quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Quem é o seu candidato?

O leitor que se assina Sharp Random comentou no post abaixo:

"O oportunismo de um Virgílio, o inconformismo de um Alckmin, uma persistência de Serra, a mineirice de um Aécio contrapostos aos 40 milhões de votos contra Lula, contra o PT e absolutamente saturados da conivência com o governo do crime organizado estão exigindo um posicionamento claro, explícito e publicado.

Os senhores candidatos aos votos ANTI-LULA (sim, pois, agora, decorrida a etapa democrática de provação, não há nome mais coerente a usar) devem opinar sobre MST, Foro de São Paulo, FARC, aparelhamento do Estado, Estatais, Itamaraty, China, Irã, Hugo Chávez, Evo Morales e demais assuntos que os distinguam uns dos outros. A turma quer saber algo concreto sobre o rumo que se dará ao Brasil para decidir se prolonga a permanência dos filhos no exterior ou se vão juntar-se a eles no futuro próximo."

Não são poucas as vezes em que discordo de Sharp Random. Hoje, porém, não só concordo como me atrevo acrescentar que a Veja desta semana traz um quadro com as convicções dos pré-candidatos à Casa Branca. Impressiona, mais do que as opiniões em si, a facilidade com que a editoria da revista conseguiu identificar em seus discursos o posicionamento de cada um deles a respeito de temas importantes para o eleitorado norte-americano.

Se eles vão cumprir ou não o que prometem não vem ao caso agora - até porque a democracia americana tem lá seus mecanismos para lidar com mentirosos. Importa é que a disputa entre eles se dá a partir de posicionamentos muito claros.

Fica, portanto, a sugestão para que a Veja tente fazer um quadro semelhante com os nossos pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Mas tem que ser para valer, ou seja: antes de mais nada, é preciso saber quais são os temas cruciais para o eleitorado brasileiro. Também será necessário ouvir a todos os presidenciáveis - até o Bode Cheiroso, se for o caso.

15 comentários:

Jorge Nobre disse...

Sim, seria uma boa. Mas não se esqueça que os candidatos da oposição não enfrentarão o Lula, e sim o candidato do Lula (eu acho que será Ciro Gomes, que só ganha se a oposição fizer ainda mais besteiras que em 2006). O Lula não conseguirá o terceiro mandato, embora queira muito. E isso fará uma grande diferença.

Sharp Random disse...

Rá. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u364555.shtml

Ou FHC e Bornhausen vão fazer o catalisador dessa frente ampla ANTI-PT ?

É prá ontem, senhores.

HUGO AGOGO disse...

Não vejo no horizonte nenhum candidato (viável)próximo do razoável pelo menos. Serra, Aécio e Ciro, noves fora a rivalidade política, pensam da mesma forma.

marie tourvel disse...

Ei, Nariz, acho que meu tico e teco não estão funcionando. Quem é mesmo o Bode Cheiroso?
P.S.: seguindo seu conselho, mudei a retranca do meu bloguinho. Ficou mais simpático. Obrigada e beijos.

(N.G.: o Bode Cheiroso foi eleito vereador em Pernambuco, no tempo de cédula de papel. Também teve o o rinoceronte Cacareco em Sampa e o carioca Macaco Tião - este último ficou em terceiro lugar para prefeito. Bjs.)

gustavoh disse...

Cara Nariz Gelado, todos os argumentos usados contra Lula e o PT também podem ser usados contra os tucanos e FHC. Assim como tivemos em 2006 40 milhões de votos contra os desmandos do PT, tivemos também 60 milhões de votos contra os desmandos do PSDM/PFL. Ou você vai dizer que não houve desmandos, tráficos de influência, caixa 2, omissões, acobertamento de criminosos, nomeações políticas, nepotismo e compra de deputados durante os oito anos fernandinos? Fale sinceramente, você tem saudades dos tempos que os tucanos governavam o Brasil? Infelizmente (para os tucanos), qualquer termo de comparação entre os dois governos é favoravel ao Lula. Gostaria de perguntar ao Random a qeum ele se refere quando fala de pais com filhos morando no exterios, poxa, deve ser dos 3% mais ricos. É pra essa turma que o governo tem que olhar? Alguém aí já viu a pobreza de perto? Não tô falando de mendigos mas de comunidades inteiras morando em favelas. Quem mora no Sul e no Sudeste não tem noção da verdadeira miséria da maioria do povo brasileiro.

