terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Querem falar de 2010? Então tá.

Na coluna Painel da Folha de S. Paulo de hoje, lemos que o DEM está decidido a apostar todas as fichas em Gilberto Kassab. Caso Geraldo Alckmin vença a queda de braço pela prefeitura, os democratas prometem encaminhar seu garoto prodígio para o governo do Estado em 2010. Estariam, assim, melando aquele que a torcida do Flamengo acredita ser o plano de Geraldo: ter uma crise serrista e renunciar à prefeitura em 2009 para candidatar-se ao governo de São Paulo. “E o Geraldo, à diferença do que se imagina, não conseguirá deixar a prefeitura” – foi, segundo a Folha, o aviso de um “cardeal” democrata.

Uma ameaça

Agora, prestem atenção: os democratas também avisam que, caso Serra apóie Alckmin para a prefeitura, o DEM irá desembarcar de sua provável campanha presidencial. Vou repetir: se José Serra apoiar Alckmin para a prefeitura de São Paulo, terá que enfrentar a próxima corrida presidencial com José Aníbal na coordenação e sem o DEM na retaguarda. [pausa para um acesso de riso, que quase me fez derrubar café no teclado] Mais uma vez: se José Serra apoiar, como é sua obrigação, Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo, o DEM promete que, em 2010, ou apoiará o candidato de outro partido ou lançará candidato próprio.

Como eu não acredito que o DEM, que vem se consolidando tão bem como partido de oposição ao lulopetismo, arriscaria sua imagem para apoiar uma Heloisa Helena, um Cristovam ou um Ciro Gomes – todos intimamente ligados a Lula -, é coerente cogitar que, caso Serra apóie o tucano para a prefeitura de São Paulo, o DEM apresentará uma candidatura própria para 2010.

Seria tão ruim quanto fazem parecer?

Não. Uma candidatura própria do DEM para a corrida presidencial só seria ruim para os tucanos. Mas quem disse que o que é ruim para os tucanos é ruim para o Brasil? Este é um conceito para lá de torto, que tem sido amplamente disseminado por aí. Uma de suas variantes dá conta de que o que é bom para o PSDB é ruim para o PT. Não é verdade - e o episódio da CPMF nos mostrou que, no PSDB, o conceito de " bom ou ruim para o país" varia ao sabor dos interesses do tucano em tela.

Mesmo que não passe do primeiro turno, uma candidatura própria para 2010 só traria benefícios ao DEM. Primeiro porque fortaleceria a imagem de um partido que, desde que passou por uma renovação, está se firmando como oposição a Lula e ao PT - um posto que, consolidado, pode significar pelo menos, sei lá, uns 20 milhões de votos. Depois, pouco importa o número de votos conquistados no primeiro turno: o DEM seria inevitavelmente chamado a negociar para o segundo - numa situação, digamos, muito melhor do que se já saísse aderindo na arrancada ( freirinhas e menininhas de tranças podem pular esta parte). Em terceiro lugar: se quiser sobreviver, um dia o DEM terá que criar seus próprios presidenciáveis - então, por que não começar em 2010, cuja eleição já está praticamente decidida?

É isso mesmo... Não importa o que aconteça: é bem provável que o candidato de Lula* - chame-se ele Ciro Gomes, Dilma Rousseff ou Bode Zé - vai ganhar a próxima eleição presidencial. A hora para tirar o PT do poder, cansei de falar, foi na eleição passada. Agora o PT virou uma espécie de PRI. Quem duvidar está desafiado a me explicar, sem rodeios, todos aqueles mensaleiros eleitos em 2006. Foi o uso da máquina? Pois é... Ela continua nas mãos deles. Foi a economia? Pois é... Ela continua bem, obrigada. Foi burrice, conivência, miséria intelectual de grande parte do eleitorado? Pois é... Este eleitorado continua o mesmo - desde que tenha comida na mesa, pouco, ou nada!, lhe incomoda o "mau uso" do dinheiro público. É feio mas é verdade - e qualquer um que pense o contrário, vai dar com os burros n'água.

