segunda-feira, 21 de maio de 2007

Uma nova chance: 2010 e a política do feijão com pinga.

A operação Navalha está oferecendo uma nova chance para a oposição.

Para além do provável envolvimento de um ministro de Lula em crime de corrupção - se não me engano, é o oitavo -, a investigação da PF está atingindo também tucanos e democratas. E tem gente graúda na lista, como o governador tucano Téo Vilela e o deputado Paulo Magalhães, sobrinho do senador Antonio Carlos Magalhães.

Seria, pois, a oportunidade ideal para que a oposição fizesse aquilo que se negou a fazer quando, em meio aos escândalos do mensalão, se empenhou para livrar a cara de Brant e Azeredo: uma faxina. Uma faxina daquelas em que a gente sai mais pobre - porém mais limpinho.

Há muita água a rolar sob esta ponte chamada "sucessão". Mas qualquer seja o candidato oposicionista a emergir nos próximos anos, seria maravilho se, juntamente com os partidos que o apoiarão, ele pudesse se mostrar afastado desta fétida lama que cobre hoje a política nacional.

A operação Navalha seria, então, a oportunidade ideal para que todo aquele blá-blá-blá com o qual Fernando Henrique Cardoso nos presenteia seguidamente, através dos principais jornais do país, se transformasse em ação por parte dos tucanos. Seria a chance de ouro para o novo DEM mostrar que sua renovação não é só balela discursiva.

Seria. Mas eu estou inclinada a acreditar que não será. E sabem por que?

Fundamentalmente porque não compensa. Porque a camada da sociedade que se preocupa com corrupção - aquela, que paga a maior parte da conta mediante impostos - não elege presidentes. Já a grande maioria do povo - que paga a menor fatia da conta - mostrou que está se lixando para corrupção quando reelegeu Lula. E é para eles - esta gente ignorante, que não se importa de ser roubada desde que o feijão e a pinga estejam garantidos - que se faz política neste país.

Adoraria esta errada. Comemoria se nos próximos dias os fatos viessem a me desmentir. Mas acho que a possibilidade é remotíssima. O mais provável é que, ao invés de fazer uma faxina, nossos políticos vão é cuidar para que, em 2010, nada possa atrabalhar a politica do feijão com pinga. A bem da verdade, eles já estão cuidando disso.

5 comentários:

Lefebvre disse...

É isso aí!

Cristal disse...

Nariz !!!

"Política do feijão com pinga"(pegou pesado,hem?)
ADOREI!
Quanto a censura elles não desistem,hem?!?!

Julia disse...

Reinaldo Azevedo está certo:"é preciso restaurar o estado democrático de direito na USP". Veja este vídeo sobre uma greve na USP. O texto inicial relata a ação indevida de sindicalistas no campus e a presença da tal "tia da greve" nas salas de aula. É espantoso!
fonte:blog 25

======================

http://www.youtube.com/watch?v=5Mai4S36a4g&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eblogdemocrata%2Eorg%2Ebr%2F

(N.G.: este eu recebi hoje cedo, por e-mail. É impressionante mesmo)

Julia disse...

Caríssima,

Estou à sua disposição para participar do grupo que está sendo criado por vc.

Abração de quem te respeita e admira muito

Oliver disse...

Narizinho, Narizinho.
Quando eu era criança, lá na ditadura, costumava ouvir que o Brasil tinha grandes problemas porque é um país de dimensões continentais. E me perguntava porque o Canadá, com metade da nossa população, e os EUA, com o dobro, não eram. Pura balela que colou pra disfarçar a incompetência política daquela época. Hoje colou dizer que o povinho é ignorante, estúpido e não sabe votar. Eu não acredito nisso. Senão não tinham votado maciçamente no Diego Alemão, minha querida. Se a lógica fosse essa, escolheriam o coubói da vez para perpetuar a malandragem. O problema é que não dá pra distinguir o “bem” do “mal” neste roteiro e na nossa situação política. Se me ofereçem o DEMO como alternativa, eu lembro que é o mesmo partido daquele prefeitinho que gosta de distribuir sopapos e se preocupar com as aparências dos outros. Não dá pra encarar, minha querida. Se você tivesse que escolher entre estrume e excremento, você votava em quem ?