terça-feira, 2 de novembro de 2010

Derrotados pela arrogância

Dilma está eleita e as razões para este fato consumado podem ser lidas abaixo, no meu último post, datado de 27 de junho. Pelo menos a maior parte delas.

Para resumir, pode-se aceitar que o cone de trânsito transmutou-se em presidente por conta de um Lula que vestiu, sem pudores, a farda de presidente-militante , por um TSE frouxo o bastante para não enquadrá-lo e, sobretudo, por uma campanha de rádio e televisão competentíssima.

Na outra ponta, aquilo que sacramenta qualquer vitória eleitoral: a campanha de Serra errou mais. Erros novos, como a tragédia anunciada de um jingle citando Lula - e, pelo-amor-de-deus, uma foto de Lula com Serra na abertura do programa. Erros irritantemente velhos, como embarcar na agenda das privatizações proposta pela campanha petista, que já havia derrotado Geraldo Alckmin em 2006. Erros inexplicáveis, como não mostrar um só corredor de hospital lotado em uma campanha de oposição que dizia ter como carro-chefe a saúde.

Não quero - e não vou - me estender no tema campanha. Em primeiríssimo lugar porque tudo o que eu tinha a dizer sobre esta última foi dito no final de junho. Depois, não sou sou eu quem tem que fazer isso. E o motivo deste post é justamente este: ninguém mais parece disposto a fazê-lo.

A contar estas primeiras 48 horas, o que se vê é o melô do - perdão pela expressão - corno-manso. No afã de não parecer derrotada, a oposição comemora, com aplauso de boa parte de sua militância, os 44% obtidos. Há os que ficam, inclusive, fazendo as contas por estado e, até mesmo, por município: "parabéns para o Cú-do-Mundo porque lá Serra ganhou com folga".

Eu não sei se vocês se dão conta do quanto estas primeiras 48 horas evidenciam uma arrogância ímpar. Nas entrelinhas - e, às vezes, literalmente - o que esta postura demonstra é: "nós fizemos tudo certo; o povo é que não sabe votar".

Não vou, aqui, discutir a capacidade intelectual do eleitor. Já fiz isso no passado. Não faço mais. O eleitor que realmente enche urnas é pragmático, não liga para valores abstratos como democracia e quer saber o que tem a ganhar votando em fulano ou beltrano. Ao mesmo tempo, ele acredita em milagres e tende a ser sensível à figura de um salvador, um líder carismático - desde que, é claro, os botões emocionais sejam acionados corretamente.

Certa ou errada, é assim que a coisa é. E eu só precisei perder uma eleição presidencial, a de 2006, para entender que este é o jogo. Fosse a oposição menos arrogante, a afirmação que deveria imperar nestas primeiras 48 horas é: "nós não conseguimos falar com o povo que - para ficar na linguagem corrente - não sabe votar". Ao invés disso, preferem comemorar os altos índices obtidos em estados com melhores índices de escolaridade - como se isto não fosse uma prova vexatória de seu fracasso, de que eles, vamos de caixa alta?, NÃO SABEM FALAR COM QUEM ENCHE URNA.

Sinto em avisá-los: se a oposição não abandonar este melô do corno-manso em prol de uma discussão séria, aberta, sobre os inúmeros erros de suas últimas três campanhas eleitorais... Se insistir em apontar o dedo para o povo ao invés de apontá-lo para os que tomaram decisões - e os que escolheram os que tomaram decisões - ao longo desta campanha, nada vai mudar. Vai ser um festival de derrotas até o final dos tempos.

72 comentários:

Antônio disse...

Concordo com a análise. E acredito que só vamos ver uma mudança na postura do que se denomina oposição se o DEM buscar alçar vôos próprios, já que é o único partido que realmente tem cara de oposição. O posicionamento que sua bancada adotar no Senado será fundamental para forçar o PSDB a abandonar a pasmaceira que promete ser uma oposição liderada por Aécio.

Walter disse...

Divino! Melhor que isso impossível, parabéns pelo raciocínio.

Anuxa disse...

Você tem razão.
É duro, Nariz Gelado, acreditar que para ser Presidente deste nosso Brasil seja preciso pular em palanques, falar palavrão, xingar adversário e comparar a administração do país à compra de uma geladeira para a Galega.
Sob esse ângulo, Lula é imbatível, acho que só o Chacrinha talvez o vencesse...
O que o Brasil precisa é de escola para que as futuras gerações compreendam um português bem falado e não considerem arrogantes ou elitistas os candidatos que, por serem cultos, não têm condições de fazer um discurso rasteiro.
E a oposição tem que ser feita 24h/dia 364dias/ano!

Kika Albuquerque disse...

NG, você acertou em cheio! ARROGÂNCIA é a palavra.
Ontem, no twitter, um tucano de 4 costados dizia a quem quisesse ler que "não admite críticas ao PSDB porque ele [o que escreve] tem 12 anos de serviços prestados".
Talvez ele não saiba que muitos de nós, inclusive eu, temos anos e anos (eu, pelo menos 8) de serviços prestados DE GRAÇA ao PSDB.
Lutamos, nós militantes anônimos, contra o lulo-petismo mas também contra os punhos de renda e os narizes empinados tucanos.
Não me esqueço do dia em que, no auge do mensalão, o Senador Artur Virgílio, no plenário do Senado Federal, trocava tapinhas nas costas com Aluísio Mercadante e, não satisfeito, depois foi ao microfone tecer elogios à "biografia do presidente Lula".
Finalmente, com seu blog de volta à ativa, lemos alguma coisa com lucidez.

Giesen disse...

Cara Nariz Gelado,

Senti muito sua falta e centenas de vezes ciquei no seu blog e vc.. nada!

Agora passando obrigatóriamente pelo COTURNO tive a grata satisfação de saber que voltas ao combate contra a KANALHA que se instalou no nosso querido brasil.

Eu volto.

Um beijo no coração.

Rafael disse...

Bem, concordo com boa parte do texto, mas discordo de outras tantas.
Dizer que o povo é pragmático é, no mínimo, rebaixar o pragmatismo.
O brasileiro não é pragmático, mas imediato, não tem visão à longo prazo e, por isso mesmo, acha que um único governante pode ser responsável por tudo de bom que aconteceu no país.

