domingo, 10 de junho de 2007

Chauí ensina

Em plena crise do mensalão a filósofa e ideóloga petista Marilena Chauí sugeriu aos seus pares o silêncio. "Há momentos em que o silêncio é o dever de um intelectual" declarou, à época, a musa da esquerda uspiana.

Não há, pois, motivos para que nos admiremos com o silêncio de Lula ao longo deste final de semana. Depois de prometer, de forma um tanto malcriada, que falaria com a imprensa sobre o envolvimento de Vavá com o mundo do crime tão logo chegasse ao Brasil, o presidente recuou. Diante de inúmeras denúncias - basta ler os dois últimos posts para entender que a chapa realmente esquentou - Lula preferiu o silêncio.

Não, Lula não é um intelectual - bem o sabemos. Mas também sabemos que aquela recomendação de Marilena Chauí, há mais de dois anos, tinha nada de intelectualidade e muito de militância. Lula está apenas seguindo o conselho da ideológa: optou, por ora, pelo silêncio que compromete mas não agrava.

Desconfio que se as denúncias continuarem neste ritmo, em breve nós é que seremos convidados a fazer silêncio.

8 comentários:

Oliver disse...

ENTENDENDO A DEMOCRACIA

Nariz, permita-me traçar um paralelo em seu texto, sempre brilhante. Imaginemos que a eleição para prefeito em sua linda cidade seja substituída por um sorteio e que você seja a feliz ganhadora. Você poderá declinar do prêmio, alegando não ser talhada para o cargo. No entanto, o fato de não ter participado de uma campanha pode lhe dar grande independência administrativa. Na primeira reunião técnica, você fica sabendo que a administração municipal pode ser muito mais simples que parece. Há uns quinhentos contratos de prestação de serviços sobre sua mesa; basta renová-los. E pareceres técnicos diversos indicando o que deve ser feito. Aí você se lembra que mora ao lado de uma fábrica de rodas de carroça e outra de válvulas de televisor. Não entende suas existências, mas a razão está ali, diante de seus olhos. Contratos milionários de “prestação de serviços” nessas áreas inexistentes. E você não pode mexer em transportes, coleta de lixo e urbanização, devidamente cartorializados. O que fazer para aparecer ? Alguém traz a brilhante idéia: - você é blogueira, certo ? Então exija que todos os blogueiros de sua cidade reformem suas “primeiras páginas”. Você não gera custos, pois eles recairão nas costas da sociedade e, de quebra, arruma uma nova fonte de receita, com pesadas multas. - Que tal ? Esses são os tais “democratas”; alternativa a toda essa nojeira que estamos vivendo ? Essa é a “nova política” que vamos defender ? Depois ninguém entende porque o apedeuta continua lá em cima, livre, leve e solto, he he he.

(N.G.: Vlady, desculpe, mas não há qualquer paralelo entre o meu texto e o seu. O seu é uma crítica à administração Kassab. Creio que você tem liberdade de fazê-las por aqui sem precisar ver vínculos onde eles não existem né? he he he )

Julia disse...

NG,
li no G1, e ainda estou me recuperando


"Em entrevista coletiva neste domingo (10), o advogado Nelson Passos Alfonso, que defende Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, disse que seu cliente não tem preparo nem nível de instrução suficiente para fazer lobby."


um não tem preparo pra fazer lobby, o outro não tem preparo prá PN!

Cristal disse...

Nariz!!!

Na minha opinião o Brasil liberou geral.Nada mais segura,vamos vertiginosa e perigosamente,
ladeira abaixo.
Estamos a um culionésimo de um golpe.

HUGO AGOGO disse...

O vazamento da operação para o mordomo de Lulla ainda vai render. Palpite meu.

Pet name disse...

A CASA DE TOLERÂNCIA MÁXIMA E A RENÚNCIA DAS PUTAS

Giuseppe Brandoni - 31/05/07

Nariz Gelado, sugiro a leitura do título acima, no blog: http://giusebrandoni.blogspot.com

grace disse...

Estamos mesmo no Inferno de Dante.

Carlos Z O Junior disse...

Lula deve estar lembrando aquele velho ditado: quem muito fala, acaba dando bom dia a cavalo....

Tulio disse...

O quê mais se poderia esperar daquela petralha safada?