sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Outra vez

Não acompanho mais novelas com assiduidade. Não por elitismo pedante ou algo do tipo. É falta de paciência,  principalmente com aqueles arcos narrativos intermináveis, e de tempo - já que leciono à noite. Prefiro seriados. Das novelas, fico com os primeiros e os  últimos capítulos. As do Manoel Carlos, então, que ultimamente mais parecem um compêndio de medicina, me mantém longe. Sou da opinião de que médicos, hospitais e exames são  inevitáveis - cedo ou tarde, todos nós enfrentaremos tais coisas, seja por problema nosso ou de algum familiar. E elas são pesadas o suficiente na vida real. Não preciso de uma dose diária deste tipo de drama.

Mas a mami está por aqui e é noveleira. Não está fácil escapar do dramalhão. Ontem, portanto, dei de cara com o merchandising do filme do Lula no meio da novela. Ok, a Globo tem mesmo por hábito promover peças e filmes nacionais em suas novelas. Só que  este não é um filme qualquer. É um filme sobre o atual presidente da República, exemplo inédito de culto a personalidade patrocinado com o dinheiro público, em pleno ano eleitoral. Filme que, a despeito de toda a badalação chapa branca, é um fracasso de bilheteria.

Acho que a  Globo, que amarga até hoje aquela vexatória edição do Jornal Nacional com a mãe de Lurian afirmando que o então candidato à presidência sugerira um aborto, deveria ter evitado a ação levada ao ar ontem à noite. Não foi, é claro, uma ação tão direta ou eficaz quanto aquela de 1989. Mas é igualmente lamentável.

8 comentários:

Tia Cris disse...

Não vi ontem à noite, mas então foi a segunda vez que fizeram merchand do filme do Lula em novela. Fizeram também na novela das 7 - a que acabou recentemente.

Sandra Sallee disse...

NG ,
Bom Dia !
Nao vi a novela . Nao sou e nunca fui noveleira . Mas li os comentarios no twitter e recebi emails de amigos falando sobre . Vergonha . Infelizmente , estou muito pessimista em relacao ao futuro do Brasil . Uma terra rica , entregue a bandoleiros sem escrupulos .
Nao vejo muito o que fazer .
Queria ajudar de alguma maneira , mas nao vejo consigo visualizar como .
Parece que a oposicao esta congelada . Ninguem reclama .
Muito bom seu post .
Bom fim-de-semana !

Aluizio Amorim disse...

É nojento esse deletério merchan da Globo que baixa as calças para Lula e seus sequazes. Argh! Eu tbém não costumo ver novela e nem mesmo os jornais televisivos da Globo. O noticário quente está migrando definitivamente para os blogs independentes e o jornalismo dinossauro terá que correr atrás. Sorry! Abração

Thiago disse...

Tenha dó. A Globo não está fazendo promoção de um filme que fala do presidente, está fazendo promoção de um filme em que ela colocou dinheiro, como co-produtora, e por isso tem interesse em que ele seja um sucesso.

roberto cabron disse...

tô na área...
Alô pessoal,creio ser a segunda ou terceira visita por aqui,mas gostaria de agregar(eca!)um comentário:
Este país NASCEU pobre,Vive na Miséria e morrerá POBRE se não acontecer algo que o faça esquecer pelo menos por um certo tempo,carnaval,bundas,futebol,frutas no pé,bolsas auxílio e querer separar os mais pobres dos menos pobres,dos miseráveis dos remediados e os ricos.
fuiiiiiiiiiiii

HAGG disse...

NG, a Globo Filme participou do patrocínio do filme. As chamadas no intervalo da novela fazem parte do pacote. O que não diminui o fiasco. Como disse a Márcia, os petistas satanizam a Globo, mas na hora de promover o Lulla é para a Globo que recorrem.

Rafael Lima disse...

Nariz: o merchandising no meio da novela faz parte do imenso plano de divulgação do filme, que foi todo concentrado na última semana de dezembro e nas primeiras de janeiro (ao invés de espalhado ao longo do mês que antecede a estréia, como de costume). Preferiram fazer campanha maciça em pouco tempo a espalhar. E, por estranho que pareça, o filme foi feito sem dinheiro público arrecadado via renúncia fiscal. As empresas que patrocinaram provavelmente estão investindo na reeleição. Ops, na eleição da Dilma. Isso tudo está no perfil do Barretão publicado na revista Piauí de dezembro.

Ranzinza disse...

Hehehe,

Fiquei curioso e fui assistir. No começo achei que Lula seria o filho abortado do argentino com a Antonelli.

Mas depois percebi que o filme daquele tipo a que só um namorado que faz qualquer coisa pela namorada vai assistir.