segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

REPUBOL.jpg

É claro que o movimento estudantil foi fundamental e merece todo o mérito por aglutinar as forças oposicionistas em torno do "Não". Mas deve-se reconhecer o valor discursivo daquele "Por que não te calas?" do rei Juan Carlos. A ridicularização pública do bufão engrossou o caldo, fornecendo um estímulo extra aos indecisos.

E, antes que me apareça alguém para louvar o "espírito democrático" de Hugo Chávez, é bom lembrar que o anúncio do resultado foi protelado em mais de sete horas - e que só foi feito quando os líderes oposicionistas, impedidos de entrar na sala do Conselho Nacional Eleitoral onde era feita a totalização dos votos, começaram a protestar.

O que aconteceu durante aquelas sete horas, só saberemos se algum governista virar a casaca para lançar um best-seller.

9 comentários:

Paulo Araújo disse...

NG
Como se diz em MG, Núú, Chávez levou um pra trás!

Um alento para os venezuelanos. Uma vitória que põe um freio de racionalidade no paranóico. Não é o fim. É o começo do fim.

De nossa parte, temos que agradecer ao Hugo Chávez pela notoriedade conquistada e que certamente pesou nos acachapantes 65%

PS: E como fica "encuesta" noticiada pelo Noblat e repercutida aqui? Existia mesmo? Se existia, o que mudou em tão curto espaço de tempo de lá para cá?

Stefano disse...

Valeu, Nariz!!! Linda ilustração!! O Chávez amarelou, como já havia amarelado com o Rei Juan Carlos! Não há gente mais covarde (Lulla amarelou com uma simples vaia)!!

Julia disse...

Nariz,



Melhor que isso,

só mesmo o fim da ditadura ignorantalha por aqui, e

a ilustração é adequada ao caso nacional também.

Parabéns!

jorge nobre disse...

Mas não, Chávez não morreu: foi ferido pra valer, mas ainda está vivo.

Agora, das duas uma: ou ele cai nos próximos anos ou ele vira ditador perpetuo.

Eu acho que ele cai. E aposto que a esquerda latino americana não fará nenhum comentário...

(N.G.: mas Jorge, se você acha que ele cai, então concorda comigo - a Rep. Bolivariana está morta. Bjs)

Ruy disse...

Excelente notícia, que melhorou em 100% meu humor, habitualmente inexistente às segundas (se bem que o fim do Brasileiro, com o São Paulo penta e o Corinthians rebaixado, não poderia ter me deixado mais feliz :)).

Mas, Nariz querida, é cedo pra dizer que a tal "república bolivariana" foi pro necrotério. O bufão lá certamente tentará outras manobras para implantar o que ele quer. De todo modo, a rejeição é um sinal mais que auspicioso.

Beijos.

Marcelo disse...

Boa questão. É preciso considerar que a opinião pública muda de lado por um conjunto de fatores. Os mais importantes dizem respeito ao que afeta a população no dia-a-dia. No caso da Venezuela é a falta de alimentos nos supermercados e a crescente desorganização da economia, um paradoxo, pois o país é exportador de petróleo. O cala boca real se somou a esse descontentamento, permitindo enxergar a perda de respeito internacional pelo tirano bufão. E os movimentos de oposição, estudantes inclusos, souberam galvanizar essa insatisfação. Mas, eles precisam manter o ritmo dos protestos, ainda que sob o risco de o déspota endurecer o regime ainda mais, ou provocar uma guerra com vizinhos para se fortalecer, uma espécie de Guerra das Malvinas. Eles estão naquele ponto que estava o PSDB quando surgiu o mensalão: tinham a faca e o queijo na mão, mas não quiseram cortar (ou faltou coragem).
Sds.,
de Marcelo.

jml disse...

NG,

O tal "espírito democrático" nunca existiu no Gorilão.

O que ele tinha mesmo era CERTEZA ABSOLUTA da vitória. Tanto que não só disse que ira respeitar o resultado, mas, principalmente, cobrou DA OPOSIÇÃO idêntica posição.

Só que quis o destino, que gosta de pregar peças em quem se acha Deus, que o NÃO fosse vitorioso.

Estou absolutamente convencido de que o NÃO só venceu porque o gorilão não teve como burlar o resultado.

Mas, quando, a contragosto, viu que tinha perdido, o gorilão mudou seu discurso. Disse que iria respeitar, sim, o resultado. Mas só por enquanto !

Parabéns, Venezuela.

E que ESTE exemplo se espalhe por tantos povos e democracias tão pisoteados: Bolívia, Ecuador, Nicarágua e, por que não dizer, Brasil.

Domingo foi um dia feliz.

Sharp Random disse...

A morte existe é fato. O que não existem são mortos. O monoideismo transforma-os em vampiros dos invigilantes. Portanto vigiai... e orai.

Muriu disse...

NG
Que fim de semana feliz...:
-O time do Apedeuta foi rebaixado
-O muy amigo perdeu o plesbicito
-O povo rejeitou o 3
Fazia tempo que não tinhamos tão boas noticias.
Agora, a escolha entre Serra e Ciro é de lascar!
dois esquerdas-jurassicos, vou de nulo...