quinta-feira, 5 de julho de 2007

Inseticida, água e desinfetante...

Ninguém discute que o Congresso Nacional precisa de uma faxina - e tenho apontado para isto com alguma insistência nos últimos quatro anos. Mas também tenho insistido que ninguém, ao ver imunda a sua casa, pensa em abandoná-la para ir atrás de outra.

Que o leitor fique com o pé atrás sempre que se deparar com um discurso que começa a crescer de forma perigosa e que pode se resumir na indagação "Congresso pra quê?". Que observe quem emite este tipo de discurso - e qual papel desempenhou para que as coisas chegassem onde estão.

Sendo mais clara: os que começam, hoje, mesmo que de forma subliminar, a emitir este discurso da inutilidade do Congresso Nacional são os mesmos que implantaram um sistema de compra e venda de deputados, consagrado como "mensalão". São os mesmo que tinham, até ontem, o "senador- boiadeiro" como aliado - e que patrocinaram não só a sua reeleição à presidência do Senado como, também, as maracutaias ocorridas na Comissão de Ética daquela casa nas últimas semanas. Que a imprensa - a séria - fique muito atenta para isso.

A casa, queridos, é bonita e, uma vez limpa e detetizada, passará a cumprir o seu verdadeiro papel - que, definitivamente, não é o de garantir imunidade parlamentar a quadrilheiros ameaçados pela justiça mas, sim, o de representar a vontade soberana do povo.

Lutamos para ter um Congresso Nacional. É preciso expulsar ratos e baratas. É preciso lavar a podridão ali estabelecida. Abandoná-lo, porém, está fora de questão.

13 comentários:

Flare disse...

Eu não implantei nada, não patrocinei nada e quero ver esse congresso fechado não é de hoje. Aquilo lá só serve para "quartel general do crime organizado".

(N.G.: se você gosta da idéia do PT e seus aliados se perpetuarem no poder; se não dá a mínima para a democracia, vai fundo. Só depois não reclama, tá? Depois, relaxa e goza quietinho)

moita disse...

Nariz

Os caminhos da esquerda

É sempre o mesmo caminho
que a esquerda tem sucesso.
Primeiro cala a imprensa
e começa o retrocesso.
Desarma a população
e depois fecha o Congresso

Moita

E para fechar o congresso, o caminho percorrido foi sempre: primeiro desmoralizá-lo.
O que começaram a fazer com o mensalão, seguindo a estratégia.

Tenho alertado inúmeras vezes.

1 cheiro

(N.G.: eu também, Moita. Tem pelo menos dois anos que aviso. Um cheiro prucê.)

Suzy disse...

Nariz, é isso aí. Faxina, SIM. Demolição do estado de direito (abrir mão de um congresso), NÃO.

marcelo disse...

concordo. tem que fazer a limpeza no congresso. no judiciário. e no executivo.

manter os bons, disciplinar os fracos e expulsar os corruptos e colocar gente boa. no brasil não falta. palavra de quem conhece o brasil do norte ao sul. e países vizinhos. e os eua.

Aluizio Amorim disse...

Certíssimo Nariz. Por coincidência ainda nesta tarde comentei num post sobre o caos do transporte aéreoque entrará em colapso total, que a turma do PT vai solapando a democracia com a desmoralização do parlamento e das Forças Armadas. As pessoas - até mesmo aquelas ditas letradas - não conseguem separar a instituição parlamentar dos homens que a conspurcam. A instituição parlamentar é o esteio do regime democrático. Acabar com ela significa restaurar a ditadura no Brasil. Já pensaram numa ditadura petralha??? Abs Aluizio Amorim

Clau disse...

O Reinaldo Azevedo canta essa bola há muito tempo: cada vez que se desmoraliza o Congresso, Lula ganha mais pontos e segue em frente.
Temos que ter cuidado, melhor com Congresso - ainda que sujo - do que sem ele. Cabe a nós também pressionar pela dedetização (e desratização).
Abraços

(N.G.: é..eu venho cantando há pelo menos dois anos. Abraço prucê também )

Flare disse...

É óbvio que se o Congresso for fechado este governo vai junto, portanto não teremos essa praga desse retirante e sua turma mais solta por ai. Vivi sob a ditadura e sou testemunha de que mais de 90% do povo naquela época não tinham conhecimento de ditadura nenhuma,os milicos eram um bando de broncos com idéias nacionalistas e só se metiam com quem eles achavam que queriam tira-los do poder. Tinha ladrões no governo mas quase todos civis, muitos deles ainda estão por ai. Não prego a volta disso mas não eram tão mal quanto isso que está ai.

(N.G.: você se engana em pensar que derrubar o congresso enfraquece Lula e companheiros. Lider populista que sabe se safar de deníncias como ninguém + classe política demosralizada = ditadura)

jml disse...

