terça-feira, 24 de julho de 2007

"Fora Lula", diz o palhaço a essa altura.

Estou recebendo inúmeros e-mails sobre uma passeata "Fora Lula" a acontecer em São Paulo, no próximo dia 4.

Queiram me desculpar, mas vou ser dura com vocês.

Passeata " Fora Lula" agora? A essa altura do campeonato? Vão conseguir juntar o quê? Duzentas ou trezentas pessoas, como juntavam no ano passado, em manifestações que causavam mais contrangimento do que qualquer outra coisa? Passeata fora Lula para quê? Para dar discurso aos governistas, que não hesitarão em nos acusar de usar politicamente duas centenas de cadáveres?

Sinto muito: a menos que surja uma denúncia forte o suficiente para gerar um processo de impeachment, a hora de pedir "Fora Lula" passou e só volta em 2009. Perdemos este bonde. Lula foi democraticamente reeleito - usando de todos os subterfúgios e malandragens, sim, mas reeleito. Se houve crime eleitoral, provem e denunciem. Mas não vistam a carapuça de golpistazinho latino-americano que a petralha vive a nos oferecer.

Este blog apoiou todos os movimentos e passeatas "Fora Lula" antes da eleição. Mas até segunda ordem - leia-se, mais uma vez, "pedido consistente de impeachment", se nega a apoiar qualquer um posterior a ela. Seguirá denunciando todas as mazelas deste desgoverno sem, contudo, abrir mão da democracia.


O momento, agora, meus amigos,é de lutar por causas específicas. Pela renúncia ou cassação de Renan Calheiros, se quiserem. Pelo fim da CPMF, se concordarem. Pelo esclarecimento dos últimos acidentes aéreos, mais do que tudo. Pelo fim da relação promíscua entre companhias aéreas e orgãos governamentais, imediatamente. Pelo fim deste tratamento de gado pronto para o abate que estão nos dispensando nos aeroportos, agora e pra já.


Querem protestar? Atuem como sociedade civil organizada: façam um boicote e parem os aeroportos por um dia. Mostrem poder de retaliação, dêem prejuízo para as companhias aéreas e deixem que elas voem na jugular do governo, esclarecendo de vez o que está se passando nos bastidores desta crise.

Querem construir uma oposição forte, capaz de chegar a 2010 com poder de mobilização? Pois comecem do zero, elegendo causas que vocês podem ganhar.

Para algo assim terão o meu total apoio. Mas para agir feito adolescentes políticos, reivindicando algo que vocês, leiam meus lábios, não têm qualquer chance de concretizar, não contem comigo.

E, por favor, parem de usar nariz de palhaço em manifestações políticas. Isto significa o quê? Que não basta ser feito de palhaço, mas que é preciso, também, vestir a fantasia como quem grita "eu gosto"?

29 comentários:

pentefino disse...

MAIS QUE PERFEITO!!!

dE NARIZ, BASTA O GELADO...

Peregrino disse...

É isso aí, NG!

Não somos parecidos com essa corja que aí está e com ela não devemos aparentar-nos. Essa tática foi a mesma utlizada pelos PTs da vida e deu no que deu. Cem por cento de apoio ao seu argumento.

Olavo disse...

É isso aí, Nariz.

Ronaldo Camacho disse...

Infelizmente, brasileiro só é eficente na hora de tentar derrubar a diretoria do Corinthians...

Renato disse...

O que falta no Brasil é partido político. Existe demanda para pelo menos um partido conservador e um liberal. Grande parte do povo, não tem em quem votar. Estes partidos poderiam fazer aliança entre sí, e também com pequenos partidos (talvez um católico conservador, um ultra-liberal, e talvez, um partido social-democrata light, desde que rejeite o ideal de controle dos meios de produção pelo estado). Um grupo de partidos assim, atuando diariamente na sociedade, teria mais poder que os partidos de esquerda. Teria de haver um acordo entre eles sobre, no mínimo:
1. Sociedade aberta, inclusive economicamente.
2. Livre expressão de idéias.
3. Não apoiar ditaduras. Seria impossivel um país não ter qualquer envolvimento com ditaduras (a maior parte dos governos no mundo), mas poderia haver um acordo de, independentemente de quem estivesse no poder, não apoiar o endurecimento de nenhum regime, trabalhar por maior abertura em todas as sociedades, condenar sempre o desrepeito aos direitos humanos (de forma PROPORCIONAL ao desrespeito).
4. Contrapor, ao atual ensino pró-ditadura leninista, que impera nas escolas do Brasil, um ensino equilibrado e humano.
5. Apoiar a tradução e publicação de livros que abram o horizonte cultural brasileiro.
6. Opor-se sempre a qualquer aliança com partidos de inspiração marxista ou nazista.
7. Rejeição de sistemas de engenharia social e controle da sociedade por sociedades de elite ou grupos secretos e semi-secretos.