(N.G.: Absolutamente, sim! Tenho saudades de quando os tucanos governavam o país. Mas mesmo que eu não pudesse dizer tal coisa: seria obrigada a achar o governo Lula ótimo só porque os governos anteriores foram ruins? Mas que diabo de noção de cidadania é essa, meu caro? O PT não faz outra coisa a não ser acobertar os crimes dos seus - crimes, aliás, cometidos para perpetuar o mesmo PT no poder... Ou não é verdade que todos os petistas envolvidos no episódio do mensalão reberam, como premiação por serviços prestados, legenda para se eleger no último pleito??
Não tenho procuração do Sharp Random para responder, mas lhe digo que qualquer governo tem a obrigação de olhar para TODOS - e não somente para os pobres. Até porque, dentre os tais 3% estão aqueles que podem garantir empregos àqueles que você prefere que se mantenham de pires na mão,dependentende da bolsa-esmola de Lula.
Por fim, aviso-lhe que nenhuma região do país detém monopólio da pobreza. Creio você anda precisando viajar para conhecer os bolsões de miséria existentes no sul e no sudeste. )

gustavoh disse...

Nariz Gelado, devo dizer que adoro mulheres engajadas politicamente. Apesar de não concordar com sua ideologia, eu te respeito. Eu não disse que o governo Lula é ótimo, apenas que é melhor do que o governo tucano. É claro que poderia ser muito melhor, mas só de começar a corrigir 500 anos de injustiça social ele já merece o meu aplauso. Eu não enxergo uma maneira do Brasil melhorar sem diminuir a desigualdade social. Estado mínimo e terceirização de serviços (bandeiras tucanas) não vão resolver esse problema. Quanto ao bolsa-família (que você diz que é esmola), é como as cotas para negros nas universidades públicas, não são o ideal, mas são, eu diria, um mal nesessário, que todo mundo espera que um dia não seja mais preciso. Mas e até esse dia chegar? Outra coisa, é claro que existe pobreza no Sul e no Sudeste, até em New Orleans e New York tem pobreza. Eu quis falar de cidades inteiras onde as pessoas não tem nem oportunidades de trabalhar (no nordeste seco p.ex.) e as aposentadorias e bolsa-família são o que sustentam essas comunidades. Roubar, todos os políticos roubam (pode ter um ou outro que não), só não concordo de se cobrar do Lula o que nunca se cobrou de outros governantes. Pelo menos agora eu vejo muito mais atividade da Polícia Federal, prendendo quadrilhas que roubavam o estado muito antes do Lula chegar ao poder. No mais, fica um abraço pra você.

Sharp Random disse...

Ao nobre gustavoh que se digna manifestar, com absoluta tranquilidade, sou useiro e vezeiro na ironia e na polêmica.
Se vc. reler apostando no deboche fica fácil depreender que no governo do partido da ética na política não tem prá ninguém.
O ambiente político que Lula e suas revelações de carater implantaram no Brasil lhes confere o título "hors-concours" contra o qual não há senso crítico capaz de debochar.
Temos que nos conformar e nos aplicarmos na picardia para tentar passar a mensagem que sensibilize o leitor já tão embrutecido pela crueza do humor negro que domina as bocas que deveriam dar diretriz ao comportamento do brasileiro.
Para mim fica a sensação do exemplo que vem de cima, do topo da república, contaminar a nossa sociedade em absolutamente "todos" os setores da vida e desdobrarem-se naturalmente incitando o pensamento nacional a vulgaridade que leva a lugar nenhum.
Com FHC esse contágio era mais, digamos, circunscrito.
Mas, vc. tem a sua razão e eu respeito.
Um abraço.

Marcos Ramos disse...

NG

ao meu ver, já que no quesito desmandos e corrupção psdb e pt empatam, está na hora do PSDB ou então algum outro partido explorar este fato do lulla estar fazendo "a revolução" com o nosso dinheiro!!!
como sabemos também que o psdb não vai assumir uma postura "direitista", é uma ótima oportunidade para o DEM assumir de vez a oposição ao descalabro que os psicopatas da esquerda querem implantar na América do Sul.
lulla não caiu por conta do mensalão, não caiu por conta do lullinha, não caiu em tantas outras oportunidades em que caberia o seu impeachment.
mas o comunismo é um monstro que os brasileiros não estão dispostos a engolir.
propaganda batendo e mostrando o que o Forum
de São Paulo pretende para o continente é a única coisa que pode derrubar esta corja que está no poder.

chega de sustentar os delírios dos comunistas do dinheiro alheio!!

marcelo disse...

1. continuo incentivando o voto no menos pior e a seleção se fará naturalmente.
2. polícia federal prendeu mais. sem delongar, quantos foram presos no governo do lulla e quantos continuam presos e por que?
3. fhc não é presidente desde que o iluminado tomou posse. os incautos já tem desde 2003 para avaliar as ações estratégicas desse governico: não tem planejamento a médio/longo prazo, é mais manchete policial do que outra coisa, só adere a coisa ruim (hugo chaves, fidel, evo, farc, forum de são paulo, etc)
4. quando o avião da tam teve o acidente em são paulo o apedeuta não tomou as atitudes imediatas que o caso requereu. assim como quando a bolívia roubou as instalações da petrobras por lá.
a lista é grande. enorme. dengue (herança do serra? febre amarela, meningite,).

Oliver disse...

