quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mostra, Jô

Finalmente aconteceu...

Ontem, Jô Soares criticou duramente o movimento Cansei - e as demais manifestações surgidas a partir dele - acusando aquilo que também me preocupa desde o início: a acolhida ao grito "Fora Lula" que é, em essência, golpista o suficiente para alimentar o discurso que o PT vende na praça.

Jô foi didático: "Assim como ficava indignado ao ver outras pessoas gritando 'Fora FHC', não posso aceitar pessoas gritando 'Fora Lula'."

Pois escrevi ao Jô, há pouco, aconselhando-o a buscar alguma cena de arquivo na qual ele apareça condenando o "Fora FHC". Estou certa de que ele não terá dificuldades em encontrar tal coisa para exibir, na próxima semana, aos telespectadores de seu programa. Afinal de contas, foram oito anos de mandato, sob a chuva incessante de gritos golpistas. Tal qual ocorreu ontem, quando ainda nem se encerrou um mês das primeiras manifestações "Fora Lula", em algum momento daqueles oito anos Jô Soares deve ter ocupado parte do programa para dar voz ao seu louvável espírito democrático.

Pelo menos é o que eu espero. E digo isto porque, embora comungue da opinião de Jô a respeito da essência golpista de um "Fora Lula" gritado sem base legal para um impeachment*, outras coisas ocorridas no programa de ontem me preocupam.

Em síntese, Jô abriu a noite dizendo que tem recebido muitos e-mails de protesto contra o fato de que o programa só faz falar mal do governo - e passou o restante do tempo tentando provar, de forma constrangedora, o contrário. De sua parte, além da crítica ao "Fora Lula" - e, mais acidamente, ao "Cansei" - tivemos também uma lista de entrevistados petistas que por ali já passaram, elogios a uma entrevista em que o candidato Lula mostrou-se sensível às questões culturais, mais uma declaração de amizade a Tarso Genro.

Mas o pior, na minha opinão, estava por vir. Ao contrário do que se viu em outras quarta-feiras, Lúcia Hippólito e Cristiana Lobo apresentaram um comportamento totalmente diverso daquele que vinham apresentando desde que o "Meninas do Jô" foi ao ar. A primeira foi especialmente solidária com a ridicularização do movimento "Cansei". A segunda perdeu um bom tempo louvando a nova política do governo Lula para o ensino médio e fundamental.

Até mesmo na análise do episódio Renan Calheiros x Agripino Maia, a sensação que ficou, no final, foi de que o Senado inteiro está mesmo podre. E, em dado momento, Jô deu voz a um discurso petista por excelência "parece que o PT é o alvo simplesmente porque está no poder - e não porque esteja fazendo algo diferente do que todos fizeram quando lá estavam".

Os bons observadores devem ter notado que Lílian Witte Fibe e Ana Maria Tahan, as duas não-globais da mesa de debates, tentaram equilibrar as coisas. Mas elas falaram pouco - e, quando o fizeram, tiveram seus comentários constantemente interrompidos.

Claro está, pois, que a caixa postal de Jô Soares se fez presente no programa de ontem, certo?

Mais ou menos.

Quem acompanha a atividade dos blogs petistas sabe que eles estão, pelo menos desde a semana passada, pregando um boicote aos patrocinadores do Programa do Jô. A exemplo do que fizeram com a Phillips, incitam os petistas a escrever para os patrocinadores do Jô solicitando que os mesmos se retirem do programa e ameaçando com um boicote à marca, caso não sejam atendidos.

Na minha opinião, é isto que está pegando - e não propriamente a caixa-postal do gordo. Diga-se de passagem, o método não é novo: o podcast de Diogo Mainardi foi vítima do mesmo tipo de pressão no ano passado. O próprio "Criança Esperança" é, no momento, alvo de campanha semelhante - e também já acusou o golpe.

Então que fique bem claro: eu defendi que não se gritasse "Fora Lula" neste momento - se não pelo respeito à democracia, pelo menos para não alimentar o discurso do golpismo e para poupar aos participantes de ridicularizações como aquela a que foram exposto ontem, no programa do Jô.

Agora, daí a aceitar que, por pressão de seus patrocinadores - que, por sua vez, estão sendo acuados por petistas - Jô Soares, e as também globais Cristiana Lobo e Lúcia Hippólito, se preste a fazer um teatrinho do tipo "vamos acalmar as coisas", vai uma longa distância. A única postura aceitável para o caso em questão seria Jô falar que o programa está sendo vítima de um boicote descabido por parte dos governistas. Afinal de contas, "ética" e "verdade" têm sido tema recorrentes na pauta do programa - em especial nas quartas-feiras.

