domingo, 11 de novembro de 2007

Qual é o Peixe?

Desde que descobriu petróleo na costa brasileira, muito antes da era neolulítica, a Petrobras identifica todos os poços e reservas com nomes ligados ao mar.

O primeiro poço, descoberto no Sergipe, em 1968, foi chamado de Guaricema, peixe muito popular na região Nordeste. Depois, vieram Caioba, Camorim, Robalo, Dourado, Estrela do Mar, Jubarte e Mexilhão, entre outros.

Portanto, é de se presumir que a tal Bacia Tupi, que já foi “descoberta” três vezes apenas neste governo, um dia destes vai mudar de nome, para seguir a tradição. E arrisco dizer que não haverá surpresa se Ideli Salvatti, Sibá Machado, Aécio Neves ou qualquer outro peixe presidencial sugerir que a nova bacia preste homenagem ao molusco cefalópede que habita a nossa costa, mais conhecido como lula.

Ainda que politicamente compreensível, a homenagem não seria adequada. Pelo contexto em que a “descoberta” foi anunciada, o nome mais correto seria Baiacu... Ou Coió.

8 comentários:

Aluizio Amorim disse...

HAHAHAH...essa foi ótima Nariz...boa! Fico grato pela dica que vc deixou lá no meu bloguinho, sobre o Aguinaldo Silva que está sofrendo ameaças de morte por parte dos bate-paus da esquerdopatia botocuda. Escrevi um artiguinho e também chamei para o seu blog. Também emplaquei o artigo lá no site do Diego Casagrande, onde escrevo regularmente. Mil obrigados e um beijão pra vc querida amiga. Aluizio Amorim

(N.G.: thanks, Alu. )

Fernando Câmara Ferreira disse...

Um novo vernáculo: neolulítica. Parabéns. O Lulla com a força dos seus quero quero (O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarma quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provova rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina)deste paiz no Congresso e Senado, delira em extase pela mentira contada( Sheik do Petróleo - tenha dó) Que o veneno *destilado* , seja o seu martirio final.

Flamarion disse...

Eu não acredito que eles sejam assim tão insensíveis ao ridículo.

Liliane disse...

NG,
Dê uma passadinho no blog do Nassif.
Desenterraram a história do dinheiro do dossiê fajuto. Matéria tirada do site de um reporter da Globo, o Azenha. Não estou entendendo.

Peregrino disse...

Pô, NG!

Lula não e peixe. Mas... tudo bem! Estrela do Mar, Jubarte e Mexilhão também não o são. Nem são sérios Ideli Salvati, Sibá Machado, Aécio Neves e outros peixes presidenciais, para citar sua terminologia. A propósito, Sibá Machado é o quê mesmo?

Ranzinza disse...

Pela forma como a "descoberta" está sendo tratada e em alusão à profundidade em que estão as reservas, o nome deveria ser Bikini Bottom, lá onde vive o Bob Esponja.

Jorge Nobre disse...

Se for para homenagear o presidente, cabeça-de-bragre é um bom nome.

Cabeça-de-camarão também seria uma boa idéia.

LF disse...

Para lembrarmos sempre de Lula e do PT, o nome do poço deveria ser ROBALO.