Dito isso, me parece bem claro que essa eleição, tal qual o foi em 2002 e 2006 seria, já assim, muito difícil.
O imediatismo brasileiro impediu o povo em diversas ocasiões de fazer a "melhor escolha" (entre aspas, pois é a melhor escolha para mim, não necessariamente a melhor).

Oras, foi esse mesmo imediatismo que manteve os milicos no poder durante o "milagre econômico", e, fôssemos voltar mais ao tempo, manteve Getúlio e ainda o reelegeu.
O brasileiro, de fato, como você disse, não liga para "essas coisas abstratas" como Democracia, Estado de Direito.

Alguns dizem que é por conta da pobreza que "nos" fazem pensar com o estômago (ou a conta bancária) ao invés de em valores.
Eu discordo, é uma questão cultural mesmo e a América Latina é um bom exemplo, aliás podemos atravessar o oceano e ver exemplos desse imediatismo na Itália, Espanha, Portugal, França, em maior ou menor grau, é claro.

Diria que é até mesmo algum tipo herança latina, não sei, mas me parece que há um certo componente cultural aí.

Assim, vencer esse imediatismo era muito difícil mesmo contra uma candidata tão fraca quanto Dilma e, dizer o quê, Lula, um cara ignorante, mas muito esperto, percebendo isso sabia muito bem o que fazia.

Como agir então?
Fazendo uma oposição sadia e defendendo seu estilo de política, oras, qualquer um que tenha aberto (e lido, por favor) um livro de história sabe que o Mundo dá voltas.

Da mesma forma que foi a vez de Lula-PT em 2002, um dia chegará a vez da oposição.
E é bom estarmos preparados quando a história bater na porta.

PS: Em tempo, sou um leitor novo, te descobri há alguns meses por meio do Coronel, espero que volte a escrever.

Márcio disse...

Excelente texto! Mas será que são tão cegos que não enxergam isso? Já estão cometendo os mesmos erros de 2002 e 2006... rs... rs...

Careca disse...

Nariz, foi a melhor síntese que li nos últimos tempos.

maria do carmo disse...

Nariz,colando e colocando no twitter.
é isso dai mesmo..
Obrigada.

OhMyGod! - o verdadeiro! disse...

Caríssima(o).
Uma leitura equivocada do seu post, pode até levar a crer que você prega o "paulobetismo" - aquela tese que diz que TEM que meter a mão na sujeira.
Comungo com a sua tesede que inúmeros erros foram cometidos, dentre os quais NÃO incluo a defesa obstinada que o Serra fez da ética, da verdade e do moralismo. O que voce está dizendo é:- faltou bater nos pontos certos.O ponto em que poderemos discordar, é COMO bater. ONDE bater, é ponto mais ou menos pacífico. Não entendi o "bom-mocismo" de não mencionar com mais veemência a Erenice, o Temer metido em operações em que o Paulo Preto estava metido...Deixou no ar um que de "rabo preso"...
Aécio Cunha fez a sua parte, o que é inegável. Eu disse FEZ, e estou me referindo ao fasto dele não aceitar a posição de vice. O "não fez", já é uma outra história.
Podemos discordar ou não, da posição que está surgindo em diversos blog´s. "Está maluco/ Aécio é o ÚNICO candidato que temos para 2014". Eu acho que o netinho não tem nem um décimo da estatura política (para não falar moral) do avô.
Eu apostaria no surgimento de um "Daniel-san", juntamente com um "Mr. Miyagi", que vão treinar juntos, e que vão bater nos malvados.

Mark disse...

Salve Nariz!

O que mais me preocupa é como essa vitória petista repercutirá para nós. SC tem conseguido se virar sem a ajuda do PT (digo até que nós estamos bem apesar do PT, embora pudéssemos estar melhor sem esse partido no poder), mas agora temos um governo estadual que queimou suas pontes políticas com a bancada mais influente do congresso e que também controla o executivo. Aquele discurso infeliz do primeiro-cefalópode em Joinville é sinal de que eles não nos respeitarão :(

martinho ribeiro de carvalho disse...

Nariz Gelado,

É a primeira vez que visito este blog. Fí-lo por indicação do COTURNO NOTURNO. Gostei muito. Sua independencia com relação aos partidos e às pessoas é cativante. Admirei sua coragem para dizer a verdade. Pincipalmente no tocante à frouxidão do TSE que deixou o SAPÃO navegar em águas plácidas,cujo comportamento agressivo/patético/histriônico, cativou, mais uma vez, os milhões de votos que o "poste" ou a "posta" (perdão para a jocosidade) jamis conseguiria sem o aval do ilustre batáquio. Parabéns por sua atenticidade e destemor. Voltarei a visitar este raro território democrático.

João Carlos Prolla disse...

Parabens pela lúcida e corajosa análise. Concordo 100% com teus argumentos. À luta pela democracia!!

Carl disse...

Perfeito comentário!
E o mais triste é que nos espera um longo festival de arrogâncias nos próximos anos nesta briga MG-SP.
Não duvido nada que a nossa tão esperta e corajosa oposição paulista satisfaça aos desejos petralhas torpeando Aécio em 2014.

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Quem sempre faz a mesma coisa, colhe sempre o mesmo resultado.
- É!

Carlos Roberto disse...

Olha, voto no PT mas não deixo de ler e apreciar textos críticos como esses do seu blog. Realmente, foi difícil deixar a lente unidirecional da esquerda, na qual fui formado. Mas é muito bom olhar para os lados e ver que as críticas dos inimigos também são corretas. Só gostaria de destacar aqui a história de que o ex-governador Aécio não se esforçou para a vitória de José Serra em Minas. Não concordo com a análise. Ele se esforçou e, nas regiões mineiras parecidas com o Sudeste moderno, Serra ganhou. Mas ele perdeu na parte de Minas que apresenta uma estrutura social e econômica parecida com a do Nordeste. Veja o mapa eleitoral por estados e municípios e talvez você concorde comigo. O PSDB agora deverá ter um pouco de paciência. As políticas de trasnferência de renda têm um grande impacto atualmente, mas podem diminuir de importância nos próximos anos, quando as pessoas "se acostumarem" com o novo padrão de consumo. Aí, talvez, as propostas do PSDB tenham mais eco nesta faixa da população brasileira. Vamos aguardar.

ANTONIO REIMUNDO BARBOSA - TONHÃO disse...