QUANDO OS GAFANHOTOS INVADIRAM A TERRA

Num comentário entre amigos, colhi uma bela pérola do pensamento político; Universitários só podem ser socialistas, pois não lhes resta outra saída que almejar a rede de TI alheia. Só depois de muitos anos, e um interesse defensável de manter sua rede de relacionamentos, que um profissional está apto a entender o capitalismo e a suposta injustiça social que ele pavimenta. Esses imbecis que chegaram ao poder, comunistas do capital alheio como bem definiu o Marcos aí embaixo, ainda terão alguma sobrevida enquanto existirem energúmenos dispostos ao ridículo de defendê-los, contra todas as evidências. Política não é um campeonato entre quem rouba mais e melhor nem é uma rixa de torcidas. E até para ser ladrão é necessário alguma ética e o empenho da palavra dada. Infelizmente, a falta de educação crônica aliada ao pensamento rasteiro de quem adquiriu privilégios neste câncer político que se instalou por aqui, faz com que alguns brasileiros não sirvam nem para adubo. Definitivamente, 500 anos de injustiça não se consertam com 8 de pura roubalheira e completa incompetência. E se eu tenho dinheiro para mandar 3% dos meus filhos para o exterior, ao menos ele é fruto do meu trabalho honesto e não dinheiro sujo coletado em cuecas. Das duas, uma; ou este honrado senhor tem o cérebro pequeno ou a cueca frouxa. Não há outro motivo lógico para se louvar esta quadrilha.

gustavoh disse...

Nariz Gelado e leitores:
Agradeço a todos que se ocuparam de responder aos meus comentários. O interessante é que o colega Oliver resolve me ofender enquanto apresenta os argumentos mais exdrúxulos que eu li por esses dias. Um cara que escreve: "Até para ser ladrão é necessário alguma ética e o empenho da palavra dada" não merece uma réplica, mas tudo bem, política é emoção. Só esclareço que não sou um petista (ou petralha, se preferirem), nem concordo com corrupção e incompetência. Acontece que nunca esperei que o Lula fosse acabar com a corrupção, nem com o fisiologismo, por isso não estou decepcionado, nem revoltado. Está pra nascer um político que vai mudar a maneira de fazer política no Brasil. Não pensem que sou um impatriota, sou apenas pragmático. Ouço falar de escândalos desde que eu era garotinho, e não apenas no Brasil, mas em todo lugar. Gosto apenas de comparar os feitos dos governos FHC E Lula e tentar entender porque enquanto um aumentava a carga tributária, vendia estatais, arrochava o funcionalismo, fazia empréstimos e mesmo assim o Brasil era totalmente vulnerável e sem crescimento econômico, já agora a carga não sobe (contra números não adianta gritar), os empréstimos foram pagos, salários foram reajustados, não se vendeu estatais e mesmo assim a dívida pública cai (em relação ao PIB), empregos são criados e a economia cresce. Mesmo com o fim a CPMF as contas ainda estão controladas. Não faltou dinheiro no governo tucano, faltaram prioridades. Eu não ligo para o avião novo do Lula (que não é dele), para a empresa do Lulinha (lembro de estórias com a filha do Serra ou com o filho do FHC em Hannover e também não dou pelota) ou para os gastos com propaganda (quem é mineiro como eu vê mais propaganda do governo mineiro do que das Casas Bahia). Eu me importo é com geração de empregos, diminuição da desigualdade, crescimento econômico, soberania e respeito internacionais. Já ficou longo meu post então fico por aqui.
Boa Sorte a todos.

Sharp Random disse...

gustavoh,
uma pétrica seria poliredundante pois foram arquivadas nos anais deste e do blog do Noblat, acho que nem o Coronel teria saco para rebater cada afirmativa falaciosa assim estampada como um tapa de inverter capa e contracapa. Só prá dar uma palinha... a ética do ladrão discreto é deixar pistas mas não procriar pé de chinelo.
Mais uma vez, o desgoverno do PT é "hors-concours".

marie tourvel disse...

Como não caberia minha resposta pro gustavoh aqui, Nariz, fiz no meu bloguinho mesmo. É sempre uma diversão responder para essa gente que sempre diz: "Olha, eu não sou petista". É como naquele velho episódio do Seinfeld: "Não que isto seja um problema".

Helen disse...

Para 2010 temos 02 candidatos fortes:
Geraldo Alckmin e Arthur Virgilio
(Um vice do outro)
É sonhar muito?

Sharp Random disse...

Lula da Silva: Quadro clínico

O café que Lula bebe em seu programa de rádio é "batizado". A recessão americana impõe nova conjuntura e o mais bem informado brasileiro não pode alegar inocência, assim, caminha a passos largos para a "interdição".

Mentiras sistemáticas e Comportamento fantasioso.
Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.

O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.

Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc.

É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais. Isso porque sua personalidade é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, à seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade é narcisística. Esse indivíduo pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

Fonte: PsiqWeb e http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/01/21/ult23u993.jhtm