quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fracasso que mata

O Brasil é, hoje, o país com o maior número de mortes por gripe A no mundo.

Vou repetir: o Brasil é o país com o maior número de mortes por gripe A no mundo.

E nem adianta torturar os algarismos para apresentar o percentual de óbitos em relação à população de cada país porque isto não muda o fato de que, veja só!, o Brasil é o país com o maior número de mortes por gripe A no mundo.

É uma demonstração clara de que a política de combate à doença adotada pelo governo Lula fracassou. Fracasso que, só para deixar claro, permite que a gripe A mate mais no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo.

9 comentários:

Raphael disse...

Mas na TV ele diz que a saúde (sitema de saúde) nunca esteve tão bem!

Ele vai usar isso como argumento pra vender a CSS (CPMF de roupa nova) pra opinião pública.

PS: Lembra que com o fim da CPMF aumentara o IOF? Vão reduzir o IOF? Ou mais uma vez cada diminuição que não há (já que extinguiu a CPMF mas aumentou o IOF) precede um aumento REAL?

pimentel disse...

Longe de mim ser advogado deste ou qualquer governo. Mas só uma análise muito tortuosa para não enxergar que faz toda a diferença falar em números absolutos e em taxa de letalidade. Neste ranking, o Brasil está em sétimo. É bom ? não,não é.Mas tampouco o número absoluto é suficiente para demonstrar um fracasso no combate à nova gripe. Só para contribuir para o debate , vale ficar atento à chegada do frio e à volta às aulas no hemisfério norte. Na Inglaterra,a coisa está pra lá de confusa e o NHS, enxuto e repaginado recebe críticas de todos os lados. Nos EUA , a previsão oficial é que o número de mortes bata na casa dos 30 mil até o final do outono deles. Ou seja, esse governo Lula merece apanhar muito, por uma série de patuscadas, mas não creio que seja o caso na questão da gripe.

Diogo Biuspo disse...

A saúde no Brasil tem sido uma verdadeira piada desde a eleição do Lula. Não que antes fosse uma maravilha, mas pelo menos se via alguma evolução.
Hj, com o incompetente (para dizer o mínimo) do Temporão, a saúde pública estagnou (isso se não tiver piorado).

Igor Coura de Mendonça disse...

Só pra comentar que eu não concordo com o tamanho desta acusação de jeito nenhum!!
Existe tantas outras variáveis envolvidas, e tem tão pouco que um governo pode fazer para evitar esta quantidade de mortes.

João Marcos disse...

Ó.. eu recomedaria esperar até o meio do inverno no hemisfério norte para soltar uma acusação dessa...

ou anti-lulla ferrenho e de carteirinha, eme considero a oposição silencisa que vc mencionou em um outro post, mas tenho que ser justo e me posicionar neste caso.

O proprio governo ingles previu que o numero de mortes na Inglaterra,deve chegar a 19 mil ao fim de abril/2010.

E nos EUA, preve-se mas de 90 mil mortes. Acho que nossos parcos 500tinhos no final do inverno daqui de baixo não vão dar nem pra cosquinha.

Continua sendo uma tragedia, mas ja fala o ditado popular... "Uma morte é uma tragédia... 1.000 morte são estatística"

Cristal disse...

Caríssimos!

Quando chegar o inverno no EUA não acontecerá naaaaaaaaada porque lá o governo já tem pronta a vacina que começa a ser aplicada em outubro.

Ôooo da cosquinha,a diferença é que lá tem governo, aqui temos desgoverno.

Assino embaixo, Nariz.

Annie disse...

A verdade é q tudo sobre esta gripe parece meio fog londrino.Números, estatísticas, "tamiflus" q só podem ser adquiridos pelo MS (pelo menos oficialmente), até mesmo o surgimento desta nova influenza é estranho, "puff", materializando-se no México e de lá para o mundo.
Se em países como Eua o negócio foi difícil imagine para nós cujo sistema de saúde beira á perfeição.

Antonio Santos disse...

Bom, se o percentual de óbitos por habitante não faz diferença e não é importante para se analisar a questão, então o Gov. José Serra está com um baita problema nas mãos.

O estado de SP, sozinho, é responsável por 220 mortes.
Algo como 40% das mortes no Brasil.

O governador pelo visto não tomou a mesma atitude que tomou em relação à rubéola.

Porque agiu em relação à rubéola e não age em relação à gripe?

Carlos A. disse...

9 dias sem atualizar o blog? Estou com saudades, NG. Houve alguma coisa?