É isso ai, falou e disse NG, o PSDB errou da mesma forma como errou em 2006 e 2002 não teve a coragem de mostrar a prodridão da corrupção, os hospitais lotados, a tomada do poder npelo PT, no BBrasil, Caixa, Petrobras, Correios, não teve a coragem de mostrar os videos da Dilmente no Youtub, falando do modelo de governo que gosta como disse no "FORO SÃO PAULO, LULA E DILMA' veja no google é estarrecedor, o PSDB ficou com medo de mostrar a pilantraria do PT e se ficar essa briga de São Paulo e Minas Gerais ainda veremos o PT ganhando de lavagem.
Em Tempo no Cú do Mundo o Serra também não ganhou pois lá em Guariba Piauí, Cidade modelo que o Lula visitou em Janeiro de 2003´chamando-a de "Cúdomundo" e elegeu como cidade modelo do desenvolvimento e NÂO FEZ NADA lá também o Serra perdeu!!!

Regina Brasilia disse...

Ainda não havia lido nenhuma análise tão correta. Nossa "oposição" seguiu por um caminho falido.

Oito anos de inércia não se resolvem em seis meses. Muito menos, com todos os velhos erros de sempre, conforme muitíssimo bem colocado, NG.

Se pelo menos tivéssemos ficado só nos novos erros...

Sandra disse...

Prezada,

Inegável o seu raciocínio objetivo e transparente.

Mas fazer o quê se os "caciques" não ouvem os reles mortais das bases?

Se ouvissem o povo que ainda acredita neles não estariam hoje sofrendo a derrota amarga e venenosa.

Cumprimentos Narizgelado.
Cordial abraço

Bel disse...

NG, voce e o maximo.

guima disse...

Não adianta. O país se aproxima do pleno emprego, a renda está em alta e inflação controlada.
Enquanto a situação for essa, a oposição não terá chance.

JF disse...

Nariz gelado, onde está a caneta?
Quero assinar seu post, parabéns e penso igualzinho a você. Perfeita, perfeita!
E tem gente culpando o Aécio!!!!!!
Na hora que vi o Lula no programa do PSDB deu vontade de chorar.
Meu Deus quanta ingenuidade.


por JF

JF disse...

Nariz gelado, onde está a caneta?
Quero assinar seu post, parabéns e penso igualzinho a você. Perfeita, perfeita!
E tem gente culpando o Aécio!!!!!!
Na hora que vi o Lula no programa do PSDB deu vontade de chorar.
Meu Deus quanta ingenuidade.

Aécio 2014, mas sem Gonzalez, por favor.
por JF.

george disse...

Pelos Ministros que Dilma indicar já teremos uma noção do que podemos esperar nos próximos 4 anos...aos catarinenses,frustrante é saber que a Idelixo será a interlocutora de Dilma em SC...

Sergio Accioly disse...

Xeque-Mate, irretocável!

Claudio Malagrino disse...

Ice Nose, o tucanato, dublê de oposição, está se tornando obsoleto. O país precisa é de um partido que defenda os valores de uma sociedade Liberal e Democrática. Chega desse nhem-nhem-nhem de centro-esquerda, desse socialismo fabiano de resultados.

Aliás o ponto mais baixo dessa unanimidade fabiana veio dos melancias do PV, esses sim os verdadeiros genéricos da política...

PS: porque você, o Coronel e outros blogueiros do-bem não se reúnem para montar um portal?

Antunes Junior disse...

Primeira vez que freguento seu blog.Vi no Coturno Noturno.
Sua análise excelente,a de 27 de junho foi um roteiro do que o psdb deveria seguir para não perder a eleição.Enfim,a arrogancia chega a ser burrice.Vao buscar o Duda Mrendonça para fazer campanha. O negócio dele é grana.

Porta Torta disse...

Cara NG: Houve sim arrogância, concordo, mas quem foi mais arrogante, Serra ou Aécio? Ou ampliando a análise, quem foi mais arrogante, Serra ou Dilma? Eu acabo achando que o povão prefere mesmo os arrogantes nos quais eles se enxergam melhor, não é mesmo?!?
Que bom que vc voltou a escrever. De vez em quando, desde junho, passava aqui p/ ver se tinha mais algum post e nada...Tentei entender seu "abandono" com as mesmas razões que nos deixaram putos, f***-se a política,vou trabalhar etc e tal...e relia o seu post histórico. Uma análise crítica memorável, apesar de não concordar com tudo, da mesma forma que ESTE post, didático acima de tudo.
Mas humildemente discordo de alguns assuntos que você critica agora NESTE post e que, mais ou menos, são o cavalo de batalha do seu querido Coronel e dos admiradores do Coturno Noturno nos quais me incluo. ]
Acredito que haja espaço, sem deixar-se corromper pela falta de ética e moral dos adversários, para que uma mesma pessoa possa ser uma combativa força militante voluntária como nós, e ao mesmo tempo possa ser detalhista em pesquisa sim e nas ferramentas mais modernas de análise, mesclando a ancestral propaganda boca a boca com os tweeters modernosos da vida e que tais, com a frieza que o tratamento correto dos números não aparelhados podem ter para campanhas futuras, não usando isso como desculpa para a campanha derrotada atual.

Sergio Accioly disse...

Soube,

Lulla e o PT agiram como sempre, pelo seu DNA: injúrias, difamações, mentiras, dôssies, crimes eleitorais e obtiveram o mesmo resultado: venceram.

Serra e o PSDB também, ditado também pelo seu DNA: a costumeira covardia, incompetência na comunicação, a mesmice de sempre.

AMBOS foram iguais, por isso o resultado repetiu-se.

Se Serra e o PSDB tivessem tido a OUSADIA de mudar, se tivessem colocado em prática a frase de Serra no lançamento da campanha, "PARA CADA MENTIRA QUE DISSEREM SOBRE NÓS, MAIS VERDADES DIREMOS SOBRE ELES", teriam perdido?

O problema é que foram iguais em seus passados, por isso a repetição do resultado. Bastava um mudar para mudar o resultado.

Disputa para presidência no Brasil está virando coisa de macho. E macho por macho, Dilma foi mais que Serra. Até Marina. E Plínio.

Antuérpiua disse...

