domingo, 2 de dezembro de 2007

Perguntar não ofende...

Não é estranho que a pesquisa Datafolha divulgada hoje descarte Geraldo Alckmin da corrida presidencial para 2010?

Me parece uma decisão esquisita, se considerarmos que Alckmin foi o último candidato tucano à presidência - e que, nas urnas, obteve sobre Lula e a máquina eleitoral do Estado uma vantagem ligeiramente maior do que José Serra obtivera em 2002, quando esta mesma máquina estava ao seu lado.

Talvez o Datafolha pudesse argumentar que Alckmin já teve sua vez e não emplacou - ou algo do gênero. Mas então, neste improvável caso, se daria o óbvio: somente o tucano Áecio Neves poderia estar na pesquisa publicada hoje.

Quem sabe foram as declarações recentes de Geraldo Alckmin, descartando que estaria na corrida presidencial de 2010, que levaram o Datafolha a não considerar seu nome? Aí restaria perguntar por qual motivo este critério passou a valer somente agora... Porque, em maio de 2005, Aécio Neves também descartou que estaria na corrida presidencial de 2006. Nem por isso teve seu nome ignorado pela pesquisa que o Datafolha realizou um mês depois.

Portanto, senhores do Datafolha: por qual razão Geraldo Alckmin não foi considerado nos "cenários" que os senhores traçaram para a corrida presidencial de 2010?

15 comentários:

Ruy disse...

Nariz, querida, salvo engano meu -estou sem acesso aos arquivos do jornal agora-, o Alckmin vem sendo incluído nas pesquisas do Datafolha sobre a eleição municipal em São Paulo, em 2008. É ele que lidera as intenções de voto para a prefeitura, aliás. Talvez por isso os "senhores do Datafolha" não o tenham colocado nessa para a Presidência, em 2010, mas acho que só eles podem responder com certeza. Um beijo.

(N.G.: acho que isto não responde a minha pergunta, Ruy. Veja bem: em 21 de fevereiro de 2006, Serra apareceu em ums dos cenários do Datafolha para a corrida presidencial e 25 dias depois, apareceu em um dos cenários Datafolha para o governo de São Paulo.É compreensível já que os dois cenários eram possíveis. Quero saber com base no quê o Datafolha não considerou possível um cenário com Geraldo Alckmin para a presidência. Já que até Patrus Ananias foi pesquisado, não custava nada o Datafolha repetir o método aplicado com Serra em 2006 e colocar Alckmin nas duas pesquisas. Um Beijo)

Ruy disse...

Outra coisa: o Datafolha costuma fazer em bloco pesquisas para vários cargos, e a Folha as divulga em seqüência durante alguns dias. É bem possível, portanto, que na edição da segunda tenhamos uma pesquisa sobre a intenção de voto para os governos estaduais -e talvez, nesse dia ou depois, para as prefeituras. Outro beijo.

Aluizio Amorim disse...

Nariz: parece de Chuchu está fora mesmo dessa parada. Mas o que surpreende é o fraquíssimo desempenho de Aécio Neves. Além disso, sem Lula, o PT pode enfiar a viola no saco. É por isso que estão enlouquecidos e irão tentar manter-se no poder através de um esquema chavista.

(N.G.: sem essa, Alu. O Alckmin foi colocado fora da parada pelo Datafoha. Talvez para não aparecer empatado com o Serra, como na última CNT/Sensus. Bjs)

fatima barroso disse...

Nariz, não dá idéia de jirico.

(N.G.: isso, não vamos falar no Alckmin porque agora é "a hora do Serra", né? Bem... se estivermos falando de trocar beijinhos com Lula ou com o candidato do Lula, tal qual em 2002, de fato: o Serra é o cara certo. )

Coronel disse...

Nariz

É duro para os serristas admitirem que ele tem uma influência acima do compreensível na Folha de São Paulo. Entendi muito bem o seu post. Ficaram com medo de incluir Alckmin na pesquisa pois, com toda a certeza, ele sairia em primeiro lugar entre os tucanos. É duro ouvir mas, se não querem o Geraldo Alckmin, mandem para os Democratas. Seria uma boa para todos.

Beijo do Coronel

Ruy disse...

Nariz, desculpe. Não tenho procuração para defender o Datafolha (muito menos interesse nisso), mas essa ilação "o Alckmin foi colocado fora da parada para não aparecer empatado com o Serra" é algo que você não tem elementos para fazer. Você está chamando o pessoal do instituto de mal-intencionado -e, até onde sei, eles são bastante sérios. Está parecendo petista acusando o instituto (e, por tabela, a Folha) de "serrista". Vá com calma. :) Outro beijo.

(Ah, sim: em fevereiro de 2006, ninguém de fato sabia se o Serra sairia para a Presidência ou para o governo. É diferente de ter uma pesquisa sobre as eleições municipais, em 2008, e outra sobre Presidência e governos, com votação daqui a três anos. Mas pode ser que a Marta apareça na pesquisa para a prefeitura também, o que, claro, torna menos compreensível não incluírem o Alckmin nos cenários da Presidência. Besos, besos.)

(N.G.: Ruy, não há razão para o Geraldo não ser incluído numa pesquisa presidencial hoje. Simples assim. Nem o CNT/ Sensus, do ex-vice de Aécio, deixou de fazer cenários com Geraldo. Portanto, ao não fazer um cenário com o Alckmin, o Datafolha está deixando o seu na reta - e não é preciso ser petralha para fazer ilações neste sentido. Escolhas são escolhas. Cada um que assuma as suas - com as dores advindas das mesmas, inclusive. Só não me venham com desculpas esfarrapadas, que não cola.)