Portanto, o melhor que o DEM poderia fazer, agora, é descartar vantagens imediatas e agir para - usemos um termo bem tucano - "pavimentar o futuro". Bater pé pela candidatura de Gilberto Kassab à prefeitura, fazer uma banana para José Serra e começar a construir um candidato para 2010 é o caminho mais acertado para um partido que, creio eu, mudou porque quer crescer. Como Kassab mal dá para a prefeitura de São Paulo, e a "civilização Maia"- Cesar, Agripino** e Rodrigo - não emplaca nem com banda de música, sugiro Kátia Abreu. Mas é só uma sugestão, claro. Como sempre fiz questão de lhes prevenir, eu nada entendo de política.

* Lula e sua Bolsa Família tranferem votos presidenciais, sim, queridos. Se ele ainda não o fez é simplesmente porque ainda não subiu no palanque de ninguém.

** Quem me lê com freqüência sabe que eu muito admiro o senador Agripino. Infelizmente, isto não faz dele um bom candidato.

18 comentários:

marie tourvel disse...

É que você não mora em Sampa, né, Nariz? Aturar a Martona "relaxa e goza" por mais 4 anos é de doer. Tendo a considerar também que uma candidatura solo do DEM seria melhor para o Bananão, mas quem? César Maia? O cara só é bom de blogue, convenhamos. Geraldão se instalar no DEM? Não, pelamordedeus. Nariz, o Serra por mais comunistóide e cretino que seja é o nome que ainda podemos ter um fio de esperança que irá derrotar qualquer candidato do Lula. É o melhor? Claro que não, mas é menos pior e danoso que o quadro que temos hoje. Ah! E Dilma, sem chances. Essa não ganha, não. E não vou dar com os burros n'água com esta afirmação, pode me cobrar.

(N.G.: Exato, Marie. Não moro em São Paulo - embora goste muito daí. Mas não é por isso que eu prefiro pensar no país em detrimento de São Paulo. É porque estamos numa situação em que os interesses de nenhum estado ou cidade podem estar acima dos interesse do país. Vai ver é porque já morei em muitos lugares e perdi as tendências umbilicais. Sobre "quem" seria o candidato do DEM, acho que você não leu meu post até o fim, pois sugeri a Kátia Abreu e deixei claro que "os Maias" não têm chance. Não entendi porque você unsinuou que eu sugeriria o Alckmin no DEM. Outro dia, num post no qual você até comentou, eu disse que a hora para isso havia passado. Quanto ao Serra... Bem... Acho que será um tombo como aquele de 2002. A menos, é claro, que ele receba o apoio do Lula - que elegerá quem ele bem entender. Mas,então, se este for o caso, o PT seguirá no poder - desta vez com Serra. Não deixa de ter sua lógica. O filho pródigo à casa terá retornado. Beijinho)

marie tourvel disse...

Nariz, a parte da Martona foi uma piada, só isso. Com relação ao Geraldo, mesmo já tendo passado do tempo, já escrevi aqui outras vezes o que penso sobre ele, ou melhor, o que não penso. Ele me deixa na dúvida sempre. Não sei se a Kátia Abreu seguraria uma candidatura. Tudo bem, eu entendi a parte em que disse que se o Lula apoiar um poste, ganha, mas tendo a ser meio panglossiana -idiota mesmo. Disse e repito, o Motosserra é muito vaidoso para aceitar apoio do Lula. E não acho que será uma repetição de 2002, não. O discursinho dele é mais esquerdista que o Lula e hoje o careca é bem mais conhecido nacionalmente. Desculpe, Nariz, estou meio perdida mesmo. Até gostaria de ter um partido e candidato para 2010 para chamar de meus, mas não tenho. Triste situação. Beijinhos

(N.G.: não se desculpe, querida. Acabo de postar uns links que eu acho que você vai adorar)

Rico disse...

Afif Domingos. Foi direitinho em 1989, é um ótimo orador e agora tem cara de presidente. :)

http://www.youtube.com/watch?v=GwGpTy-qpAw

HAGG disse...

O DEM ou lança candidato a Presidente ou fecha as portas. Sei que os candidatos a Governador do Partido vão pressionar por um palanque forte (Serra), mas é uma questão de sobrevivência. Não vejo absolutamente nenhuma vantagem em eleger Serra em 2010. Para quê ??? Para permitir a volta de Lulla em 2014 ??? Para prosseguir nesse bi-partidarismo forjado ??? Se o DEM não estiver no segundo turno de 2010, a opção é o voto nulo. Os tucanos que vão pedir votos na p.onta q.ue p.artiu.


