quarta-feira, 10 de março de 2010

Democracia zero

É mesmo uma lástima que as declarações de Lula sobre os presos políticos do regime cubano me pegaram em uma semana para lá de corrida. Por conta disso, acredito, este post não vai trazer qualquer novidade ou arejamento ao tema. Imagino que tudo já foi dito.

Fica, então, apenas um prazer quase mórbido: o de ver a mesma comunidade internacional que até ontem puxava o saco do torneiro-presidente, que achava que ele era um "grande estadista", cair agora em envergonhado pasmo. Ao tratar Lula desde o primeiro mandato como um esquerdista moderninho, boa parte da imprensa e dos governos do chamado primeiro mundo passaram um senhor atestado de ignorância.

Por aqui, sem novidades. A maioria dos leitores deste blog, e todos aqueles que, enfim, são alfabetizados o suficiente para ler e entender o que lêem, jamais tiveram dificuldades para reconhecer as inclinações ditatoriais de Lula. E isto inclui os partidários do lulo-petismo que, mesmo tentando disfarçar, não só conhecem bem como contam com tais inclinações para consumar seu plano de poder.

Obama, só para ficar no mais ilustre da turma de baba-ovos, achou que Lula era "o cara". Nem mesmo as aproximações com Hugo Chávez e o Irã pareciam importar. Estavam enfeitiçados com o presidente-operário-que-bebeu-água-com-merda-e-caramujo-quando-pequeno. Ressalva honrosa deve ser feita à ONG Repórteres Sem Fronteira que, pelos menos desde 2003, cobrava de Lula uma posição sobre as perseguições do regime Cubano. Em outubro de 2003, durante uma coletiva na qual o tema veio à baila, Lula inclusive dirigiu-lhes uma 'delicadeza': “Primeiro… Como que é o nome? Repórter sem fronteira? Repórteres tão sem informação.

E no entanto... E no entanto, nas urnas de outubro próximo o impacto de tão pavorosa declaração será zero. Democracia, caríssimos, é valor que só interessa à camada central daquela já famosa pirâmide social - aquela que, na última década, vem perdendo o poder de influenciar a opinião daqueles que estão na base e que realmente fazem volume nas urnas. Não contem com eles ou com o topo da pirâmide para defender este ou qualquer outro tipo de regime político. Se a economia está bem, os juros altos e o Bolsa Família bombando, o topo e a base da pirâmide querem mais é que a democracia se... exploda.

10 comentários:

Bluesette disse...

NG, vc disse com um belo texto o que eu resumi até em excesso na Lucia Hipólito. Esse prazer mórbico, também sinto, não posso negar. Mas quem sabe não será desse fato medonho, que surgirá a nossa redenção?

Bluesette disse...

Esqueci de dizer que não consigo morrer de véspera, feito peru. Só vou me render à desgraça, quando ela nos chegar via internet.

Marcelo Randes disse...

Você disse que não acrescentaria nada, mas acabou se desmentindo: sorte a minha, que desdenhei o aviso e fui até o final.

Dênis da Silva Medeiros disse...

NG, por isso estou esperando um movimento extraordinário do PSDB para haver a alternância do poder, pois do mesmo a democracia vai se extinguir

Bartolomeu disse...

Nariz Gelado: Lula, para o mundo, principalmente o europeu seguiu em um crescendo: Primeiro, ao ganhar, quem é este homem? homem do povo que conquistou o poder? Quando o conheceram todos queriam ver, exatamente como a elite aristocrática do início do século vinte ia ao jardim zoológico ver chimpanzés trazidos da África: exclamavam, embevecidas hos de mero deleite e para o macaco jogavam amendoim. Passado este encantamento veio a expectativa de como ele realmente seria. E o homem foi-se mostrando. Mentira para lá, mentira para cá, autoelogios para lá e para cá, eu sou o bom para lá e para cá, etc etc e etc. E o mundo, INCRíVEL, foi acreditando. Pois bem, como sempre disseram os antigos que não há mentira que sempre dure e verdade que nunca apareça, o homem atualmente se mostra por inteiro: uma grande mentira, um placebo muito desavergonhado. Lula não tem apenas inclinação ditatorial, ele é, definitivamente, ditador. E daqueles do "eu sozinho". Se Dilma ganhar (eu pessoalmente não acredito, apesar da possibilidade) todos nós veremos e sofreremos. Enfim, somente se faz a luz se houver treva. Abraços

Lib Karb disse...

