quarta-feira, 3 de março de 2010

Pingos nos 'is'

O post de ontem animou a caixa de comentários.

Teve gente me dando os parabéns por abrir o voto em Ciro Gomes. Outros ficaram contrariados porque estou a criticar os tucanos abertamente. Outros, ainda, não leram direitinho.

Vamos esclarecer algumas coisas, ok?

Não sou filiada ao partido. Mas, independentemente do candidato, voto no PSDB para presidente.

Eu não disse, como sugeriu um leitor abaixo, que nem Serra nem Aécio servem para presidente. Disse que, caso não consigam se entender, eles darão mostras de que não servem. Há um condicionante aí que precisa ser preservado para que se entenda o objetivo do post.

Finalmente, eu acho que este é, sim, o momento para se discutir abertamente este tipo de coisa. Discussão que, vamos colocar as coisas em perspectiva,  não causa qualquer dano ao projeto da candidatura - ou, se causa, ele é infinitamente menor do que a possibilidade de que ambos arrastem este maldito cabo de guerra até o final da campanha.

Volto a dizer: penso, como também pensa um leitor que comentou no post abaixo, que Serra e Aécio estão blefando - e que caminham para uma chapa pura. Se não for este o caso,  alguém precisa dizer com todas as letras que tamanha infantilidade vais nos custar a eleição. Quem se habilita?

Salvo raríssimas exceções, políticos são cercados por gente que tende a concordar com tudo o que dizem e fazem. Os de muita projeção, nas raras vezes em que encontram alguém disposto a contrariá-los, ouvem o interlocutor em silêncio - e depois fazem o que bem entendem, sem nem mesmo considerar o conselho.

Não acho que este blog tenha qualquer poder sobre decisões desta monta (tenham dó, né?). Mas sou do tipo que prefere ser indigesta a fazer um puxa-saquismo que leva ao fundo do poço. Isto eu deixo para a militância de ambos os candidatos. Eles, os militantes,  já fizeram isso em 2006 e estão fazendo novamente agora: perdem tempo defendendo um ou outro ao invés de implorar por um acordo.

7 comentários:

rafernandes disse...

Nariz,

Esse talvez "pseudo" cabo-de-guerra é, realmente, ridículo. Se for pseudo, parece coisa de amador; se for real é atestado de incompetência total. De qualquer maneira, o PSDB carrega há anos a pecha de "murista" e não sem razão. A candidatura presidencial do Alckmin nas eleições anteriores foi o festival da incompetência política do partido que não conseguiu se entender com suas próprias facções. Isso nada mais é do que reflexo de um problema maior que é a fraqueza das instituições partidárias brasileiras. Os políticos agrupam-se em torno de siglas por obrigação legal pois, no fundo, gostariam todos de serem "free-lancers" pois a agenda pessoal se sobrepõe à partidária.

Agora,votar em Ciro por causa da frustração com o eventual naufrágio da chapa puro sangue, passa da conta, né, Nariz? O Ciro deveria ser internado e não candidato a qualquer coisa. Não dá nem para ser suplente de vereador de Cabrobó do Norte!!!!

Robbiate disse...

Sei não NG,mas acho que a qualidade e a capacidade média do político brasileiro com o surgimento e crescimento do PT diminuiu muito.
A única coisa que fazem à perfeição e falo de ambos os partidos dominantes,é aumentar impostos,empregar os apadrinhados,aumentar as despesas desproporcionalmente e mentir muito,mas muito mesmo!
Enquanto não cobrarmos e exigirmos eficiência deste Estado perdulário,independente do partido de plantão que estiver no poder,sempre seremos vítimas destes espertalhões oportunistas.

paulo araújo disse...

NG

Vi agora o programa "Entre Aspas" da Mônica Waldwogel. Em SP, Reinaldo Azevedo e Paulo Moreira Leite e em MG, Lucas Figueiredo.

