sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Um tucano me entrevista

Está lá, nos comentários do post "Seis engodos"

Cara Blogueira:

Pergunto-lhe: * Emprestaria * sua alma e energia, para participar politicamente do processo em cargo legislativo e/ou executivo?

Se sim, pq e o que fazer?

Se,não, tb pq e que fazer?

Aguardo...

Atenciosamente,

Fernando Câmara


Caro Fernando Câmara,

Minha resposta é "não, eu não seguiria carreira política".

Por quê? Porque a profissão que escolhi me faz muito feliz - e porque eu tenho uma autocrítica monstra, que me leva a pensar que eu seria incapaz de exercer a contento qualquer função legislativa ou executiva. É, eu sei... É uma frescura, se considerarmos a falta de autocrítica da maioria dos nossos políticos. Mas eu teimo em respeitar alguns dos meus princípios.

Então, você me pergunta o que fazer.. Sou obrigada a devolver: em relação a quê? Vamos combinar que, com esta última pergunta, você me deixa inúmeras possibilidades de respostas.


Se você quer que eu redija um programa de governo para o PSDB, vou lhe recomendar que leia o último - aquele que saiu no ano passado e trazia, na capa, "Coligação por um Brasil Decente"... Conhece? Tem meu dedinho lá.

Mas se a sua pergunta é - coisa que eu não acredito - apenas aquela retórica do "pare de criticar e venha fazer alguma coisa", aí você está enrascado, pois seu argumento não pára em pé. Primeiro, pelas evidências que o parágrafo anterior carrega. Segundo, porque, até onde eu sei, qualquer cidadão - esteja ele disposto ou não a se candidatar a um cargo político - tem o direito e o dever de se posicionar politicamente; de dizer, enfim, o que lhe agrada e o que não lhe agrada - mesmo que, com isso, deixe alguns tucanos mais bicudos do que já são.

No entanto, veja você!, embora eu não saiba muito bem o que fazer, sei o que "não fazer". Não sabotar a campanha presidencial do partido só porque o candidato não é aquele com o qual se sonhava, por exemplo. Ou não se acovardar diante de um adversário que joga sujo - leia-se, "não insistir em jogar xadrez em tabuleiro de gamão". Trair milhares de votos oposicionistas para ir sentar-se no colo do governo? Também não se faz. Enfim...Como você pode ver, meus conhecimentos são parcos até para definir "o quê não se faz". Sei apenas aquilo que até o meu afilhado de 7 anos sabe - e que evita porque quer chegar a presidente do clubinho de video-game aqui da rua.

Perceba, porém, que este espinhoso tema - "o que não fazer" - nos leva a uma terceira hipótese para o seu questionamento. Caso tenha sido um convite para filiação ou - sabe-se lá - para uma candidatura, sinto muito. A resposta seguirá sendo não. Antes, o PSDB teria que voltar a ser aquele partido, com espinha dorsal e vergonha na cara, que Mario Covas fundou.

8 comentários:

Sharp Random disse...

Quem quer faz, quem não quer, manda... essa é da vovó da vovó, mas convenhamos, Mário Covas é bom exemplo.

Peço licença para Alertar Totalmente que o proibidão do mensalão já está na web.

Como todas se negaram a publicá-lo, seu autor Ivo Patarra, resolveu colocá-lo na Internet à disposição para leitura on-line ou para baixar.

http://www.escandalodomensalao.com.br/

Julia disse...

O PSDB, morreu no mesmo dia em que foi sepultado Dr.

Mário Covas; restando apenas, flores murchas e

apodrecidas no time , como as que jazem sobre

os túmulos dias após o sepultamento.


Proponho um slogan:

NÃO VOTE EM MORTOS, TAMPOUCO EM MUITO VIVOS, VOTE NO DEM

Marcos V disse...

NG
Eles estão tristes porque perderam uma voz como a sua.
Mas você avisou. E como!
Bem, agora você vai saber que eu também estava lá.
Ouvi aquele seu "bom, dia freirinhas", todo santo dia. E naquela noite depois de um DataFolha quando você nos chamou de "bando de frouxos" também. ;)
Não tenho como lhe tirar a razão.
Um beijo

(N.G.: bah, mas isso não se faz! Agora vou ficar tentando adivinhar quem é você! Uma pista, please.)