Agora que o mal está feito, porém, creio que resta ao Jô mostrar cenas onde ele tenha ocupado preciosos minutos de seu programa para defender a democracia e criticar o "Fora FHC". Esta é, na minha opinião, a única forma de defender o que se passou na noite de ontem. Por isso, vai aí o meu desafio: mostra, Jô!

*Este trecho foi em negrito porque há leitores que têm insistido em não enxergar esta parte dos meus posts.

20 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Eu apoio qualquer manifestação livre de insatisfação do cidadão para com seu governante, seja ela inócua ou eficaz, cada um tem o direito de expressar publicamente sua insatisfação com alguma coisa. Não gosto do mote "Cansei" também, mas participei de algo que denominei "Passeata da Grande Vaia". Não vejo nenhum problema no fato do movimento popular ser chamado de "golpista", seja por petralhas, seja por quem for: afinal cada um pensa da forma que quiser, interpreta como quiser. Apenas não preciso "pautar" minha conduta pela opinião de outros, senão pela minha própria consciência. Paralelamente, embora não seja usuário frequente do transporte aéreo, torço pelo sucesso do "No Fly Day". O único movimento que eu não apoiaria seria um "Fica Lula" (blééé).

Um abraço,

(N.G.: Alexandre, estou curiosa: você leu o post? O que você achou das informações nele contidas? Foram novas para você? Você viu o Jô ontem? Você concorda ou discorda que ele, para ser coerente, deveria mostrar cenas onde aparece condenando o Fora FHC?)

QuincasB disse...

já o fora collor o 1° gordo (sim, há 1ª dama, não há?) considerou mui-to democrático

Peregrino disse...

NG,

Como comentei em um post anterior, o FORA LULA! me causa arrepios pelas lembranças que traz. No entanto, dadas essas tentativas de desqualificação de qualquer movimento anti-governo petista, como sou do contra e não tenho medo de cara feia, vou gritar, agora a plenos pulmões, FOOOOOORA LUUUUUULA! FOOOOOORA LUUUUUULA! FOOOOOORA LUUUUUULA!

Algum petralha vai encarar?

Claudio disse...

Ora, se os ptralhas boicotam os patrocinadores do Jô porque este fala mal do governo, por que a classe média - que efetivamente é o público alvo desses patrocinadores -não boicota os programas onde os apresentadores a ofendem? Deixem que o Jô escolha: agradar os ptralhas ou o público alvo dos patrocinadores?

A classe média tem que parar de financiar essa turma que insiste em esculachá-la!

(N.G.: exato. Só que há uma forma fazer isso. Ir nos blogs petralhas, pegar os endereços de patrocinadores para os quais eles estão escrevendo - e o modelo de texto sugerido - e escrever a eles nos mesmo termos, para que fique claro a que estamos reagindo. Qualquer outra iniciativa é bola fora. Mais tarde, quando tiver tempo, postarei uma sugestão... )

Alexandre, The Great disse...

Li sim, NG. E foi em alusão ao que vc descreve do Programa Jô que comentei. Eu não assisti ao gordo ontem, mas meu comentário foi ao comportamento dele e das duas jornalistas diante do tema. Eu concordo que ele deveria sim ter mostrado imagens de arquivo (caso existam) de alguma crítica que tenha feito, no mesmo diapasão, daquele "Fora FHC" de 2002.

Grande abraço,

marcos ramos disse...

NG

concordo com sua observação sobre escrever para os patrocinadores que estão sendo pressionados pela petralhada.

gostaria que vc postasse por aqui os links, ou endereços de e-mail destes patrocinadores. sei que vc deve estar pensando: mas que cara folgado, pq ele mesmo não procura os links?!?!? mas, uma vez que, há muito, não assisto ao chato do JÔ, portanto não sei quem o patrocina, e muito menos entro em site nenhum ligado a quadrilha do pt, não tenho como descobrí-los, ok?!?!?

escreva um post sobre o assunto!!!

abraço!!

Degauss disse...