NG, em tempo. A última ÉPOCA publicou reportagem sobre ONGs e o INCRA conforme eu havia previsto em janeiro, infelizmente a repercussão na grande mídia foi perto de zero, excessão feita talvez ao blog do Josias. O governo está usando o escândalo dos cartões para abafar de vez o escândalo das ONGs. Só mesmo no Brasil, um País ordinário, muito ordinário.

Sharp Random disse...

O PSDB tem grandes quadros. O PT nasceu na grande São Paulo o que confere uma cabeça-de-ponte para a eternidade mais cedo se conquistar a prefeitura e o governo do estado de SP.
Na posse da locomotiva alavanca outros líderes fragilizados do Foro.
SP é uma trincheira da resistência contra o Foro.
Seu povo tem discernimento acima da média do restante do país, mera questão estatística.
Creio ser mais pertinente uma aliança entre a ala Alckmista e o DEM estabelecendo uma chapa Alckmin-Kassab com o deliberado intuito devidamente explicitado de garantir a continuidade de Kassab na prefeitura e o trabalho incessante por viabilizar a chapa Alckmin-DEM para o governo de SP na sequência.
Entendo que a política mudou muito e o arrojo de posições com uma atitude honesta para com o eleitor paulistano saturado da praxis petista criminosa e ilimitada encontrará apoio e terá sucesso se o Foro for o inimigo comum de longo prazo.

(N.G.: desculpe, Sharp... Mas se "discernimento acima da média" contasse alguma coisa, a região sul - composta por Paraná, Santa Catarina e RS - reconhecidamente a mais politizada do país, não perderia para ninguém. Acho bom a gente não entrar nessa. Ou vou ser obrigada a perguntar que discernimento é esse que pariu Lula e já elegeu Jânio Quadros, Paulo Maluf - e elege e reelege Mercadante e Suplicy? O problema não é "São Paulo x o resto do país", como alguns (os serristas, em especial, posto que temem a traíra mineira) começam a querer postular. O problema é, com o perdão da expressão, a merdalhama que o PSDB anda fazendo no quadro político nacional. De São Paulo que cuidem os paulistas - mas é impressionante que, já por dois pleitos presidenciais consecutivos, tamanho "discernimento acima da média nacional" não conseguiu eleger um tucano paulista para presidente. Deve ser porque, sozinha, a tal locomotiva só apita ...masnão sai do lugar).

HAGG disse...

Vou ao extremo da polêmica para declarar que torço para que Aécio " balada " Neves filie-se de uma vez no PMDB, rompendo com o bi-partidarismo de araque existente no País. Bem conheço os defeitos de Aécio, a quem jamais confiaria meu voto, mas penso que se o PMDB é sempre Governo, porque não entregar logo de uma vez o comando para os peemedebistas, deixando para PT e PSDB a triste tarefa de mendigar espaços ?? Eu quero ver o circo pegar fogo.

Lauro Barbosa disse...

UMA AMEAÇA: O DEMO vai apoiar o Serra em qualquer hípótese. Pode até lançar candidato próprio se o Serra apoiar o Geraldo na Prefeitura. Mas, lembram, O AURELIANO CHAVES foi o candidato do PFL a presidencia e o partido apoiou o COLLOR? Ou seja o PFL é e sempre será a amante do CORONÉ certo.

(N.G.: se assim fosse, o DEM estaria, agora, com o coroné Lula. Mas me parece que quem está se esfregando nele é o Serra. Inté.)

Sharp andom disse...

Tá ótimo.

Inté.

cavallieri disse...

Incrível! Mandei um e-mail ao DEM sugerindo Katia Abreu como candidata para 2010.
Acho que de tanto ler blogs de política, começo a aprender alguma coisa.
Também sugeri que eles tragam o Alckmin para o partido, seria o governador do DEM em São Paulo.
É um bom sinal, haver sinais....

jonh doe disse...

lembrou muito bem o Rico.

Afif Domingos é um nome muito bom para ser consolidado.

E ele deu um baita calor no suplichato, na última eleição para o senado...

jc disse...

Nao voto mais em candidatos do PSDB. Em 2010, se o Serra for o unico da "oposicao", anulo o voto. Dane-se. Se o DEM tiver candidato proprio, voto nele. A KA eh uma boa possibilidade. Nao pra vencer, mas...comecar algo novo. O resto, de fato, ou nao tem chance ou eh porcaria tb.