Nariz Gelado:

Faça como o Coronel do Coturno Noturno e ajude-nos na divulgação.

Nós, da comunidade "Não quero Dilma Rousseff presidente do Brasil", com quase 16.000 membros, vamos realizar um flash mob neste domingo, 14/03, às 15h. Chama-se "Cafezinho pela Liberdade" e é inspirado nos tea parties americanos. Seria ótimo se contássemos com um apoio seu na divulgação. Um post aqui, e teríamos um efeito viral devastador. Talvez você pudesse nos dar uma mão com a divulgação. A coisa pode ser um sucesso estrondoso ou um fiasco retumbante. Tem muito potencial, mas temos encontrado ainda muita timidez.

A idéia é que, na hora marcada, todos se encontrem para tomar um café e conversar. O evento está marcado no Rio e em São Paulo.

Rio: Jardins do Palácio do Catete - Rua do Catete
SP: Café da Pinacoteca - Praça da Luz

Info: http://migre.me/nufa

Enfim, veja se pode apoiar essa iniciativa.

Abraço.

PV disse...

O texto é otimo e é tudo o que penso. O comentario do Bartolomeu também muito bom. As vezes tenho a impressão que, como o lula tá de saida, ele não está mais nem aí de esconder o que realmente pensa e, claro, se acha acima de qualquer coisa.

Cavallieri disse...

Eu acho que se o tema Democracia for trazido ao debate, a base da pirâmide tem interesse sim. Mas cabe ao publicitário criar uma linguagem que faça a base entender.
É ai que o Lulla é melhor(ou sem limites éticos), se ele fosse oposição ele diria, o PT e a Dilma vão proibir a novela das 8. Vão tirar sua bolsa família se você falar mal deles.
E por ai iria......
Com ética é mais difícil, mas não é impossível e, cá entre nós, não é tão difícil assim colocar a pecha de mentirosa, autoritária e papagaio de pirata na Dilma.
Mas é isso aí, fazem 7 anos que as pessoas com um mínimo de clareza mental sofrem por saber, aquilo que só agora aparece, mesmo assim fora do Brasil.
Quem aposta na ignorância, raramente perde.

Carlos Pepezlegal disse...

Nariz, amiga.. lembro de ter dito pra voce em 2006 : essa gente não vai se contentar só com os 100 paus de esmola garantidos no bolso.

Vai chegar uma hora que eles vão pedir o que tem dieito = saúde, educação, segurança.. etc.. vão querer mais do Estado.

Te confesso que não acredito mais nisso em 2010.
Acho que vai valer, mais do que nunca, a maldita propaganda oficial.

Um beijo, querida. Nos falamos, em breve..

Sandra Sallee disse...

Well ... NG ,
Quando leio os comentaristas do seu blog fico pensando ...
Pq nos , todos os Brasileiros , nao temos a capacidade de pensar exatamente como todas essas pessoas ?
Pq ia ser tudo muito simples . A vida e simples .
Mas os seres humanos nao sao . E tinha que existir o PT e os Petralhas para complicar .... Brincadeirinha ....
Again , to na luta !
Nao quero esse futuro para meus filhos e meus netos !
Vou disponibilizar meu tempo livre e ter muito fun , trabalhando duro para nao deixar esses comunistas sem escrupulos tomarem conta do Brasil !
Belo artigo , bela escrita , parabens !