essas pessoas. Talvez elas devessem abrir um blog para nos informar. Porque, do jeito que está, a armadilha Chavista vai prevalecer no Brasil.

O problema, antes de apoiar o cara certo, e desencavar o cidadão.

Julia disse...

OLHA OS SINTOMAS!!!!!

Acabo de ver uma reportagem na TV Bandeirantes que me deixou um tanto quanto desorientado.Em um terreno abandonado, situado ao lado de um condomínio vertical na zona sul de São Paulo, pessoas de uma favela próxima começaram a construir seus barracos.
Os moradores do condomínio, desceram de seus apartamentos, homens e mulheres, foram ao terreno e desmontaram os barracos, não permitindo sua construção.
Após a derrubada, juntaram as madeiras e em coro gritavam fogo,fogo, e atearam fogo aos painéis de madeira. Tudo isso foi presenciado pela policia militar que nada fez a não ser evitar a luta corporal entre os dois grupos.
A moradia digna, é direito constitucional e como o resto, não vem sendo observado.
A população de baixa renda necessita de moradias, como qualquer ser humano e devido aos altos custos, cabe ao estado providenciar, como era feito no regime militar através do BNH.
Os sucessivos desgovernos são a origem de quase todos os problemas sociais que explodem aqui e ali.
Fica o precedente perigoso; pessoas de classe média tomando a justiça pelas próprias mãos, na total ausência do estado.Será que a estória acabou aí, com os moradores de favela morando tão próximo?
Os moradores do condomínio alegam que não querem seus imóveis desvalorizados pela presença da favela e os favelados precisam morar em algum lugar.
Isso é só o começo. Quem viver, verá.

Ângelo da C.I.A. disse...

Sinceramente, segue aí meu plano para melhorar o Brasil:
1ºpasso: Usar o PSDB para acabar com o PT ( levando o PMDB junto );
2ºpasso: Usar o DEM para acabar com o PSDB;
3ºpasso: Usar o que restar de não corrompidos para acabar com o DEM;
4ºpasso: Acabar com todos que me ajudaram no caminho... Antes que se corrompam com o próprio poder.
5ºpasso: Acabar comigo mesmo. Já terei virado um grande perigo!

Brincadeiras à parte, a realidade é qeu caminhamos para um pleno acomodamento de forças como na Colômbia: Os terroristas controlam um território, os paramilitares outros, ambos ficam de acordo e fica tudo na paz. Ao menos para eles mesmos pois o povo...

Aluizio Amorim disse...

Nariz: parece que com esses políticos que estão aí e, sobretudo, com este povo cretino e metido a espertinho, pouco se poderá fazer. Ainda assim, assino embaixo o seu artigo. Aliás, tenho dado alguma cacetadas na bandalha da oposição. Lula e o PT só estão lá pela incompetência do governo FHC. Foi o tucanato que pavimentou o caminho do poder para os petralhas. Abs Aluizio Amorim

Oliver disse...

NG:
Sempre concordei com você, mas hoje concordo totalmente com você. Há uma tremenda falta de visão de oportunidade nos políticos. Não andam de ônibus. Não encostam o umbigo no balcão. Por isso não entendem o hiato que existe entre a ofensa e o tapa. Engano dos que acham que o povinho ignorante tem a seita que merece no poder. Está cansando. Não tem encosto pra tanto vigarista. Vai faltar imposto. Vai faltar promessa. Toda seita, política ou religiosa, usa métodos totalitários pra entreter sua militância; precisam de um inimigo. Enxergam em preto e branco. Não vêem matizes, porque não lhes interessa. Ou são militantes, ou inimigos. Mas avaliam mal sua estratégia de dominação. A rejeição é proporcional ao engodo. Cresce na proporção da mentira que pregam. É um erro acreditar que, com a cabeça enterrada na lama, essas avestruzes políticas garantirão sua boquinha. Se há algo de bom em toda essa sujeira é a percepção de que o país precisa de um líder. Esse que está aí é um bufão. Só não foi defenestrado porque o outro lhes pareceu ainda mais bufão, com aquele macacãozinho cheio de merchandising de estatais, lembrando um “burrinho pé-de-chinelo”; sempre disposto a fazer sua lição de casa e chegar mansamente em segundo.

Tunico disse...

NG, você tem razão. Estou também agindo no mesmo sentido. Dedicarei minhas forças a ajudar a oposição a ser verdadeira oposição.Sem oposição não há democracia.

João Bosco disse...

Gostei!
Político só é pressionado por uma coisinha: possibilidade de não ter votos.
Isto apavora um político, coloca os nervos de um partido em frangalhos.
O difícil será convencer uma grande parcela da população. Mas contabilizando um aqui, outro ali, é que se faz uma grande pressão sobre eles.