quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Lá vem ela

Um ano depois de ser proposta em plenário pelo senador Heráclito Fortes, a CPI das ONGs foi instalada ontem.

Na relatoria - por pressão de Ideli Salvatti que, após a "revolta" do PMDB, passou a achar o indicado inicial, o pemedebista Valter Pereira, "pouco confiável" - fica Inácio Arruda (PC do B-CE). Na presidência, o senador democrata por Santa Catarina, Raimundo Colombo.

É uma escolha para se comemorar. Colombo tem um perfil que lembra muito o de Delcídio Amaral, que tão bem presidiu a CPI dos Correios: sereno o suficiente para não se deixar levar pelo circo. Firme o suficiente para não se intimidar com pressões e garantir que os trabalhos andem a contento.

Faço apenas um alerta ao senador, que ontem fez questão de garantir que não transformará a nova CPI num palco para disputas regionais - uma alusão às investigações que vêm sugerindo que Ideli Salvatti, adversária direta no senador em Santa Catarina, pode vir a ocupar a berlinda.

Concordo que uma CPI desta importância não pode, e não deve, ser influenciada por questões paroquianas. Mas é preciso ter cuidado para evitar o efeito contrário: que o excesso de zelo acabe por atravancar as investigações. Por mais que não se queira colocar Santa Catarina no olho do furacão, há muitas coisas por aqui que exigem um exame mais acurado. Que Blumenau, por exemplo, seja a "capital nacional das ONGS", contando com centenas delas - fala-se em mais de quinhentas.

3 comentários:

Sharp Random disse...

O que me entristece profundamente e diversas vezes me faz recolher a argumentação no auge dos quiprocós é a constatação (novamente ela) de que disperdiçamos energia intelectual e o tempo disponível para o debate com iniciativas da alçada da polícia, da justiça e até de Deus (naquilo que a lei dos homens não impõe) num lamentável descompensação entre o potencial intelectivo dos interessados pelo progresso e a agenda a que somos jungidos.
Ô meu Brasil... ! Ô meu Brasil !!
Nos estão substituindo a capacidade propositiva pela sanha vingativa.
Estão conseguindo nos diminuir o valor e nos misturar ao baixo conceito de suas próprias visões supérfluas e transitórias do que seja a razão da vida e das intituições.
Ô meu Brasil de gente que se fez a si mesma a duras penas e hoje tem o que dizer !
Atentai ao vossos próprios méritos e agregai aos vossos legítimos socos na mesa uma linha na direção da solução para que todos saibam, sempre, que há mais, muito mais em vós do que apenas o desejo de recuperar o poder.
Saúdo a todos que me compreendem a angústia e a você em especial, NG, que não me avalisa mas me respeita.
Creia, é recíproco !
Um abraço.

Sharp Random disse...

Na linha propositiva, meu dever, destaco a incursão de Lúcia Hippólito na Alemanha constatando que o sistema que se aspira, finalmente, para aquele país é o inglês. Distrital puro. Aqui, ouvindo o debate lúcido no STF, constato a corrosão irrecuperável do sistema partidário a demandar coragem rara. O Brasil é maior que seus partidos e o POVO quer voltar a ser uma NAÇÃO.

Verbo Demolidor disse...

Ola NG

O Lulla esta na sua área. Caso ele passe por perto, não esqueça de vaiá-lo.

Estaremos de longe te dando folego.

Abraço

Verbo Demolidor

PS Postei um comentário. que não foi publicado.

Tava ruim demais??