sábado, 23 de fevereiro de 2008

A CPI das ONGs e o bê-a-bá do Senado

A CPI das ONGs está morrendo. Não foi por falta de aviso. Foi por falta de um equilíbrio de forças e, principalmente, de uma oposição que se fizesse presente e com vontade de investigar. Tivessem os senadores oposicionista se empenhado mais na divulgação dos fatos - coisa que este blog vinha reivindicando desde novembro passado (aqui e aqui) - a maioria governista não resistiria à pressão da opinião pública e seria obrigada a aprovar alguns requerimentos.

Agora, a ficar tudo como está, vai ser impossível afastar a sensação que esta CPI morreu porque a oposição quis evitar, dentre outras coisas, que o Comunidade Solidária, de dona Ruth Cardoso, fosse investigado. Por que? Não sei. O que sei é que a oposição afrouxou e abriu mão de ouvir gente como Jorge Lorenzetti e Mauro Dutra - e que a imprensa alega que ela assim agiu para poupar o projeto da ex-primeira dama. Cá estamos nós, de volta à enxovalhada mulher de Cesar: "assim é se vos parece".

Se tudo correr como assinalam as últimas manobras - e a CPI das ONGs foi encerrada sem ter avançado um milímetro - fica para a posteridade a lição duramente aprendida por Raimundo Colombo: quando sabem que uma CPI não vai vingar, quando não têm maioria nem interesse em uma CPI, as velhas raposas deixam que um senador recém-chegado assuma o leme - e, é claro, o ônus pelo fracasso da coisa.

9 comentários:

HUGO AGOGO disse...

Pato novo não mergulha fundo ...

jânio disse...

Lamentável o papel a que se prestou o senador Raimundo Colombo. Por mais que se esforce essa nódoa jamais será limpa do seu histórico. Ora, se de antemão sabia que 'forças ocultas' atuariam para que tudo ficasse como sempre foi, seu dever é denunciar a possível e certa intervenção 'superior'. Parece que resolveu ser o 'cordeiro de Deus'. Pena. Botava fé nele.

Juliana disse...

Peraí? O Colombo caiu de gaiato?
Conta outra!! Tontos não chegam ao senado.

marie tourvel disse...

O bom das CPI's é que elas nos mostram coisas pitorescas. Na das ONG's, tenho certeza que descobriríamos coisas muito interessantes, mas sabecumé, né, Nariz? Está tudo bem, aqui, pelo reino da Dinamarca. Popularidade do Efê em alta, a imprensa chapa-branca não falando nada sobre a Telecom Italia...

Bira disse...

Até o pseudo furto dos laptops serviu de cortina de fumaça..

São Tomé disse...

ESTOU PERDENDO A FÉ EM VOCÊ!

LEMBRA do post Na mosca??

Lá vc dizia: No sábado, este blog publicou o seguinte comentário do leitor Hugo-a-gogo, garantindo que ele não costuma dar barriga:

"Informação de uma árvore de alta copa. Em breve, nas revistas semanais, detalhes do esquema ONG/PT. Será uma forma de tentar furar o cerco do governo em relação a CPI. Aguardemos."

Pois, há pouco, Folha Online e Agência Estado publicaram as declarações do senador Raimundo Colombo, que afirma que a CPI das ONGs será balançada por novos documentos.

Presidente daquela CPI, Colombo afirma que há até deputado federal envolvido com ONGs que recebem recursos do governo sem prestar qualquer serviço. "Nós estamos chegando perto de coisa muito grande. Acho que, ante tantas evidências, qualquer senador sensato aprovará os requerimentos de convocação e de quebra de sigilo", declarou o senador.

A CPI das ONGs, como todo o resto, será retomada em fevereiro, quando terminar o recesso do Congresso Nacional. Até lá, você fica sabendo das novidades através deste blog - e, é claro, de nossos sempre bem informados leitores.


Estava esperando até ontem...De agora em diante, nunca mais!!!

MARCO ANTONIO disse...

Uma pena... essa seria a CPI, com todas as três letras... mas não foi

Filemon Aroeira disse...

Na Bolívia e na Venezuela tem oposição mais séria. Aqui estão recrutando micro-brigadas, os miseráveis e os adolescentes, tudo através de MP e aprovação do Senado - a Câmara é algo indescritível.

Ricardo Rayol disse...

O volume de dinheiro que correu debaixo dessa ponte serviu a gregos e troianos, não é de se espantar, infelizmente.