Stefano disse...

...é mesmo...e não senti a menor falta!! Depois da performance bisonha em 2006 ("Bate, doutor!" , "Eu não; estou zen!") , Geraldo Jaquetinha Estatal merece todo o esquecimento. Chega!!

(N.G.: pois é Stefano... Mas o Datafolha não quer saber o que você pensa sobre isso.)

Marcos V disse...

NG, só para variar, mexendo em vespeiro. he he he

Minha linda, é claro que o grupo Folha é serrista - sempre foi. Já esqueceu os ataques que a campanha do Alckmin recebeu, desde o primeiro minuto?

E porque você acha que eles publicaram esta pesquisa logo hoje??? A CPMF vai ser votada nos próximos dias, Serra quer prorrogar e a hipótese dele ser presidente vai ajudar alguns senadores tucanos a virarem a casaca.

CORONEL disse...

Nariz

Geraldo Alckmin foi traído por José Serra em 2006. Na festa da vitória de Serra, que ganhou as eleições em primeiro turno em cima da exelente gestão de Alckmin, pois havia ficado menos de dois anos na prefeitura, ele negou-se a levantar o braço em gesto de vitória, junto com o candidato a presidente do seu partido.

E você sabe que Serra morre de ciúmes de Geraldo Alckmin, taxando-o de "sortudo"por ser o vice de Covas, quando Covas morreu. Mas o que Serra foi mesmo? Que obra ele tem maior do que a de Geraldo Alckmin? O que Serra fez na sua vida que o torne melhor do Alckmin? O Serra tem carisma? O Serra tem um bom visual? Afinal de contas, quem é o Serra?

Eu sei. Serra é o cara que vai perder novamente uma eleição presidencial para o PT. O meu voto não leva. Vejo Dilma Roussef, a ex-trotskista segundo o Financial Times, ser Presidente mas não entrego o Brasil a este ser mesquinho e traiçoeiro chamado José Serra, o que pode existir de pior na oposição. E dá-lhe, Folha! Vocês são serristas mesmo. E o ombudsman pode escrever duzentas laudas, que não há justificativa, a não ser falta de isenção, omissão, irresponsabilidade jornalística.

Um beijo do Coronel.

Pet name disse...

O Serra não tem o meu voto, caso não surja outro candidato que me represente melhor. Votarei nulo, pela primeira vez.

HUGO AGOGO disse...

E ninguém do DEM, principal partido de oposição. Foi uma pesquisa na medida para matar o Aécio de saída. E para deixar Serra feliz da vida (quer que o DEM novamente não lance candidato e apoie o PSDB). Uma pesquisa na medida.

j disse...

Nariz, querida, acho injusto mesmo não ter o Geraldo. Quero muito que ele ganhe a disputa para a presidência, pois acredito que só assim teremos o Chalita como Ministro da Cultura (diversão garantida)e escaparemos, assim, dos mil e trocentos livros ao ano que o Federer tupiniquim escreve. Votei no Geraldo de nariz tapado para tirar a corja do PT, assim como um monte de gente o fez. Se preciso for, voto no Serra de nariz tapado também. O Serra chega a ser mais comunistóide que todo o PT junto, mas ainda assim sou obrigada a considerá-lo melhor que qualquer petista. Não acho que a Folha seja serrista. Bobagem. A pesquisa não foi tendenciosa. Apenas o nome do Serra é bem mais conhecido, convenhamos. Um beijo.

jml disse...

NG,
Desculpe o nada a ver, mas, se o Noblat não tiver feito a maior barriga dos últimos tempos, "foi rejeitada a reforma da Constituição da Venezuela que permitiria ao presidente Hugo Chávez se reeleger indefinidamente, acabava com a propriedade privada e criava as bases para a implantação do chamado 'socialismo bolivariano'".
É ou não para comemorar ?

Sharp Random disse...

Infelizmente o pragmatismo reducionista é o paradigma da lógica salvacionista do Brasil.

Ou se concentra força política mentalizando, fixando e plasmando no povo a idéia de eleições "normais" em 2010 com a saída "obrigatória" de Lula ou o país será encampado no bloco bolivariano sem o processo de depuração normativa que contemple mínimamente os valores do povo brasileiro.

Pelo menos por enquanto. Pelo menos para que se possa estabelecer um freio nas pretensões anti democráticas do PT. Adiante, com o respaldo do reequilíbrio das mentes ordinárias dos nossos parlamentares sem ideais nobres, subornados pelo governo de Lula, talvez se possa redesenhar a disputa juntando o jovem Alckmim ao jovem DEM.

Não seria o cenário dos sonhos... eu heim !

Ranzinza disse...

NG,

Em política, a fila anda.

Não é normal um partido perder com um candidato e relançá-lo na eleição seguinte. Veja o caso de Al Gore.

Lula é que detém, ainda hoje, o título de candidato único do PT. Não é o caso do PSDB.

Assim como não entendo a fixação do Reinaldo Azevedo em Serra, não entendo a sua fixação no nome de Alckmin.

Ele parece estar mais interessado em ser prefeito de SP. Não faz sentido colocá-lo na cédula para presidente 2 anos depois.

Ou ele quer sacanear o povo paulistano, usando a prefeitura como trampolim, assim como fez Serra?