Sem duvida o eleitorado do sul eh melhor, sabe mais das coisas, mas nunca esquece q aqui em SC conseguimos colocar a Ideli no senado. E o casal LIMA sao deputados...vereadores do PT aqui em blumenau (que ontem vi tomarem uma SOVA do DEM na camara)....ou seja, fezes abundam nas mentes mesmo por aqui.

Serra e GA to fora! nao dah...PSDB nunca mais. E se o DEM nao se transformar em um partido decente, como da sinais que quer, minha cidadania italiana deve ficar pronta em alguns anos ehe.

Jorge Nobre disse...

Não acredito na Dilma, mas o Ciro Gomes pode ganhar, sim.

O Ciro Gomes no poder... Bem, ele continuaria com a política externa do PT. Manteria todos os petralhas em seus cargos comissionados. Talvez aumentasse o tamanho do Estado, porque afinal ele precisa nomear seu pessoal também (talvez não, com toda certeza!). Daria umas migalhas ao MST, como se não bastasse a impunidade desses terroristas (Será que tem outro país democrático no mundo onde os terroristas inimigos da sociedade recebem subsídios da própria sociedade?). E manteria o Meirelles no Banco Central, para alegria do setor financeiro e do capital estrangeiro. Isso, os compromissos que ele assumiria para ser presidente. Assegurado isso, o Ciro Gomes poderia fazer o que quisesse. Provavelmente, muitas obras em seu estado para agradar sua base, e muitas viagens pelo mundo afora, que ninguém é de ferro. Com tudo isso, se não houvesse nenhuma crise internacional o Ciro Gomes não só ganha em 2010 como também em 2014.

Eu fico pensando: quanto tempo pode um país aguentar isso?

marie tourvel disse...

Está certo, Jorge. Posso até concordar que o destemperado do Ciro Gomes fará tudo isso e nós vamos ter que viver com mais estas bananices, mas tem um fator que pode atrapalhá-lo. Justamente seu destempero. Vamos combinar que o cara fala muita bobagem, ele geralmente morre pela boca -esta é minha esperança. Acho que nem o apoio do pai do milionário Lulinha o ajuda.

jc disse...

Ciro Gomes eh a perfeita matemática da soma de MULLA COM COLLOR! Arrogancia do mais novo, estilo playboyzao...vermelho por dentro e corrupto como o mais velho. Estamos perdidos. Num segundo turno entre ele e o Serra, por puro desespero, vou de tucasno!

aluizio amorim disse...

Querida Nariz: sua análise, como sempre, é mais do que perfeita. Meus cumprimentos e um abração.

Oliver disse...

NG, Querida. Vivemos tempos de antíteses intelectuais, onde tudo o que não preto é branco, sem direito à matizes. Tenho minhas restrições em me alinhar com essa direita apenas para combater o lulopedantismo. Aqui, o crime compensa. E como compensa, ele se organiza em seitas, partidos políticos, ONGs e o diabo pintado de amarelo. Qual político mesmo está questionando as regras desse jogo ? Ou todos querem que o partido da vez caia apenas para lá colocar seus próprios ladrões ? Este esquerdismo picareta conseguiu a façanha de parecer mais transparente, porque rouba na cara do povo, à luz do dia, e não na surdina, como todos os outros. O que não dá pra agüentar é um produto de pura propaganda, mal acabado, sem carisma, afeito ao cerceamento das liberdades e conivente com todos os lobbies ser vendido por revistas e blogueiros como a “revelação da nova política”. Faça-me o favor. De nova, esta direita não tem nada. Mudaram só as moscas...

Leonardo disse...

NG, vc não sabe como dói ler essa tua análise. Simplesmente pq tendo a concordar contigo... e isso dói, ahhh e como!!
Embora faça força para recolocar na cabeça a chance de um fim de linha pra dinastia PT, a simples possibilidade de isso nao ocorrer já acaba com meu dia, chego a perder o animo.
Não acho o Serra a melhor opçao, mas como disse alguem em comentario acima, apenas a "menos pior".
Agora, Serra ganhar e deixar a republica sindicalista intacta e instalada em Brasilia será a grande bofetada na cara de quem achou q talvez o país tivesse saída... aí, de novo, perco o animo e começo a me sentir cada vez mais um Andy Garcia numa "Cidade Perdida".

Pet name disse...

Excelente análise. Abraços