quinta-feira, 26 de julho de 2007

Um sucesso e um fracasso

Olhei agora para o contador que fica bem lá embaixo, no canto esquerdo, para descobrir que este blog ultrapassou há coisa de dois ou três dias, a marca das 300 mil visitas desde a sua fundação.

Considerando que em maio de 2006 atingimos a marca de 100.000 visitas, temos que, embalada pelo processo eleitoral, a visitação praticamente dobrou nos últimos 14 meses. É claro que há períodos mais fracos. Nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a visitação cai em quase 50%. Mas é uma queda geral, que atinge a todos os blogs, embora poucos o admitam - e os números são logo compensados a partir de março.

Agradeço, pois, aos leitores pela preferência, pelas dicas e pela divulgação constante que fazem deste espaço. Só isto explica tamanho sucesso.

O fato é que, conforme a popularidade do blog vai crescendo, surgem questionamentos a respeito de como ele se mantém. E há os que me chamam de "trouxa" - sempre por tabela, é claro - depois de ouvir que não ganho nada com isso. "Que raios de capitalista é você?", me perguntam. Também surgem os que solicitam que o blog amplie sua área de atuação- que eu aumente o número diário de posts, que dê conta de mais assuntos e noticias, já que muita coisa importante passa em branco.

Em minha defesa, pese que isto aqui começou como uma distração, num momento em que me vi longe da família e dos amigos. Foi ficando sério aos poucos - e na medida exata em que os leitores chegavam até aqui para, com críticas ou elogios, valorizar o que eu fazia. Desde então, digo a mim mesma que "o blog não é uma obrigação". Mas, devo admitir: faz tempo que isto não passa de uma mentira. Me sinto mal, em dívida com os leitores, quando as muitas obrigações extra-blog me impedem de postar.

Numa coisa, porém, os que me cobram maior coerência para com o sistema que defendo estão certos: eu não tenho qualquer talento comercial . É claro que eu adoraria que isto aqui me garantisse alguma renda - no mínimo porque eu poderia me dedicar mais tranquilamente a uma atividade que ocupa boa parte do meu tempo e me traz muita satisfação. Mas eu sou aquela menina que voltava com o talão de rifa da escola pela metade, sabem como? Tudo indica que, se depender dos meus talentos, este blog vai seguir sendo um sucesso de público e um estrondoso fracasso financeiro.

10 comentários:

Igor disse...

No que pareçe ser consenso geral, a melhor forma de começar a gerar algum retorno financeiro com um blog é com o adsense do google.

Basta copiar o código que ele se encarrega de buscar anúncios relevantes em relação ao seu conteúdo. Vale a pena dar uma pesquisada.

Tambosi disse...

Parabéns!

Precisamos comemorar com aquele café!!!

Longa vida ao blog.

Marcos C. disse...

Parabéns pela expressiva marca NG, e nós é que temos de lhe agradecer por nos brindar diariamente com seus textos maravilhosos.

Quanto ao fracasso financeiro sabemos que vc faz o blog com paixão e prazer, nem tudo na vida é dim dim.

Um grande abraço.

HUGO AGOGO disse...

Congratulations do veteraníssimo leitor HAGG

Aluizio Amorim disse...

Nariz: meus cumprimentos pela excelente performance do blog. Você faz por merecer. É competente, criativa e original. O volume de leitores que você tem é a prova incontestável do que eu afirmo e assino embaixo. E tu sabes, guria, que o meu bloguinho também tá dando uma bombada? ...hehehe...mas jamais poderei negar que o link com o qual você me honrou quanto comecei a blogar, foi f u n d a m e n t a l! Beijão e sucesso sem limite. Aluízio Amorim

Julia disse...

Nariz

Parabéns,

É o reconhecimento do seu talento, por sinal, sob regime de escassez em Alopralândia.


Abração

Christoph disse...

NG

Parabens. Votamos pq gostamos. Simples assim.

Sugestão...coloque um botão DOAÇÃO com Pay Pal e outros meios de pagamentos.

Para os que doam R$ 10,00 recebem todos seus textos mensalmente em pdf.

Aos que doam R$ 20,00 recebem os textos e um artigo inédito em podcast.

Aos que doam R$ 50,00 recebem o acima mais uma camiseta "Eu vaiei o Lulla"

Explore tb a possibilidade de dar palestras motivacionais em empresas.

Abraço

Christoph

Wakko disse...

Wooooow linda, não fique dando ouvido pras pessoas que falam que vc está fazendo isso de graça ... pois não é ... é uma maneira de vc se expressar.

Oliver disse...

PARABÉNS, VOCÊ ESTÁ CRESCENDO

NG:
Todo mercado de web é mecenizado, o que significa não ser incompetência sua o fracasso financeiro de um blog de sucesso editorial. Você não está sozinha. O problema é que o dono do dinheiro não está na web; ele só manda represententes. Sendo assim, todo blog precisa ser encarado como uma extensão de um trabalho editorial mais amplo. Uma escada. Um portfólio. Sinto que você é resistente a aceitar essa realidade; a grana está em outras mídias que usam a web como uma extensão de seus negócios. Sendo assim, para bancar um blog, você terá que ser jornalista em tempo integral, você percebe ? Participar das “mesas de bar” desses caras, onde são fechados os acordos de mecenato. Circular pela mídia. Escrever nela. Lançar seu personagem em outras esferas, que não a web. Sempre te falei que você deve tratar a NG como um cuidadoso produto de marketing, e não como uma mera diversão. E você sempre desconversou, alegando que NG é uma marca de família, he he he. Brava guerreira. Eu torço por você e acho que está na hora de você ir à luta pelo seu talento. Já passou da hora, inclusive. Pensa com carinho e pára de pensar que estou te patrulhando, he he he. Sucesso, menina !!!

Carl Amorim disse...

NAriz, Parabéns.

É gratificante saber que seus leitores dobraram em um ano. São duas vezes mais pessoas que não votarão no molusco e sua gangue.

Daqui a pouco você vira serviço de utilidade pública.