terça-feira, 15 de abril de 2008

Mentira, teu nome é legião

Agora que a Polícia Federal começa a concluir que a Casa Civil fez mesmo um dossiê - posto que não seguiu os padrões técnicos para um banco de dados - podemos entender melhor aquela declarações de Tarso Genro no final da semana passada. Provavelmente, o ministro da Justiça já fora informado pela própria PF de que a cobra estava prestes a fumar - daí que tenha se dado ao vexame de afirmar que não é crime o governo fazer dossiês com fins políticos; o crime seria divulgá-los.

A despeito das desculpas de Tarso Genro, contudo, o leitor pode estar tentando adivinhar qual será a próxima versão oficial para o caso...

Nem se dê ao trabalho. Será uma versão mais bem acabada daquela lançada pelo ministro da Justiça. E já está na rua, senhores. Porque se é verdade que a assessoria de imprensa da Casa Civil não retornou as ligações da Folha de S.Paulo até o fechamento da edição que circula hoje, também é verdade que a própria matéria da Folha já traz a nova versão: "Reportagem da Folha informou que o Planalto cogita admitir publicamente que fez um dossiê para comparar gastos do casal FHC com os gastos de Lula e Marisa Letícia para se prevenir contra eventuais revelações incômodas da PF".

Eu acho que o governo vai se enrolar de novo. Pois só haveria uma forma de fazer este comparativo: se houvesse um dossiê das despesas de Lula e Marisa - o mesmo tipo de despesas, notem bem, de gastos com bebidas alcoólicas, entradas de cinema etc e tal. Se existisse, tal dossiê deveria estar em um daqueles computadores apreendidos pela PF, certo? Mas, até agora, não ouvimos falar de nada parecido com isso.

Ainda assim, qualquer que seja a versão, está ficando cada vez mais difícil escapar ao fato de que só há uma forma de se fazer uso velado de dossiês em "caráter preventivo": praticando ou, no mínimo, planejando praticar extorsão - aquilo que o Huaiss define como " ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa, lucro" e que está previsto no artigo 158 do Código Penal como "constranger alguém a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa".

Como já disse Lula em certa ocasião, o problema de mentir é que uma mentira provoca outra, e outra, e outra. Seu pessoal, porém, parece não ligar. Talvez porque sejam adeptos daquela outra máxima, que diz que uma mentira repetida mil vezes pode torna-se uma verdade.

3 comentários:

gabiru disse...

torNAR-se extorsão é pouco provável. Como o governo tiraria dinheiro de fhc, ou cobraria alguma não-denúncia? Se o de fhc está registrado, então o de lula tb estaria, é um ponto. MAs lula foi pego com o tal dossiê, fhc não, e fica péssimo tanto defender acusando a indecência dos outros, quanto acusar somente caso o escroque seja A ou B - tem sido assim com lula tb, lembre que o mensalão tb foi introduzido como 'novidade', sem nunca ter sido invenção do PT - ou antes as votações no congresso eram limpas? Porém, é exagero pensar que há proteção ao psdb por parte da mídia, talvez seja somente a PF que está ficando mais eficiente [mais autônoma]- o que antes se sabia por especulação, agora sai em grampos telefônicos, documentos.

Piada Pronta: E o operário comparando as contas com o neoliberal? [NT.: para a direita operário soa mal. para a esquerda, neoliberal]

Paulo Afonso disse...

Esta nova versao a que se refere ja foi utilizada pelo PTarso no CANAL LIVRE do ultimo domingo.

ET. NAO CONSEGUI ASSISTIR A TODOS OS BLOCOS DO PROGRAMA DEVIDO A NAUSEAS.....

paschoal disse...

É uma das regras, se não a principal, mentir mentir e mentir, está lá na cartilha de Göebells.
Mas nossos petralhas além de mentir contam com a certeza absoluta da impunidade.
Por isso se sentem tão à vontade na lama.