CORONEL disse...

Nariz

Eu e a Madona percebemos que a sua ausência não valeu à pena quando vimos que o Serra , no seu comício da vitória como governador eleito em cima da gestão de Alckmin, recusou-se a levantar o braço e fazer o gesto da vitória junto com o candidato à presidente do seu partido. Ou, ainda, quando o Aécio fazia correrias - não carreatas - nas grandes cidades mineiras e mandava os prefeitos do interior de Minas fazerem campanha pro Lula. Ou, ainda, quando o Tasso Jereissatti sumiu e escafedeu-se. Por isso,a Madona e eu não aceitamos mais tucanos aqui por casa. Meto o dedo neles e depois a Madona chama os urubus para comer, porque ela também pegou nojo.

Um beijo

CORONEL

André BH disse...

Olá NG.
Não sabia que você ajudou o programa do Geraldo.
Covas e Montoro estâo fazendo falta.
O PSDB tinha em 1994 todas as condições para realizar o que eles discursam hoje em dia e não fizeram.Além do presidente,eles tinham boa parte dos prinipais governadores(SP,MG,RJ,CE entre outros),maioria na câmara,no senado e no STF.Não sei se faltou coragem ao FHC,ou se foi preguiça de negociar.No primeiro mandato,o PSDB não foi um rolo compressor porque não quis.O segundo mandato foi complicado,houve a morte do Sérgio Motta,que era fundamental,do Covas,que era uma âncora do partido.Ali o partido perdeu o rumo,fechando com chave de ouro com a operação da Poícia Federal acabando com a candidatura de Roseana à mando do Serra.Hoje está bem difícil achar bons nomes.Particularmente prefiro os técnicos como o Anastasia e o Nakano.Vejo os tucanos divididos em grupos:1-Os que batem duro:Sérgio Guerra e Tasso.2-Os bravateiros:Alvaro Dias e Artur
Virgílio.3-Alberto Goldman e Andrea Matarazzo.(que eu gostaria que você os definisse,pois estou aqui pra aprender...)
Tenha um bom fim de semana.

Fernando Câmara Ferreira disse...

Cara Blogueira,

Que este a encontre bem e com saúde.

Agradeço a resposta.

Informo-lhe que os seus textos no blog, fazem parte da leitura do meu dia a dia, pela coragem, inteligência e lucidez com que trata os temas.

Concordo em gênero, número, grau e plural com inumeros dos seus posicionamentos sobre os tucanos.

A falta de auto estima do povo brasileiro, nos faz seguir o badalo do sino (à frente) e de ¨cabeça-avestruz¨. (concorda?) Até quando?

NG, não pretendi ou pretendo, propor-lhe filiação ou candidatura. Não foi este o meu propósito em lhe escrever.

Felicito-a pelo ¨dedinho¨ no programa do PSDB. É um belíssimo programa.

Atenciosamente,

Fernando Câmara Ferreira

Kika Albuquerque disse...

Nariz,

Apesar de não ter estado eu ia lembrar exatamente do que o Marcos V lembrou!
Lembrei de vc contando, e nós tentando entender o que se passava nas cabeças desses abestados.
Adorei sua estada em Sampa, mas estou com o CORONEL: tucano? Chama a Madonna e me traz o saco!
Meu avô usava um ditado que dizia: "Mineiro e Campista? Nem a prazo, nem à vista!"
Eu hoje acrescento: "Mineiro, Tucano e Campista, nem a prazo nem à vista!"

pepino disse...

O PSDB não sabe o que fazer é???Estão pedindo ajuda???
Pois é o FHC se elegeu como um filósofo e com todo seu conhecimento e livros publicados pôs tudo a perder com a coligação com o PFL, pediu para esquecer seu passado e acabou seu governo como um réprobo. Criou um monstro ( lula) e seus candidatos não conseguem ganhar uma do lula por que o PSDB não sabe nunca o que fazer ( nunca sai de cima do muro ) e qdo sai é para dar uma de andorinha( fazer cagada na cabeça dos desavisados).


Não sou petista , xingo cada burrada do lula e dos seus asseclas, mas não voto nunca mais no PSDB enquanto o Serra e o FHC forem vivos.