NG,

Não é de hoje que eu também defendo esta idéia. Pode até parecer atrativa a idéia de simplesmente fechar o Congresso. Mas ela é EXTREMAMENTE perigosa.

O fato é que o CN precisa ser limpo, sofrer uma faxina geral, mas não ser fechado.

A tripartição de poderes há de sempre existir. Afinal, com todas as mazelas, a democracia ainda é o regime mais perfeito inventado.

Assim, realmente só interessa ao PT - e outros menos votados - a idéia de fechar o CN.

Parabéns pela consciência de suas opiniões.

Ligia disse...

Ah Nariz!
A primeira impressão que tive quando o Bob Jef abriu a boca foi essa, desmoralizar tudo. Conforme as denúncias foram aparecendo me entusiasmei porque só aparecia a podridão deles, o que aconteceu ? Nada com eles e o jogo virou, resolveram colocar todos na mesma panela. Lembra que alguém da polícia federal na época chamou todos de carniceiros e abutres?Fizeram a virada e muito bem orquestrada. Mas cada vez que ouço ou leio aumento para uma categoria imagino que o apedeuta não está tão tranquilo assim, e todo mundo se fartando de aumentos. Tudo me cheira a chantagem no fim, está uma panela de pressão.
Se o Lula fizer o tal de plebiscito é claro que a maioria vai votar contra políticos e congresso.
Eu era guria na época da ditadura e só o que falta agora, depois de velha vivenciar outra.
Sou uma democrata convicta e compartilhamos os mesmos ideais.
Abraços

Gili disse...

É isso aí, NG. Não nos deixemos enganar. Faz parte do roteiro do forum que dizem inexistente.

Oliver disse...

PENSANDO BEM...

Não é de hoje que sabemos que aquele clube de senhores torpes merece uma faxinada. Mas nem só aquele. Aquele outro, da mulher cega com a venda nos olhos e a canga cheia de grana é ainda pior. Uma vergonha, como diria o defenestrado mestre. Passar a limpo nossas instituições, no entanto, será uma tarefa de reconstrução que só poderemos assumir com o fim desse modelito golpista. O apedeuta espera um milagre econômico para legitimar suas intenções, que não virá. Se equilibra entre a vontade de matar a democracia agora e o confortável posto de oposição aparelhada no próximo mandato, de onde julga voltar nos braços do povo em 2014. E o povão, ávido por um patrão, vai cair na lábia do primeiro aventureiro que se vender como tal. Pense, por um momento, naquele outro bocó ocupando aquela cadeira, com seu macacão cheio de adesivos da Petrobrás. Ou então aquele outro, que não açodaria a Rede Globo, mas mandaria tirar todas as placas de propaganda do território nacional. Simplesmente não dá. Eu, que não sou serrista mas também não sou burro, vou só compilando os reajustes do salário mínimo regional, a redução de 12,5% da tarifa de energia, a escopeta, o esfriamento da guerra civil por aqui. Está se construindo o patrão do próximo mandato, querida. Milimetricamente. A revelia da mídia, dita “descolada” e inteligente. Se fosse mesmo, não tava até o pescoço metida nessa lama. Um beijo.

(N.G.: Desculpe, Vlady.. Mas eu não acho que o Alckmin seja um bocó. Acho que ele se recusa a fazer alguns jogos - razão pela qual têm dificuldades políticas e também o meu respeito. .

Coronel disse...

Chegou a hora de mostrar quem é o grande responsável por toda esta lama em que o Brasil está mergulhado, especialmente depois que os criadores do Mensalão e da Coalizão chegaram ao poder, trocando princípios de negociação por corrupção, pura e simples.

O problema é o foro privilegiado, não é o que estão dizendo? E quem é o foro privilegiado? É o Supremo Tribunal Federal!

Se o STF cumprisse o seu papel, condenando os políticos corruptos, as coisas estariam melhores. Não precisamos acabar com o Senado ou com a Câmara. Temos que acabar é com a passividade e a permissividade do STF, o tal "foro privilegiado"que não condena ninguém e, assim, nos condena a viver neste mar de lama.

É este foro privilegiado que deve ser reformado. Porque ele é necessário e fundamental na democracia, tanto quanto o Congresso.

O que seria do Brasil, por exemplo, se os políticos ficassem a mercê da polícia política do Lula, a PF? Seria o caos, a caça as bruxas. Por isso, precisamos do STF.

Mas de um STF republicano, patriota e que trabalhe.

Quero ver a Ellen Gracie com olheiras, estressada, enfartada. E não aquela lady, cheia de delicadeza, que comanda esta verdadeira vergonha nacional que é o STF.

Um beijo. Coronel.

Tunico disse...

Estou de pleno acordo, NG.
Baygon e Racumin neles!