quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Arapuca

Está rolando a reunião do Conselho de Ética que decide se enviará ou não a proposta de cassação de Renan Calheiros para o plenário. Clique aqui para assistir.


Ao mesmo tempo, também rolam os boatos: parece certo que o processo será levado ao plenário. Mas, prestem atenção, a coisa será encaminhada rapidamente para votação amanhã - tal qual o desejo demonstrado pelo próprio Renan Calheiros que, após aquela visita de Nelson Jobim, pediu agilidade. Só que é uma arapuca: amanhã, a véspera do feriado pode garantir o esvaziamento da sessão - coisa que garantiria, com folga, uma decisão favorável a Calheiros.

Se for esse o caso, aviso que, no que depender deste blog, senador que não comparecer amanhã vai penar eternamente. E esta é, notem, uma promessa apartidária.

10 comentários:

HUGO AGOGO disse...

NG

Senador honesto tem de comparecer e mostrar o voto. Fora disso é pilantra.

(N.G.: mas, querido, na votação do plenário não pode mostrar o voto. Vc mesmo me disse que é quebra de decoro, lembra?)

Alexandre, The Great disse...

O Senado dará "um tiro no pé" caso se concretize isto que vc postou. Se existe algum sentimento, não público pois já não espero isso desses senhores, mas pelo menos de "auto-preservação da espécie", a votação plenária só ocorrerá na semana que vem.

Carlos Pepelezgal disse...

Nariz .. amiga .. isso não é possível !

Será que terão tanto peito assim .. ??

Quero crer que não ..

Beijo .. e conte comigo também, para esculachar esses caras, caso isso aconteça.

Ruy disse...

Nariz, mas, até onde sei, depois do Conselho de Ética, o caso ainda tem de ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário do Senado. Parece mais provável que a votação no plenário se dê na semana que vem, depois do feriado. Um beijo.

Generico disse...

NG sua intenção é boa, mas infelizmente tudo aponta para absolvição de Renan no plenario.
Generico

Ruy disse...

Atualização: a CCJ aprovou a jato hoje, mas a votação no plenário só deve acontecer na quarta-feira. O voto será secreto -é com isso que o Canalheiros conta.

eduardo disse...

quero participar de alguma forma do blog e unir forças às pessoas honestas que trabalham e pagam impostos (caros e não vêm nenhum progresso e muito menos ordem neste País.A propósito, voltando...o impeachment, pode ocorrer sim, pela justiça federal. Depois vai ao senado e camara.
Mas com a força popular e a midia juntas.
A união faz a força.
É só recolher 50% + 1 do eleitorado do município, ou do estado ou do país, e dar entrada no Ministério Público Estadual (para municipios e estados) e Federal (para federal).
Exemplo: COLLOR DE MELLO

Ângelo da C.I.A. disse...

Corrija-me se eu estiver errado, mas eu acho que ausências no plenário prejudicam Renan Calheiros. Porque lá será votado o parecer do Conselho de Ética e a tropa de Renan precisa "derrubar" o voto do Conselho de Ética. Então, a maioria dos senadores precisa votar pelo NÃO, caso contrário, permanece o decidido pelo Conselho de Ética.
A conferir, mas eu acho que é assim.

O Editor! disse...

Eduardo,

Infelizmente (ou felizmente), isso não é verdade. A Constituição determina que cabe exclusivamente à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo contra o Presidente da República, e mediante voto de 2/3 de seus membros (artigo 51, inciso I da Constituição). E cabe exclusivamente ao Senado, segundo o artigo 52, inciso I da Constituição, processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade.

Então não é um juiz de primeira ou segunda instância, ou mesmo um ministro do STJ ou STF quem tem o poder de processar e julgar o Presidente. É a Câmara e o Senado, pois esses são os representantes da população (ou ao menos deveriam ser...)

Abraços,

O Editor!

Sharp Random disse...

Agora, virá... Sarney !?
Putz... e de lembrar que alguns aninhos atrás nem Lula escaparia do aPeTrejamento. Isso é que é varia$$ão de ideal.