O PSDB poderia ser um bom partido político, na Àustria. Cá, não entende o primitivismo dual do petismo, que oscila entre o gramscismo e o foquismo. Não percebe que o PT se imolou nos mortos das baionetas do exército em volta redonda (1988), para lançar sua ponta de lança (Erundina/SP/1988). Não entende o porque de ter a plebe rude ignara sem terra marchado, de facões desembainhados, contra a tropa, em Eldorado do Carajás, e porque os cadáveres resultantes viraram mártires internacionais, salvo conduto e habeas corpus para a malta sem terra delinqüir à valer, e desde Itamar Franco a soldo da viúva. O PSDB não entendeu que o seu Prefeito imolado de Borebi era a sua redenção, um dia após Dilma ser ungida por Lula. Era a hora de chamar uma coletiva para noticiar os rumos da oposição para 2011 - mero balão de ensaio, singela isca - e ai solidarizar-se com o alcaide, fazê-lo martir, o que deixaira metade dos 6% (explico, Dilma teve 56%, a metade da sua maioria são parcos 3 milhões de votos) já mais que ressabiada do voto. Isto pautaria Dilma, seria um xeque tomado ainda no turbilhão das emoções da vitória, a obrigaria, aos olhos do Jornal Nacional, de condenar a violência, e não com o cinismo já empregado outrora por Tarso Genro ("foi só uma ação arrojada", eufemismo para homicídio por motivação política). Ao invés de tudo isso, o mais do mesmo, Serra criticando Aécio, como se o culpado fosse o Mineiro da fala sedosa, e não os punhos de renda de seda de Serra. Não aprenderam nada. De minha parte, sobra um grande prazer de conhecer este blog, precursor dos percussores, perceber a sagaz inteligência de sua dona, a moça do nariz sensível e bonito.

Míriam Martinho disse...

Olá, colega, primeira vez que entro aqui através de link lá no blog do Coronel. Prazer em conhecê-la!
Agora indo ao comentário. Concordo inteiramente com você a respeito dos problemas da campanha de Serra, dos programas do horário eleitoral. Sobraram erros e faltaram acertos. E o marqueteiro não muda.

Agora, quanto à questão da arrogância, me permita discordar. Ao fim de um pleito para vários cargos, é natural que se computem também as vitórias. Os tucanos não estão inflando essas vitórias. São dados, são fatos. Para não serem considerados arrogantes, deveriam apenas enfatizar a derrota para a presidência e não o expressivo número de votos que o candidato obteve em regiões importantes do país? Inclusive faz bem não só aos tucanos mas também à auto-estima do seu eleitorado contabilizar as vitórias.

Agora, se os tucanos vão saber o que fazer com as vitórias que conquistaram, para que elas sedimentem uma base forte de apoio a outro candidato futuro, é uma outra coisa. Se, de fato, eles não souberem utilizar desse cacife eleitoral para virar oposição de fato e ficarem só na autoglorificação pelo obtido, aí sim cabe tachá-los de arrogantes simplesmente.

Fora isso, também não concordo com sua ideia de que questões abstratas como "democracia" não mobilizem o eleitor. Mobilizam sim uma parte importante do eleitorado que é exatamente quem forma opiniões. O que é preciso é ampliar o repertório de propostas para mais faixas sociais de votantes.

O que me parece fundamental é que o PSDB resgate seu patrimônio, desconstrua a demonização das privatizações, pare de brigar entre si,faça oposição de forma sistemática e mude de marqueteiro. Abs

Melo disse...

Muito bom.

Hertz disse...

Que tal postar esse vídeo matador?

O Coturno Noturno postou hoje lá.

http://www.youtube.com/watch?v=5ZpIgTGwuLI

narizgelado disse...

Se o Coturno postou, já está mais do que bem postado, né? :)

Evaristo disse...

Foram muitos os erros cometidos. O principal foi na constituição dos pretendentes aos cargos principais. Explico: Aécio deveria disputar o cargo de Presidente da Republica; Alckimin, Senador e Serra à reeleição de Governador de SP. Colocasse esse time em campo e a eleição teria sido ganha sem muito esforço. Agora, Inês é morta... sobraram somente lamentações.

Rose disse...

Bem vinda, fez falta. Direta, como sempre. Pela primeira vez em minha vida fiz realmente campanha para um candidato. Procurei convencer pessoas, expus-me. Serra chegou onde chegou por causa de pessoas como eu e milhares de outras. Por causa de blogueiros como o Coronel e muitos outros. O mérito foi nosso. Mais uma vez o PSDB foi fraco. E não sei se recuperam o norte.

Paulo Catraca disse...

Boa tarde Nariz Gelado!
Tomei conhecimento hoje da sua existência e de seus pensamentos relacionados às eleições de 2010, através de um link, no post do coronal, intitulado "Ela já sabia". Concordo com você em gênero, número e grau. Aprendi desde cedo dois princípios básicos: o traje a ser usado deve ser consonante com a ocasião. Não se vai à praia de terno ou a uma solenidade de bermuda; e é obrigação, além de mais proveitoso, que um cidadão que ocupe uma posição mais elevada na sociedade se dispa de sua grandeza intelectual e “desça” ao nível de um menos afortunado para poder se fazer entender. Não espere o contrário, não busque o impossível.
A responsabilidade pela derrota é dos políticos que se consideram a "elite opositora dos Pais", “os guardiões da verdade e da democracia”. Aquela que adora citar frases filosóficas ditas por expoentes da humanidade como Jesus, Buda Gandhi, etc., mas que não gosta de vivenciá-las. Aquela que em vez de se unir e se preparar para o pleito, optaram por se digladiar a fim de determinar quem seria o “eleito”. Aquela que tinha certeza que a eleição já estava ganha. Em fim, aquela que, pela sua arrogância, não conseguiu se dar a entender pela grande maioria votante. A que elegeu Dilma, ou como você disse: “a que enche as urnas”. Agora, ficam procurando chifres na cabeça de cavalos ou pelos em ovos, como queira.
À “Elite” que teve oito anos para fazer oposição, escarafunchar os mal feitos do atual governo e não o fez, restam, agora, dois caminhos: fazer aquilo que nós esperamos dela OPOSIÇÃO; e se preparar humildemente para, em 2014, descer de seu pedestal magnânimo e se fazer compreender por TODOS os brasileiros de norte a sul de leste a oeste. Assim, talvez, consigam reaver o poder e dar continuidade ao aprimoramento de nossa jovem democracia.
PS: espero que não pare de expor suas idéias, pois, gostei muito de seu senso de realidade e justiça. O primeiro passo para a solução de um problema é admitir que ele exista e o segundo é admitir que a culpa seja nossa. Difícil. Hehehe
Por Catracaforte

Ajuricaba disse...