Cris Camargo disse...

Perfeito, Nariz.
Parabéns pela lucidez.

ph disse...

Fora Lula é besteira, mesmo porque os que acusam a "direita"(isso não existe no Brasil) de golpista eram os mesmos "republicanos" que pediam o impeachment de FHC... Mas um dia nacional da vaia cairia muito bem. Seria lindo ouvir 5 minutos de vaias monumentais à incompetência do governo atual em toda e qualquer érea em que decidiram "pensar com os próprios pés" (com exceção, é claro, da arrecadação do partido. "Nunca antes neste país" um partido arrecadou tanto das boquinhas das estatais...ou seriam esTETAIS?)

O Editor! disse...

Perfeito, NG!

Realmente precisamos parar de agir como adolescentes e olhar para as conseqüencias de nossos atos.

Beijos,

O Editor!

Kika Albuquerque disse...

Nariz,

Apoiadíssima!
Chega de pagar mico pra petralha.
A hora é de agir em direções concretas.
Eu estou fazendo a minha parte. Depois te conto.
Se houver algo coletivo que se possa fazer, contem comigo.

Rico disse...

Eu contribuirei com QUALQUER coisa para que essa gente se mexa para acabar com o caos aéreo. E, sejamos sinceros, o Collor nunca foi responsável (por omissão) pela morte de ninguém.

Impeachment não é golpe, está previsto na constituição. Pedi-lo não é coisa de lunáticos, como você faz parecer.

"Não vamos fazer as coisas de afogadilho", quase escuto no teu texto. Se o próprio Collor não tivesse pedido para todos saírem de verde e amarelo numa segunda-feira, os tais caras pintadas nunca teriam existido. Saíram de afogadilho e foram escutados, pois tinha muita gente de saco cheio com a situação.

O momento é outro e a circunstância é outra? Sim e mais grave ainda: Não é corrupção pura e simples, dessa vez é também acompanhada de uma desídia que causou vítimas e continua pondo em risco vidas.

(N.G.: acontece que a passeata do dia 4 não é para protestar contra o caso aéreo. É para gritar "fora Lula". Para protestar contra o caos aéreo não precisa passeata. É só fazer boicote. E você está errado. Eu não estou dizendo "Não vamos fazer as coisas de afogadilho". Eu estou dizendo "cresçam". )

jorge nobre disse...

Bem, se admitimos que Lula fique mais 3 anos e meio, então o melhor mesmo é desistir do Brasil de uma vez.

person araújo disse...

Gosto muito do seu blog mas dessa vez vou discordar de você.

Pode até ser que a passeata seja um grande mico, mas um movimento "Fora Lula" não me parece tão despropositado assim, não. Até acho que politicamente nasce quase vazio. Mas...

Vai dizer que o presidente não é o responsável direto pelas autoridades que deveriam fiscalizar tudo o que diz respeito ao espaço aéreo? Vai dizer que a ineficiência crônica no gerenciamento de seus comandados por parte desse presidente não é uma das causas pelo caos aéreo (e outros caos)?

Na minha opinião, repito que apenas a passeata pode até ser mico mas, se por um ziriguidum qualquer a oposição aprendesse a mostrar o fio da meada entre causa e conseqüência dessa e de outras tragédias (como o recrudescimento da violência organizada, por exemplo), o Presidente Lula seria passível de sofrer um processo de impeachment, processo este, não custa lembrar, tão democrático quanto a eleição que o manteve na Presidência.

é isso.

(N.G.: Person, você tem certeza de que leu o post? Quem disse que Lula não é o responsável?)

Prensada disse...

Acho ridículo esse pessoal que aparece na mídia com nariz de palhaço;
parece que vestiram a carapuça mesmo !
Sem palhaçada: está na hora de protestos sérios contra esse desgoverno. Não estamos mais vivendo em tempos de ditadura militar. Não sei porque brasileiro tem tanto medo de protestar.

Alexandre, The Great disse...

NG. Eu sou contra qualquer manifestação inócua: tipo "pombinhas da paz", "vestidos de branco", "narizes de palhaço". Contudo algo tem que ser feito, e permita-me discordar de vc: lula NÃO foi eleito democraticamente, portanto não será pela via democrática que deverá ser deposto. Se vc acha que o "processo eleitoral brasileiro" é uma forma democrática de nomear representantes, então realmente não tenho o que discutir com vc, afinal, como o próprio "pequeno timoneiro" disse: "a Venezuela é um país onde existe democracia em excesso". Penso que a Física nos ensina algo: a reação tem de ser proporcional a ação e em sentido contrário, senão não irá freá-la. Aceito o contraditório, democraticamente.

janice disse...

