terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Três exemplos de que eu não entendo nada de política

- Eu ainda acho que Rudy Giulliani será o candidato republicano para 2008. Não há qualquer lógica nesta afirmação. É um pressentimento.

- Eu acredito que, se faturar a candidatura, Barak Obama será massacrado nas urnas. Há alguma lógica nesta afirmação: os americanos podem estar prontos para um candidato multicultural. Um presidente multicultural é outra conversa.

- Eu penso que Geraldo Alckmin deveria deixar a prefeitura de São Paulo para Gilberto Kassab e, ato contínuo, filiar-se ao DEM. Há muita lógica nesta afirmação: é considerável o número de eleitores que, diante da hipótese de votar em Serra ou em Aécio, vão preferir anular o voto. Um candidato bem votado num primeiro turno pode, no mínimo, negociar um ministério no segundo.

15 comentários:

Ângelo da C.I.A. disse...

Somos dois então. Eu sempre pensei neste absurdo, de Geraldo ir para o DEM.
E vou além: Acho que o Aécio Neves deveria ir para o PT, seria aclamado unanimemente como candidato do partido em 2010. O único risco para Aécio é que Serra o siga e roube-lhe a vaga do mesmo PT em 2010.
Eu também torço para que Barack seja o escolhido dos democratas por ser a única chance dos republicanos vencerem.
Já quanto aos republicanos, não torcerei muito por ninguém. Minha candidata nem cogitada foi depois do crescente descontentamento com os problemas no Iraque. Sim, minha candidata republicana seria a Condoleezza Rice.

Sharp Random disse...

O fim da reeleição com a ampliação em mais um ano é o subproduto mais provável da dança dos presidenciáveis. A divisão das forças oposicionistas, a despolarização, a diluição de agenda anti-lulismo/anti-bolivarianismo por arroubos geniais, sacações intempestivas é tudo o que o governo do crime organizado quer para reagrupar e aprofundar as raízes do golpe.
A autofagia voltará fazendo rir às gargalhadas os mentores do top top que, por exemplo, manteve incólume o canal de financiamento político via ONGs. Ou abdica-se da certeza sobre a força de mobilização via Web ou se inaugura a luta fraticida na mesma. As duas coisas juntas se anulam recíprocamente.

reca disse...

NG, concordo com você, principalmente com relação ao Serra e Aécio. E, olha, que sou filiada ao PSDB, mas, pra mim, chegou ao e no fim. Se Alckmin for para o DEM, sigo com ele.

Márcio Guilherme disse...

Arriscarei duas polêmicas:

1. Giulliani é um péssimo candidato. Vê-lo falando de política externa chega a dar pena. Seu grupo político tem aspecto mafioso, e vive envolvido em escândalos. Foram tantos ultimamente que, ao menos no tocante à próxima eleição, dá todo sinal de estar morto. A direita do partido republicano dificilmente o engoliria, também - é católico, de vida familiar complicada, sempre mostrou-se favorável ao aborto, não se opõe à união civil de homossexuais... e por aí vai.

2. Barack Obama é, a meu ver, a estrela do dia. O melhor candidato. Sua vitória fará um bem enorme à GOP, não tenho dúvidas. A única com condições (cada vez menores) de batê-lo é a Hillary.

3. Aposta do dia: John McCain x Barack Obama (com Bloomberg, quem sabe, correndo por fora). Eleição de sonho.

Abraços,
Márcio Guilherme.

Gili disse...

Querida NG, concordo; eu também não entendo nada de política. Kassab na prefeitura e Alkmin - pense, por favor -, já para o DEM.

marie tourvel disse...

Rudy ganha de lavada. Essa bobagem de multicultural não vai dar em nada. Obama perde de lavada em qualquer circunstância. Quanto ao Geraldão... bem, Nariz, sou meio cética com essa gente, já deu para perceber. Beijos.
P.S.: Muito obrigada por visitar e comentar em meu bloguinho. Uma honra ter uma das melhores blogueiras por lá.

(N.G.: Foi um prazer, Marie. Seu texto é ótimo e seu blog é muito interessante.)

Tunico disse...

Eu nem quero saber das eleições americanas. Eles que são brancos e afro-descendentes que se entendam. Mas Geraldo deveria mesmo deixar o PSDB e deixar o turco competir. Nisso eu concordo.

katzo disse...

Estou preocupado se essa e outras manobras não darão a prefeitura ao aloprados e cuequeiros.

liliane disse...

Que engraçado, tenho o mesmo feeling.
Se eu conheço bem aquela gringaiada (sem ofensas), Obama não ganha não.

Quanto à política nacional, no meu tempo de criança minha mãe costumava dizer que coisa muito exposta e usada, vira carne de vaca.

Sharp Random disse...

Corroborando um cenário plausível pelo mal menor e o bem maior.
Sai Lula, sai rapidinho, sem jogadinhas, sem prorrogação.
O continente agradece.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u361507.shtml

HUGO AGOGO disse...

Eu arrisco ainda que Hillary Clinton será a candidata dos Democratas contra Hukabee, Romney ou MacCain (totalmente embolado) pelos Republicanos. Alckmin vai forçar - outra vez - sua candidatura e tornar a eleição imprevisível. Alckmin é um bom adminstrador público, mas também é o pior estrategista de todos os tempos.

cavallieri disse...

Os impostores (favoráveis a mais impostos), Serra, Aécio e outros fizeram com que eu abandonasse a preferência pelo PSDB, depois de uns 20 anos de simpatia e votos.
Geraldo no DEM, seria o melhor para ele e para o País.
Agora, por lá, os Democratas podem perder a eleição mais ganha da história (ainda bem), são tão obtusos quando os dirigentes do PSDB.
São apenas desejos, porque meu medo é que na prática o Geraldo entre na disputa pelo PSDB e mele tudo, de novo.
Mas a visão é pelo menos de esperança.Vamos torcer!

Marcos Ramos disse...

olá, NG!!

em minha opinião, o alckmin deveria ir JÁ para o DEM!!!

e liderar o único partido de oposição a esta quadrilha do pt, consolidando sua candidatura à presidência. eu não voto nem no serra nem no aécio. mas também não vou votar em nenhum candidato apoiado pela SOC.


os americanos, ah, os americanos que se virem por lá...

Jorge Nobre disse...

Giuliani e McCain são dois democratas que por acaso foram parar no partido de Reagan.

Os americanos têm um bom nome para isso: Rinos, ou "Republican In Name Only".

Bem, eu não gosto de Rinos.

Lisete disse...

Embora com alguns dias de atraso, quero manifestar minha concordância com relação ao Giuliani. Ele não só será o candidato Republicano, como será o ano presidente americano. Quanto ao Alkmin ir para o DEM, também concordo, pois só assim não anularei meu voto.