Grandes textos. A predição e a constatação. Ainda durante a "indecisão" de quem vai ser candidato, quem vai ser vice, chapa pura ou chapa mista; eu falava por aqui que íamos perder de novo a eleição por brasa demais na fogueira das vaidades.
Não deu outra. E olha que muitos abnegados Brasil afora se dedicaram à luta inglória de convencer "pessoas humanas" quase sem estrutura e contra máquinas administrativas criminosamente atuantes.
Mesmo assim levamos o projeto bem longe.
Parabéns. Vez em quando estarei aqui.

Paulo Cesar disse...

Quanto à campanha é bom citar que o Serra foi de uma imprudência monstro ao ceder à sanha da oposição e assinar aquele documento na campanha para prefeito dizendo que iria governar até o fim do mandato. Porque verifiquei que as pessoas próximas deram mais atenção a esse documento quando foi citado na campanha do que as denúncias de falcatruas da Erenice, braço direito da Dilma, na casa civil.

mdv disse...

Wellcome back! Espero que por muito tempo! Lendo a Folha de ontem e cotejando com dados do TSE, o que mais me chamou a atenção foi que Dilma, mesmo sem o Norte e Nordeste, venceria a eleição – seria apertado, por 0,3% (300 mil votos), mas ganharia. Num outro cálculo, mesmo que os números contundentes pró-Dilma no Rio (60, 5% a 39,5%) e Minas (58,5% a 41,5%) fossem invertidos a favor de Serra, a candidata petista ainda venceria a eleição, e por boa margem (52,6% a 47,5%). Para o estado de São Paulo reverter a situação, sozinho, a candidatura Serra teria que ter produzido uma goleada de 80% a 20% – ontem os números foram bem mais modestos: Serra 54% a 46%. Na prática, Dilma não precisou do Norte/Nordeste, mas para Serra vencer, precisaria tirar esses quase 11.7 milhões de votos. Escrevi um post a respeito, é de assustar, desanimar os brasileiros que, como nós, estão ao lado da oposição. Araço, segue o link
http://oluziada.blogspot.com/2010/11/eleicoes-dados-relevantes.html

João Zorzetto disse...

Parabéns pelo blog?Legal mesmo.Ou quem acredita em um país melhor e não "nunca antes na história deste país" se une ou estamos fritos.Fritos mesmo.A presidente eleita(não a minha ,nem a de vocês,mas a do Eike,Diniz etc...) não assume nada.Não participou da ação armada,não articulou,aliás estava em Harvad...Temos que abrir a caixa preta dela,não importa o que fez,assuma.E nos unir,seja em torno de quem for,inclusive Aécio Neves,conciliador demais,mas o pior é ficar se digladiando,se engalfinhando,enquanto os peTRALHAS caminham a passos largos para fazer o que bem querem com o país.Assisti a uma entrevista do Zé Dirceu ontem,assustador.Continue escrevendo!

Sombrero disse...

Seja bem vinda novamente a luta.

coelho-df disse...

Sensacional. Realmente uma campanha fraca, nem um corredorzinho de hospital lotado, não exploraram nadinha, parecia que a campanha tinha que ser "ética" do lado de cá, pois assim o povo que vota ficaria tocado. Erro grosseiro novamente, parece que nunca fizeram politica. Putz.

Mandem esse texto e o de junho pro Serra, Aécio, Alckimin, pro pessoal do DEM, pro Colombo, etc,etc. Quem sabe no dia 2 de janeiro começam a ser uma oposição de verdade.

O Libertário disse...

Não só os corredores de hospitais lotados, mas as demais tragédias nacionais que lotam a vida brasileira como os caminhões atolados até às cabines nos barreiros federais chamados de estradas, os apagões aéreos tão recentes, as crianças chafurdando nos esgotos a ceu aberto Brasil a dentro, as casinhas do "pac" mal feitas, abandonadas e não entregues, a prostituição infantil mais incidente justo no nordeste lulista, os vídeos em que o Lula arregaçava com o real, os vídeos em que o Lula arregaçava com as bolsas do FHC, o vídeo em que ele assume que o bolsa familia foi presente do tucano Perilo e sem falar nas respostas a serem dadas nos debates como sobre a doação da refinaria para a Bolivia ao inves de se defender de privatista, da cobrança sobre os dólares distribuidos mundo afora e de obras financiadas em outros países quando tanta coisa há por fazer aquí,enfim não cobrou, não mostrou, não confrontou porque não quis ou porque não soube, pois havia de sobra o que usar, logo não mereceu ganhar e quanto aos petistas que estão orgulhosos do Lula ter "mijado" no Brasil desmoralizando todos os ritos, leis e instituições, não esqueçam que é como se o seu gerente ou contratado mijasse na sua própria casa. Pra quem gosta...

Décio disse...

Prezada,
você sinceramente acredita que os elitores, obrigados a votar, o fazem conscientes do ato.
Esses mesmos eleitores que, segundo pesquisas de diversos jornais, quinze dias após o primeiro turno nao se recordam do senador em quem votaram?
Eleitores que nunca frequentaram escolas?
Em um sistema eleitoral em que o candidato a deputado reside em uma cidade a mil Km de distância do eleitor que não o conhece a não ser po santinhos e jingles e mesmo assim o escolhe?
Eu poderia incluir alguma coisa a mais na lista, mas creio que é suficiente.

Abrs

Décio

narizgelado disse...

Onde foi que eu disse que acredito que os eleitores obrigados a votar o fazem com plena consciência do ato, Décio?

pangaré disse...

Passo aqui de vez em quando.

Que bom que voltaste!

Pena que o pessoal do PSDB que lê o Coronel, o Reinaldo e o teu blog parece não entender o que vocês vêm gritando há anos.

Acredito que o próprio FHC é um dos responsáveis pela desconstrução do PSDB ao longo dos últimos 8 anos.