Pois eu quero derrubar o Lula, Nariz. E eu lá vou suportar esse idiota por mais 3 anos? Se ele foi reeleito democratimaente, pode ser tirado de lá democraticamente também. Li uma definição de democracia, escrita por um amigo, que não podia ser melhor. Aliás, você deve ter lido também. Ela dizia mais mou menos o seguinte: O bom da democracia, não é o fato de podermos escolher os políticos que irão nos representar, mas sim tirá-los de lá quando pegos com a boca na botija. Se acaba esse mecanismo, é que a democracia não funciona mais, não deu certo. O Brasil morreu. Virou pó. Claro, que nós que somos contra tudo isso, os tais "reacionários", como os lulopetistas adoram nos chamar, preferimos assistir a um bom episódio de Seinfeld. Seu blog é muito bom, Nariz. Leio todos os dias.

cavallieri disse...

Não há partido ou liderança que consiga aglutinar a grande massa de descontentes e indignados. Então as pessoas vão tentando.
Não acho que seja uma armadilha, nem acho que se houver o movimento e for fracassado (poucas pessoas), seja captalizado pelo petismo.
Na verdade são apenas pessoas que estão tentando fazer alguma coisa.
As oposições que se apresentem e façam dos movimentos "coisas" que gerem frutos.

Rico disse...

Talvez um dos "flaws" de um boicote nos termos que você propôs (e que eu também concordo que seja eficaz, se for amplamente adotado) resida no fato de que uma porcentagem importante dos passageiros viaja a trabalho ou negócios: Passagens pagas por empresas, datas que não podem ser movidas, etc.

Por anos a fio fui obrigado a viajar de TAM - que sempre achei boliviana no serviço e no conjunto - por imposição das empresas em que trabalhava. Não acredito que qualquer dos meus chefes concederia um adiamento de uma viagem para contribuir com um "boicote" às companhias aéreas. Não tenho os dados, mas não me surpreenderia se uns 70% dos passageiros de qualquer vôo em qualquer horário estivesse em situação parecida. Ou seja: O boicote acaba se diluindo.

Não acredito que haja muitas empresas mais que seguiriam o exemplo da Rede Record (e nem acredito que a Record aderisse a um boicote total, mesmo que por um dia).

Ah, sim, nariz de palhaço é uma coisa mané mesmo. Pintar a cara também era. Enfim. :)

Clau disse...

Nariz, eu discordo. Acho que QUALQUER atitude contra este governo é bem-vinda. Contudo, acho importante também que os organizadores saibam focar a passeata em questões como a de Renan Calheiros, as relações promíscuas entre o governo e as cias aéreas e outras igualmente escandalosas. É importante saber como brigar, de palavras ao vento estamos fartos.

Hoje no Globo há várias fotos de Lula e seus ministros (novos e ex) rindo, depois daquele discurso de botequim de Lula. Eu não quero mais ouvir tanta estupidez, tanta falta de vergonha, tanto desrespeito; estou de saco cheio de ver meu país sendo governado por um bando de ineptos, irresponsáveis e covardes. Não sou de SP, mas minha janela terá uma bandeira preta dia 4.
Abraços

(N.G.: Cláudia, dei uma tesourada na parte final deste seu comentário. No geral, quando isto acontece, eu simplesmente deleto o commet. Mas como ele é uma crítica a mim, para evitar elocubrações outras, achei por bem mantê-lo. Aproveito a ocasião para pedir aos demais leitores que se contenham um pouco. A expressão da ira é uma arte. Ou se sabe fazer sem causar problemas para si e para o dono do blog, ou não se faz.)

Clau disse...

E detalhe, antes que digam que bandeirinha na janela não adianta: desde o primeiro ano do mandato de Lula que escrevo para deputados, senadores, jornais, etc reclamando e exigindo posturas ativas daqueles que receberam - ou não - meus votos.

Tudo é válido para colocar essa gente para correr Nariz, absolutamente tudo.

Abraços

Oliver disse...

CHAPA QUENTE

Não sei não, mas político brasileiro tem verdadeiro horror ao "clamor das ruas", he he he. Seu post virou uma espécie de "termômetro" dessa crise; muita gente com vontade de expor sua indignação e sem saber direito como. Vem aí uma campanha publicitária com muitos adeptos em favor de um "basta". Vamos esperar sua abrangência. Num país de instituições tão frouxas, tudo é possível. Por via das dúvidas, meu estilingue de abater esquerdatozóides nunca saiu de trás da porta; eu não apostaria meus cinco dedinhos contra os quatro do apedeuta que ele chega inteiro em 2010. E se houver clamor suficiente para chutá-lo, quem somos nós para discordar dessa vontade ? FORA CALHORDAS !!!! TODOS!!!!