Lucas pensa que Aécio surfa bem do ponto de vista mineiro na onda "agora é a vez de MG mostrar o seu valor". Pra Aécio lá em MG esse clima é perfeito. Faz subir o seu cacife político em uma eleição estadual que não vai ser o mamãozinho com açúcar que anunciam. Reinaldo e Moreira Leite concordaram, acrescentando que Aécio poderia vir aderir se lá na frente Serra mostrar-se um candidato com chances reais de vitória.

Conclusão: Aécio não pensava mesmo seriamente em ser candidato, mas jogou com a hipótese para o seu eleitorado dizendo "eu tento. Sinceramente eu tentei, mas como vocês podem ver o PSDB prefere o Serra." Se bem entendi, os convidados concordaram com essa análise. Como todo político, Aécio pensa em primeiro lugar na sua carreira e tem um claro entendimento do que é o melhor para si e seu grupo neste momento.

Serra sabe bem que política não se faz com o fígado e não tem o mínimo interesse em afrontar Aécio. Isso só o prejudicaria, diminuindo suas chances junto ao eleitorado de MG. Prefere, como fazia Tancredo, ir engolindo alguns sapos, mas sem perder de vista a conquista do alvo estratégico. Acredito sinceramente que Serra pensa que se estivesse no lugar do Aécio ele não faria diferente. Dá-se a isso na política o nome de realismo.

Ao final do programa fiquei matutando sobre alguns indícios que sugerem que todos (PT e PSDB) ainda estão na expectativa do que efetivamente pode acontecer quando a campanha começar de fato.

Acho, inclusive, bastante crível a hipótese aventada no programa do Aécio vir a juntar-se ao Serra, se o candidato do PSDB mostrar que tem chances reais de vitória. Como se diz em MG, e acho que também no Rio Grande, "se o cavalo passar arriado (encilhado), a gente monta".

Como observadores sem vínculos com os partidos em disputa, só nos resta... observar.

Se não viu, procure assistir na internet o programa da Mônica com os três analistas. Foi ontem, 05 de março, na Globo News.

Voodoo disse...

Bom dia,

Nariz, vc escreve bem demais, e os comentários aqui, pelo
menos os acima, estão a altura do texto, pena não termos
mais pessoas esclarecidas, para fazer a diferença, será
que é tão difícil assim???
Eu pessoalmente não ando dando sorte, aqui em Recife o time
rival é quem ganha tudo, o prefeito é do PêTê, o governador
é do PêTê, e povo, bem, melhor não falar.
Abs

Dênis da Silva Medeiros disse...

O problema do Aécio aceitar ser vice é a mesma coisa que dizer para um torcedor de time A falar para seus torcedores: olha nós vamos jogar com as cores do time B para melhorar o campeonato.
Em outras palavras o mineiro não aceita ter o seu lider como vice! E Aécio percebe isso!
Sei que tem mais gente que percebe isso...mas ninguém diz!
Sou paulista e gostaria da chapa puro sangue, mas pergunta para mim se eu gostaria da puro sangue com os papéis invertidos? Não.

PoPa disse...

Acho que a tal chapa "puro sangue" do psdb é bobagem. Serra tem que ser o candidato e conseguir alguém de peso real para ser vice. De preferência de outro partido, mas não necessariamente. Aécio pode até ter um bom nome em Minas, mas não passa muito dali, o que já foi comprovado nas pesquisas. Se ele não incomodar, não bater o pé, mesquinhamente, e apoiar Serra, os mineiros não vão deixar de votar em Serra. Um enorme erro estratégico seria tentar minar a candidatura de Serra. Mas políticos são complicados...

Dizem que petistas votariam em um poste, caso indicado pelo partido. Bem, eu votaria em um poste, também, caso pudesse ganhar do pt...

narizgelado disse...

Penso que a votação que Lula fez em Minas na eleição de 2006 explica porque a chapa pura não é bobagem. É necessidade.