Infelizmente não dá para brigar feito um gentleman com a ralé. Esta estratégia de tomar porrada a torto e a direito confiando que "a História fará seu julgamento" foi de uma burrice abismal. A pecha de "governo ruim", colou no FHC e no PSDB (salvo raras exceções, como o governo de SP). Para piorar, o PSDB tem ainda esta rixa entre SP e MG que NUNCA irá se resolver.

Décio disse...

Prezada NG,
se o eleitor tende a votar em quem lhe traz vantagens, se eleito, é porque ponderou seu voto. Isso é uma forma de não alienação. Se não pensou em valores abstratos é outra coisa, mas segundo você ele votou sabedor das conseqências de seu ato, pelo menos para ele.
E creio que um boa parte, não pensou em nada. Somente votou porque é obrigado sem mais.
Abrs.

Décio

Lasp disse...

Consegui entender a derrota no dia 31 + - 21 horas, na band em entrevista feita pelo Joelmir Betting. Analise a resposta do representante do PSDB, com relação a atuação da oposição no governo Lula. Deprimente. Tomara que tenha aprendido algo com o autor da pergunta. Assistam.

Irineu disse...

Tem que dar um desconto para a oposição. A politica de botequim implantada pela governo, com ameaças até fisicas, sempre inibiu qualquer um que se confrontasse a eles. Todos tinham medo de cutucar a onça com vara curta, pois imaginem que se eles dessem uma de Chaves, criando uma crise institucional, onde com facilidade colocariam milhares nas ruas a moda MST para apoiar o metalurgico. Seria o pior dos mundos. Sem falar na PF sempre chamada em favor deles. Lembro que o Serra disse que tinha medo do estado policialesco implantado pelo PT, e que ia ser usado na campanha. A nova eleita, é uma simples mortal, sem o apoio de milhões. O mal que o esse governo fez ao Brasil ainda não foi definitivamente avaliado. Vai passar para a historia como sendo, o mais corrupto e truculento sem a menor dúvida.

Nelson Luiz Pedra disse...

A campanha foi errada,é verdade.Aécio pra mim é um egoísta,só pensa nele.O TSE morto;a máquina federal em campanha 24 horas;povo inculto;Lula não saindo dos palanques e mais de 20 milhões de viventes do bolsa-família,não dava mesmo.Nem Dilma matando alguém ao vivo no Jornal Nacional.O negócio do povão é estômago e bolso,infelizmente.
Que bom ter você de volta!

Panisset disse...

Não só os comentários da ilustre NG,mas os comentários enviados posteriormente,são de uma clareza e coerência impressionantes.Se a gente fizer uma síntese de todos,vai com certeza chegar às razões pelas quais Serra (ele Serra) perdeu esta parada para os petralhas.Tudo se encaixa perfeitamente.Erros crassos da oposição punhos de seda,quando
o batráquio sangrava em virtude dos escândalos sucessivos no primeiro mandato.Ele receava aparecer em público quando as vaias seriam inevitáveis.E a oposição calada,assistindo
sem colocar adequadamente a"boca no mundo".Quanto à campanha agora,um retumbante fracasso.Marqueteiro fraco,Serra sem discurso (chegou até a usar imagens do apedeuta).E deu no que deu.Agora,parar de lamber as feridas,tomar postura de adulta,a oposição tem que comemorar sim,com o governo de 10 estados muito importantes,em que se concentra 56% do eleitorado brasileiro.Não é número para deixar ninguém triste.E mais
importante,a oposição conseguiu uma brecha importante no Norte(o grande Pará) e no nordeste (no valoroso Rio Grande do Norte)

Adolfo Sachsida disse...

EXCELENTE post!!! Parabéns.

Adolfo

Antonio Caldas disse...

Nasci e me criei num desses "cus-do-mundo" da vida. Lá, nenhuma obra do PAC, estradas esburacadas, muita bolsa-esmola.
Serra, milagrosamente conseguiu 11% dos válidos. Até me animei com isso. Mas a verdade é e vai ser sempre esta: o brasileiro típico prefere um herói, salvador da pátria a um político decente, com história e caráter. Não é à toa que nosso cinema que cultua e engrandece marginais como personagem principal, colhe milhões em bilheterias.

FRANCISCO RIBEIRO NETO disse...

Concordo plenamente com a sua lúcida análise sobre essa besteirada de ficarem analisando as culpas e os culpados, eleger ilhas de salvação é tolice porque a eleição foi nacional. Acho tudo isso uma crise ridícula de autopiedade.
Lembro a história bíblica da mulher de Lot, não devemos tambem virar estátua de sal. Devemos fazer oposição de "gente grande", porque o que foi feito nesses oito anos do Lula, foi um atestado de burrice e incompetência.

Sacramentano disse...

Concordo muito com os seus 02 textos a respeito do ocorrido.
Como é possível o PSDB ter capacidade de fornecer munição gratuita a adversarios desta forma?No auge das denuncias na Casa Civil,as tais denuncias sobre Paulo ''Black'', surgidas no interior do partido,jogaram todos na vala comum.Ficou dificil defender.Estes votos que hoje a oposiçào se orgulha,em muito foi conseguido pela miltancia anti-PT ,sem ligação nenhuma com partidos,que lutou,debateu,esclareceu ,duramente nas ruas( na qual me incluo).Sou mineiro,e sei das dificuldades emfrentadas aqui pela campanha do Serra.Nas palavras do prefeito de Montes Claros( não sou de lá,sou do triangulo e na minha cidade vencemos...nem o ''maledito'' nunca ganhou aqui): -Por mais que o Aecio e o Anastasia se esforcem ,somente aqui são 30.000 beneficiários do bolsa-familia ,não está facil.Continuarei com a minha máxima : não voto em partido,voto em candidato ,mas definitivamente não voto em candidatos de alguns partidos.
Conheci o blog através do Coturno.Por favor continue...

Pelo disse...

We sifu.

Tchelo disse...

Oi, sou novo aqui, comecei hoje.
To gostando. Gostaria de sugerir o Augusto Nunes para sua lista de leituras.
Abraço

Elza disse...

Em primeiro lugar quero cumprimentá-la pela vitória aí em Santa Catarina. Bom trabalho. Em segundo parabenizá-la pela reativação do seu blog. Estava fazendo muito falta.

Muitos erros foram cometidos pela oposição, razão pela qual devemos arregaçar as mangas imediatamente. Muitas idéias deverão ser debatidas no sentido de exigir que figuras como Marisa Serrano e Sérgio Guerra parem de dar declarações estapafurdias e não condizentes com os votos oposicionistas recebidos. Oposição é oposição. Ponto!