(N.G.: campanha publicitária, é? Quem está pagando, Valdy? Algun partido? Conte-nos mais.)

marcelo disse...

com relação ao boicote, sei de empresa multinacional que não está permitindo viagens de avião de funcionários, a não ser em caso extremo. acredito não ser a única.

quanto ao protesto, venho pensando nas quase 90.000 pessoas que vaiaram o simples mencionar do nome do apedeuta. quem o conhece sabe que teve um efeito devastador. e em muitos que o rodeam.

um dos resultados é o pavor do mesmo em comparecer em público, o que já é positivo não ser obrigado a mudar de canal porque estão exibindo imagens desse mau administrador.

Oliver disse...

Como assim, Nariz ?
Você está sempre antenadíssima e duvido muito que não tenha recebido alguma informação a respeito.
Em todo o caso, o barulho na mídia começa amanhã, sexta, 27. O nome da campanha é "Cansei". O grupo se diz apolítico e só a OAB assina o manifesto. O protesto será dia 17 de agosto, um mês após o acidente e pedem um minuto de silêncio às 13h, que será transmitido ao vivo por redes de tv, a partir de uma reunião em frente ao prédio destruído da TAM Express. Me saí bem como foca ?
Um beijo.

Anomimus disse...

Que fossem 50 pessoas e o governo viesse a se valer disso (em razão da incrível repercussão) estaria nos anais que o brasileiro paulistano repudiou na modalidade passeata, num ato mesmo que simbólico sua indignação contra o desgoverno insistentemente chantagista e marketista da apedeutice do retirante que "só ficou bunitu depois de velho" (sic-argh!) mas conservou o caracol no meio dos miolos.

Nessa, NG escorregou.

Anomimus disse...

A propósito, o Jobim não vem escalado como também como advogado do governo ?
Não é indício que o desgaste político com o episódio trágico está antecipando 2010 ?
A iniciativa de passeata em São Paulo vem apartidária, mas pode sim ser canalizada pelo Experto Kassab e se tornar um evento.
O último Roda-Viva dele foi esclarecedor.


Outra, a propósito, o Noblat alterou o sistema de cadastro de comentaristas dificultando o anonimato, NG ?

(N.G.: não sei. Mudou o sistema de cadastro de novo?)

Letícia disse...

Engana-se quem acha que a Política não está em tudo.
Em algum momento temos que dizer chega e se o momento
é esse, que seja. A melhor hora é sempre agora. E se for um fracasso? Eu não tenho medo de ridículo, afinal já tenho como presidente o Lula.

Verdade disse...

Nariz Gelado, eu vou ser duro com você também:

NG:
"Sinto muito: a menos que surja uma denúncia forte o suficiente para gerar um processo de impeachment, a hora de pedir "Fora Lula" passou e só volta em 2009. Perdemos este bonde. Lula foi democraticamente reeleito - usando de todos os subterfúgios e malandragens, sim, mas reeleito. Se houve crime eleitoral, provem e denunciem. Mas não vistam a carapuça de golpistazinho latino-americano que a petralha vive a nos oferecer."

Quer dizer que, Collor recebeu um empeachment sem base nem provas, tudo bem. Lula com família e amigos ideológicos roubando nosso país, daí empeachment necas?
Será que a nobre colega NG sabe que existe um certo fórum (Foro de SP) o qual defende cocaleiros da Colômbia (FARCs) e que agora defende os índios cocaleiros da Bolívia, ambos grupos que vendem drogas para nossos traficantes? Está tudo no link abaixo, no próprio site do governo petista "honesto":
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=5853&language=pt
Se tudo que está escrito aí acima "não é prova gravíssima" contra este partido e esta ideologia criminosa, não sei mais o quê é.
É como meu pai sempre diz: Para os esquerdinhas, nunca valem os fatos, sempre vale a ideologia em si.

(N.G.: Verdade, meu respeito à democracia não lhe agrada? Posso conviver com isso. Mas para criticar é preciso conhecer, de fato, o que tenho feito nos últimos 4 anos neste blog. Você, por favor, dirija-se à ferramenta de busca que fica na coluna da esquerda e procure por termos como Foro de São Paulo, FARC, Cuba, Fidel, Chávez, Colômbia, Bolívia,etc e tal. Procure, aliás, qualquer tema envolvendo o governo Lula desde março de 2003 . Descobrirá que estou nesta luta há bem mais tempo do que você imagina - e que, quando se trata de de combater o lulopetismo, há poucas novidades que alguém possa me contar. Depois conversamos.)