Bella mia, não canse sua beleza. Jô não vai mostrar nenhuma gravação onde aparece condenando o fora FHC por uma simples e boa razão: nunca condenou. Aliás, apostaria que ele apoiou o fora Collor. Ademais, quando as esquerdas saem às ruas gritando fora fulano, estão nem aí para a opinião daqueles que acham isto “golpismo” Porque então devemos nos preocupar com o que elas pensam ser “golpismo” ? Vamos ter agora que pedir licença para elas toda vez que formos nos manifestar? Acho legítimo sim demonstrar nosso inconformismo gritando fora lula nas manifestações. Só não vale xingar a mãe dele. Afinal, coitada, não tem culpa do que o filho se tornou.

(N.G.: creio que você não entendeu. O que importa não é a opinião do Jô e nem o Fora Lula. Importa é que ele sucumbiu à pressão dos patrocinadores - que, por sua vez, sucumbiram a ameaça de boicote petista.)

Paulo Afonso disse...

NG

Perfeito; acrescento que estah se apreximando a data de renovacao da concessao ( out/07 )sera que
a Venus de Platina esta maneirando pelo risco que corre???? Eh de se pensar!!!!!
Do que se apresenta - cenario tenebroso - tudo pode acontecer.
Parabens por sua lucidez e competencia reportado nos textos.

Gili disse...

Bravo!, Nariz,

Enquanto assistia, enojada, o comportamento do Jô e suas meninas globais, fiquei me perguntando - a mando de quem Jô Soares fez o que fez, ontem?
Agora, com seu post, está explicado.

Ana Maria Tahan manteve o semblante fechado e a cabeça baixa, durante a ridicularização do movimento Cansei. Lilian, mais adiante, disse com veemência que grilagem de terras significa
r o u b o; e a platéia?... Nada. Sem reação.

Porém: eu gritei Fora Collor!, porque achei que era hora do basta àquelas malfeitorias (e nem sabia que, ao meu lado, estava Linderberg, o futuro prefeitinho do PT - oh! Desgosto!).

Assim, embora concorde com você, grito hoje, com mais intensidade e consciência, FORA LULA!

Para que haja, de fato, base legal para um impeachment, apelo aos jornalistas e blogueiros sérios e honestos: procurem, busquem e apresentem os raios das provas. Não acredito que não haja uma provazinha só.

Um abraço

recasampa disse...

NG, eu gritei, grito e continuarei gritando FORA LULLA. O que há de anti-democrático? Motivos, temos de sobra para pedir o impeachment, o que inexiste é a vontade política da nossa pseuda oposição.

(N.G.: Reca, por mim você pode se esgoelar gritando... A questão agora é outra)

Ruy disse...

Nariz, seus três posts reforçam aquilo que escrevi alhures: os petistas apontam "golpismo" em qualquer coisa. Nas críticas, nos pedidos "consistentes" de impeachment e nos "inconsistentes". Não acho que os antipetistas devam dar a mínima para isso. Se o grito é "fora Lula", que seja -será no máximo um espelho dos oito anos de um "fora FHC" tambpem bastante inconsistente.

E concordo plenamente quanto à iniciativa de escrever aos patrocinadores. Um beijo.

(N.G.: obrigada, querido. Beijos prucê também)

Generico disse...

NG
Parabens pelos seus comentarios, voce esta correta e sugiro Noblat que reproduza seus textos.
Sua denuncia é grave e mostra quem realmente são os petistas.

Porta Torta disse...

Prezada: da minha parte, vc tenha certeza, multiplicação e repercussão de seus alertas eu tento fazer sempre. O problema é que eles são doentes e nós só somos pessoas normais. Tento manter o equilíbrio e não envolver amizades em política. Mas agora acho que devemos ser radicais: fora amigos petistas que não entendem que não vão conseguir fazer lavagem cerebral em mim! Boicote seus amigos petistas você também! Eles ficam igual barata tonta quando não têm algum amigo NÃO-petista para azucrinar!

Carlos Pepelezgal disse...

Nariz .. amiga .. é isso aí.

E o pior .. é que essa confusão toda serve bem para o Lula se vestir novamente de vítima de uma tentativa de golpe. É o seu hobby preferido hoje .. além daquele outro mais reservado .. o da reforma constitucional.

Um beijo. Pepe

Degauss disse...

Entendi sim NG. A menos, claro, que eu tenha desaprendido a ler. Seu post tem claramente duas partes: na primeira, onde você trata da questão “fora lula”, creio ser de sua autoria a afirmação de que “Pelo menos é o que eu espero. E digo isto porque, embora comungue da opinião de Jô a respeito da essência golpista de um "Fora Lula" gritado sem base legal para um impeachment*, outras coisas ocorridas no programa de ontem me preocupam”. Meu comentário teve como pano de fundo e inspiração a sua tese da essência golpista contida na afirmação acima, até o asterisco.