André-sp disse...

Concordo em parte com o que você escreveu, mas quer o que de um país onde não existe um partido de direita, todos sem excessão são de esquerda e o único de centro-esquerda é o "radical" Democratas, para a grande maioria dos que votaram nulo ou se abstiveram foi por uma razão simples falta de representação, ou você acha que muitos que votaram no Serra e eu me incluo nessa lista votaram nele apenas por ser ele, claro que não.

Aqui temos que escolher entre duas coisas que só mudam a invólucro o conteúdo é quase o mesmo.

Os ditos partidos de oposição precisam, para começar a conversa, é fazer um limpeza nos seus quadros, por que o que tem de lixo dentro desses partidos é uma grandeza.

A primeira questão que fica é será que temos 15, 20 anos para construir um partido e fazer ele crescer defendendo o que realmente o brasileiro é, ou você acha que o brasileiro é um esquerdóide por opção, não, é por falta de conhecimento do outro lado. No dia que mostrarem a realidade de quem são as pessoas em que votam e dar uma opção decente de escolha garanto que a "esquerdomania" acaba.

Gostaria de saber até quando vão permitir a genial idéia de misturar marketing e política, os dois só querem mais dinheiro e quem tem mais dinheiro que o governo que faz o que quer e como quer e as coitadas das instituições são jogadas no lixo diariamente por seus lideres inaptos. Existem limites que devem ser impostos, e não será com esse bando no poder que isso vai acontecer, muito menos com essa oposição que temos hoje.

Já deu no saco de ficar lendo e ouvindo esse tipo de análise, de analistas falando a mesma coisa esta cheio, mas não vejo ninguém botando cara a tapa, é só na teoria, na pratica nada. O que quero saber o seguinte, quem vai comandar essa guerra? Ou você acha que eles vão soltar o osso apenas na diplomacia?

Betao disse...

Parabéns pelo post.

Foi um chute no saco daqueles que estão colocando a culpa nos outros, sem enxergar o próprio umbigo.

A derrota de Serra tem várias variáveis, a começar por dentro da própria campanha. O que o presidente Pinga fez, é secundário para a sua vitória.

No mais, seu blog é muito bom, realizando uma análise fria e calculista da situação.

Está salvo nos favoritos, junto com Reinaldo Azevedo, Coturno Noturno, Diogo Mainardi, Claudio Humberto e outros mais. Vou aparecer muitas vezes por aqui.

Abraços

narizgelado disse...

Não é tão simples assim, Décio. Exceto para os que tem problemas mentais e/psicológicos, decisões importantes nunca são exclusivamente racionais ou emocionais. De um modo geral, o voto pode ser visto como a decisão de casar: razão e emoção caminham juntas nessas horas - ainda que, pouco tempo depois, muita gente já não lembre mais como foi levado àquela decisão. rsrsrs Note que, mesmo em um casamento por interesse, há fatores emocionais: medo (da insegurança financeira), desejo (de elevar-se socialmente ou de aceitaçãom, de manter-se dentro do círculo social ao qual se pertence), etc.

Jose Carlos disse...

Concordo com quase tudo que vc escreveu, esse é seu pensamento.Só não concordo com seu comentario a respeito das contas feitas no municipio CÚ -DO- MUNDO.Aqui em VIÓRIA DA CONQUISTA que ñ é CÚ -DO- MUNDO, Serra gonhou com + de 18 mil votos.Se houvesse unidade de propósito, em torno do objetivo de eleger Serra, ñ importando se o cú- do- mundo é grande ou pequeno, o resultado seria o mesmo onde houve vontade de se trabalhar em prol das mudanças na politica atual.

Claudio Simões disse...

Caríssima NG,
Bom tê-la de volta. Ora, uma oposição que não sabe se opor, não pode funcionar. O Brasil viveu seus últimos 8 anos sem oposição e isso ajuda muito nos trocentos porcento de popularidade do Sr. da Silva. Ainda por cima vem o Sr Sergio Guerra (?) e diz: "Vamos fiscalizar a Dilma, mas não seremos radicais", ou seja, vai continuar tudo como sempre...
Sds,
Claudio

Apoenna Gonçalves disse...

Concordo em numero,genero e grau.
Agora é ver o ERROS DE FRENTE!
De peito aberto pra enfrenta -los e aprender com eles
rever conceitos de como se fazer uma campanha é urgente para PSDB
Isso começa agora , fazendo oposição!
Lutando pelos ideais!
MArcando metas claras com bons aliados!

Geraldo Sergio disse...

Antes de tudo, seja muito bem vinda de volta à peleja. Sentimos sua falta.
Sou mineiro, e do interior, da roça. Não precisei - junto com muitas pessoas do meu relacionamento - dos conselhos do Aécio Neves, nem Itamar, para saber como e porque votar. Só que somos minoria, e analisando friamente os resultados de 31/10, constata-se facilmente que o voto petista deslocou-se para o grotão, para as pessoas mais simples, mais humildes no sentido de despossuídas, onde o que prevalece em escala de valor não é a noção de ética com a "re" pública e nem os caminhos que percorre a diplomacia do Itamaraty.
O povo humilde do interior é presa fácil de argumentos mais terrenos, prefere o que já tem seguro nas mãos do que arriscar-se a perder tudo para conseguir o dobro. Questão de praticidade.
Se a oposição, paralelamente ao seu discurso de denúncia contra os malfeitos nos palácios de Brasília, não souber resgatar sua capacidade de comunicar-se com este eleitor - em outras palavras, diga-se: capilaridade - não terá êxito em sua tarefa. Porque, não existindo mais o contato direto entre candidato e eleitor - nem que seja através de prepostos -, esta massa só tem a televisão e o rádio para saber quem é gato e quem é lebre. E aí, prevalece aquele que estiver melhor maquiado, com um discurso mais afiado, e com bons padrinhos, o que nem sempre é sinônimo de melhor escolha. Mas aí, a vaca já estará atolada no brejo!

Lunarscape disse...