Verdade disse...

Nariz Gelado, de fato seu conceito de democracia não bate mesmo com o meu. Achava que numa democracia o processo de empeachment não deveria valer apenas para políticos de direita. Deveria valer também para os políticos de esquerda quando fazem os mesmo erros. E no caso do Lula, este errou muito mais que Collor. Aliás e falando nisso, não foi o mesmo Lula que agitou o empeachment do Color sem base nem provas? Pois é... que bela democracia é esta em que vivemos onde o mesmo político que processa o outro sem provas não pode ser processado quando comete os mesmos erros do político que ele "julgou", apenas pelo fato deste "coitadinho" ser de ideologia esquerdista.
Apenas ressalto que diferente de você, tomo como bom senso de não culpar você ou qualquer outro brasileiro pelo erro de todo Brasil, tipo, culpar você por um erro que não é seu mas de todo nosso país.
Acorda Brasil: Democracia não é "proteger os erros da esquerda". Foi este tipo de "pensamento democrático" (ô) que transformaram Venezuela, Bolívia e Cuba nas "maravilhas" socialistas que são hoje.

Sobre seus 4 anos de experiência com assuntos sobre o PT neste blog, realmente não tenho tal coisa. Tenho "apenas" 4 anos de experiência com erros do PT seja como contribuinte otário que aconpanha sua mãe em uma fila de INSS para ver a aposentadoria desta e de outros idosos serem negadas, seja como funcionário do dito partido (bem como da CUT). De fato, uma pessoa como eu que estava dentro desta "perfeição" petista não deve saber nada a mais de tal partido do quê quêm gerencia um blog que fala sobre o mesmo. Right?

(N.G.: funcionário do PT, é? Bem, está explicada a sua aprovação do impeachment a forceps - e a sugestão de que um suposto erro no passado deve servir como padrão de conduta. De resto, meus quatro anos de blog não foram alegados para medir o seu conhecimento - mas para sugerir que, ao me criticar,você ao menos saiba do que está falando.)

Verdade disse...

Nariz Gelado, não entendo o porquê sua aversão a minha pessoa por ter dito aqui que trabalhei para o PT e para a CUT. Não é por quê trabalhei para o dito partido que eu concorde com as besteiras defendidas pelo mesmo. Aliás e falando nisso, umas das besteiras defendidas pelo mesmo também é defendido pela senhora, no caso, sobre afirmar que processo de empeachement é "anti-democrático" (golpismo). Pelo que todo mundo sabe (menos você), processo de empeachment é tão democrático quanto votar. Claro, você não pode ser considerado responsável pelas atitudes que o político em que elegeu está tomando. Daí que funciona o processo de empeachment. Isso é democracia o resto é papo furado para cucaracha dormir.


(N.G.: Escute aqui, o "Verdade" - que apelido modesto, não? -, eu não tenho qualquer problema com a "sua pessoa". Não gosto é de gente que:

1. Chega aqui falando do Foro de São Paulo, com pontos de exclamação e sugerindo que eu não o conheço, dando, desta forma, prova cabal de que está fazendo críticas a mim e ao meu blog sem tem o menor conhecimento de causa.

2. Coloca, por má fé ou dificuldades com interpretação de texto, não importa, palavras na minha boca, a saber: JAMAIS DISSE QUE IMPEACHMENT É GOLPE. Disse que um impeachment para se realizar precisa de provas cabais. Se, como você alega, não foi assim com Collor,
é prudente não incorrer no mesmo erro agora.


Finalmente:

A situação do país é séria demais para ficar brincando de fazer impeachment. Ou vocês têm um na mão ou não têm.

A área de comentários do meu blog não é espaço para artigosn - daí que este seu último comentário foi sensivelmente tesourado. Diminua seus comentários ou arrume algum site que acolha suas laudas..

Aliás, nem se preocupe em diminuir os artigos: colaboracionista do petismo é sua mãe e aqui você não comenta mais. )

messias disse...

Vamos la essa historia de fora lula é coisa de pt ,2009 vamos fortaleçer o psdb e os democratas, que estão fazendo a parte deles, o democratas principalmente, esta muito mais corajoso, vamos ajudalos, eles tambem tem propostas como o fim da cpmf, por parte dos democratas e por parte do psdb tem que ser candidato que pode ganhar, o Aécio se quer ir para o pmdb é porque é um traidor, vamos de José serra 2009 gente até la força!