Agora, a segunda parte de seu post, onde você trata das “outras coisas ocorridas no programa de ontem que me preocupam” são outros quinhentos. É preocupante sim que a estratégia que funcionou com o Diogo parece ter funcionado com o Jô. Com uma diferença: Diogo perdeu o patrocinador mas não capitulou. Nem a Veja. Jô, segundo seu post (não assisti o programa), rendeu-se. Será que a Globo capitula sem reagir? Você acha que sim. Bem,...é uma tese....

Vladimir disse...

Nariz,
Por acaso os crimes do primeiro mandato prescreveram? Por acaso a MP que proibia a desapropriação de terras invadidas foi revogada ou está sendo cumprida? E isso não configura prevaricação? Para mim, é óbvio que há base legal para um impeachment. O que falta é apoio popular. Mas, não construiremos esse apoio teclando na internet.
Além disso, o impeachment não é a única saída prevista na constituição. Há também a renúncia. E, ao que eu saiba, suicídio não é inconstitucional. Eu particularmente preferiria a última solução a qualquer uma das anteriores...

janice disse...

Ruy está coberto de razão. Seremos chamados de golpistas em qualquer circunstância. E, não, Nariz, nossas marchas não são como as deles. Não temos dinheiro público para distribuir à ONG´s, MST, CUT e afins. Somos desorganizados, sim. Porém, sabemos o que queremos. Diogo cansou de mostrar provas suficientes para o impeachment, mas a imprensa adesista sempre tratou de desqualificá-las, como já sabemos. Sempre foi mais fácil chamar Diogo de menino mimado. Só que é o menino mimado quem fez a revelação de que Lulinha está sendo investigado por sua Gamecorp. Sabe como é, tráfico de influência, Artigo 332...essas coisas banais. Está bem, você pode dizer que o Lulinha não é o Lula. Mas, irmão e filho investigado em menos de 3 meses...aí tem. Mas, a questão do Jô é muito simples. Aquele debatezinho morno que tem às quartas-feiras é de um amadorismo ridículo. O que é aquela Cristina Lobo, senão uma chapa-branca de mão cheia. A Lilian Wite Fibe quer mostrar indignação, e o máximo que consegue é dizer: "que horror!" O Jô sempre foi esquerdista e petista também. Ficou indignado com o mensalão e todos os descalabros, mas na realidade sempre deu um jeito de alisá-los. Barbara Gancia que o diga. Quanto aos patrocinadores e a Rede Globo, não tenha dúvida, eles ficarão ao lado do poder. Não estou dizendo que a Globo é o "Satanás". Bobagem. Apenas, morre de medo de ser a RCTV da vez. Simples assim. Portanto, Nariz, se ficarmos esperando mais três anos esse governo acabar, corremos o risco de termos como próximo presidente o José Dirceu, que até lá terá conseguido sua almejada anistia. Este é o Bananão.

directriz disse...

Agradável blog.

directrizblog@gmail.com

marcelo disse...

como o joca, tem muita gente fazendo confundir o sentido da manifestação do dia 04 com o movimento cansei.

nada a ver.

e eu não assisto ao joca há muitos anos. nem lembro desde quando.

mas é triste constatar as pessoas seguindo o "voço ghia", amarelando...

Pati Haddad disse...

Bom, não assisto ao Jô porque acordo cedo demais, por volta das 5. No entanto, li seu relato e concordo contigo quanto à decepção de ver formadores de opinião sucumbindo aos golpes dos governistas. Mas, quanto ao Fora Lula, nesse ponto discordamos. Nãi importa que ele tenha sido eleito "democraticamente" para um mandato que só termina em 2010. Como o próprio Lula costuma fazer, vou usar o futebol. Quando um jogador tá mal em campo, a torcida implacável pede sua saída. Pelo bem do time, o jogador é substituído. Aqui é a mesma coisa. Na minha opinião, Lula é péssimo. Não vou descrever todos os motivos, o fato é que, noves fora, a média dele pra mim é ZERO. De fato que muito me agradaria que este senhor fosse defenestrado de Brasília. E a única modesta contribuição que posso dar é dizendo FORA LULA. Espero que você me entenda e não me expulse do seu blog! (risos!)