NG, parabens pelo belissimo post, realmente expressa o pensamento de quem pensa !
Passada a fase de analise da eleição, já surgem ponderações que voce tão bem aborda.
Para estruturar uma oposição eficiente e inteligente é necessário um "make-over" completo do modelito oposicionista. Considero fundamental hoje, que o PSDB o DEM e o PTB, infelizmente, os que poderiam fazer essa oposição.
Porém, só o farão se de forma urgente eles se despirem da vaidade e dos enormes egos que ostentem.

Contabilizar os erros da campanha é um pouco tarde demais mesmo porque não foi por falta de aviso. O PSDB foi avisada DIÁRIAMENTE sobre os erros, e não deram ouvidos, paciência.
Ou o PSDB se livra da estampa de "Partido Intelectual" ou simplesmente vai desaparecer do mapa, é uma questão de tempo.

Só para voce ter uma ideia: O municipio de Duque de Caxias tem 590 mil eleitores, o prefeito é do PSDB. Lá a Dilma emplacou 73% dos votos válidos ! Há 20 min do centro do Rio !Podem analisar; a vasta maioria dos votos da Dilma vieram dos Suburbios dos centros urbanos, Classe C e D !

Cara amiga; o PSDB não conseguiu chegar no eleitor, porque o eleitor estava "fechado" com a Economia. A Turma do Carnê em 60X não estava disposto a mudar o certo pelo incerto.
O PSDB achou que não deveria explicar Juros, Divida Interna (Calote Interno). Não quis explicar Carga Tributária, mesmo porque o programa mesmo era fraquinho.

Porque não "dissecaram" o PNDH e o explicaram para o "povão"? Porque não mostraram como é na Venezuela ? Pois é para lá que estamos indo !

Tá mais do que na hora de a Oposição se comportar com tal !

Stclairaugusto disse...

NG, escreve mais!!!
Desde a campanha deste ano tenho visto muitos blogs e sites com análises interessantes, mas vc me surpreendeu!
A julf]gar pelos seus textos, vc é uma das vozes mais sensatas da blogosfera. Agracie-nos com mais doses de sua inteligência e bom senso!

Camarada Arcanjo disse...

Parece que você voltou e eu também. Os assuntos fundamentais não se restringem mais a política partidária, na minha opinião. O DEM jogou fora a sua história com o Cézar Maia, aqui no Rio. O PSDB também jogou fora as oportunidades com o Serra, com o Alkmim e agora novamente com o Serra. O primeiro erro foi o bairrismo paulista que produziu uma cortina de fumaça para o problema principal.
A questão relevante: Vamos Venezuelar?
Veja bem, que as questões fundamentais desta campanha, especialmente no segundo turno, não foram sequer prevista como relevantes pela direção da campanha da oposição.
Você tem razão quando se referiu a arrogância no seu texto. Estes políticos ligados aos partidos da "oposição cadelinha" nem imaginaram em discutir desde o início da campanha o aborto, a liberdade de imprensa e expressão, a folha corrida da candidata. Nem tocaram na questão da manutenção das instituições democráticas desmontadas pelo PT. Tentaram ignorar e retirar da mídia a discussão dos detalhes do PNDH-3 e seus desdobramentos.
Nesta hora devemos repensar até no modo de fazer política ou agir na oposição. Eles trataram timidamente os assuntos fundamentais DEPOIS que a sociedade começou a se organizar e pautar as campanhas da situação e da oposição.
Então iremos nos deixar "venezuelizar", confiando na orientação de algumas cúpulas partidárias autistas?

Oliver disse...

Querida NG:
Passei aqui apenas para deixar meu abraço. Sou fã do seu texto claro e direto. Fico feliz que você exerça sua lucidez e competência na boa política. Um dia, talvez, ela chegue até o planalto, com p minúsculo mesmo. Nunca foi tão minúsculo como ultimamente. Concordo com sua análise, mas acho que falta olhar o palco da guerra pela colina em que se encondem nossos políticos. Minha teoria da conspiração de hoje é que eles nunca quiseram ganhar estas eleições. Nunca quiseram destronar o boquirroto. Nunca quiseram abandonar os polpudos recursos dos Estados mais evoluidos e fora dos holofotes da mídia para se jogar numa aventura meio esquerda, meio democrática, meio mussarela. Já escrevi aqui que político que não é lula gostaria de ser; simples assim. Ele é a síntese da má administração, mas da ótima política para os próprios bolsos. Ele é o caminho. O fim da inflação foi o momento em que o país se preparou para a livre iniciativa, para o empreendedorismo. Aí aquele imbecil abriu seu guarda-chuva de proteção social e esparramou nosso dinheiro num socialismo estéril e sem propósito, que resultou no comunismo de botequim que hoje presenciamos. Deu no que deu. Eles nunca me enganaram, dos dois lados. Me custou muito dinheiro e uma carreira certa no backstage da política descobrir que são dois lados da mesma moeda. Não me canso de dizer que a cidade de Sampa tem um modelo administrativo que seria a tal alternativa para tudo aquilo que estamos vendo de pior no governo. Pois se é, então temos três lados da mesma moeda podre. Um dia talvez eu possa demonstrar o que estou falando. Mas te adianto que, se queremos fincar a bandeira da honestidade neste campo minado teremos que fazer com as próprias mãos. E sem estes políticos que se dizem a alternativa. Não são. Eu já os vi no poder. São iguaizinhos aos que vão continuar a nos tungar nos próximos quatro anos. Que venham os próximos.

Camarada Arcanjo disse...

Cabe ressaltar e acrescentar ao meu comentário anterior, que o PSDB não faz parte de uma oposição a este e ao atual governo.
O sr. Fernando Henrique posa de contra-partida ao Lula. Na verdade porém, pensam iguaizinhos, compõem uma falsa rivalidade que juntos trabalham para abafar e anular as aspirações do povo brasileiro, do povo brasileiro que pensa.
Nós.
Esta estratégia tem dado certo, o que prova a incompetência política do DEM, do PP e de outros partidos insólitos que esboçam uma tíbia e ineficaz oposição a esta camarilha (Nomenklatura) que se apossou do poder.
Quem se opõe a esta situação deve procurar novas estruturas, novas composições, novas afinidades e novos meios.

Luis Hamilton disse...

Deus te ouca, Nariz: "Vai ser um festival de derrotas até o final dos tempos."!!!

Ah, e obrigado por ajudar a eleger um governador prestes a integrar a base de apoio da Dilma!

hahahahhaha.... Desculpe, mas nao resisti a provocacao.

Abraco.