sábado, 24 de agosto de 2013

Tudo pelo poder: como a ambição de José Serra pode reeleger Dilma



Ele já perdeu duas eleições presidenciais e, nas últimas semanas, voltou a pressionar o PSDB e aliados para sair candidato a presidente mais uma vez.

Excelente administrador público, José Serra é um péssimo candidato: não tem carisma, não acata as recomendações dos profissionais de marketing que poderiam sanar esta deficiência e é um verdadeiro desastre na construção de alianças.

Depois de perder para Lula em 2002, para Dilma em 2010, e sofrer uma derrota humilhante contra Fernando Haddad no ano passado, Serra parecia conformado com o fato de que Aécio Neves seria o nome para 2014.

Mas bastou a popularidade de Dilma cair, no calor das manifestações de junho – mostrando que, talvez, existam chances de derrotá-la em 2014 - para Serra voltar a colocar sua ambição à frente dos interesses do partido e dos eleitores que querem ver o PT fora do poder. 

Na imprensa, nos bastidores, em telefonemas para antigos aliados – até mesmo para aqueles a quem já traiu – José Serra não tem feito outra coisa a não ser tumultuar o ambiente partidário para tentar impor ao PSDB seu sonho pessoal.  Obstinado e inflexível, tem semeado a discórdia e cultivado inimigos em um grupo que, tradicionalmente, já peca pela falta de união: a oposição nacional. O PT agradece.

Avesso à realização de prévias partidárias em 2009, ele agora se diz favorável a elas: quer enfrentar Aécio Neves numa disputa interna pela vaga à presidência.  E ameaça: ou o PSDB aceita afundar com ele numa terceira tentativa de ganhar a eleição presidencial, ou ele abandona o partido.

A resposta inteligente de Aécio Neves – que aceitou a hipótese de prévias, desde que realizadas depois de 05 de outubro, prazo máximo para que candidatos à eleição do próximo ano mudem de legenda – foi sentida por Serra como o nocaute de um novato contra um pugilista experiente.  Serra passou a exigir novas regras para a realização de prévias – aquelas previstas no estatuto do partido já não lhe servem.

Longe dos microfones e holofotes da imprensa, aliados de longa data não escondem sua perplexidade com a postura predatória demonstrada por José Serra .  Ele, que já era conhecido por sua inépcia nas relações interpessoais, subiu o tom – a ponto de perder, nos últimos dias, assessores que o acompanhavam há quase uma década.

Mais do que o drama pessoal de um homem que não se conforma com suas limitações, a trajetória percorrida por José Serra nas últimas semanas é o prelúdio de uma tragédia eleitoral. Não por acaso, apoios discretos a Serra têm vindo de dentro do Palácio do Planalto. Ali não há dúvidas: tudo o que José Serra tem feito por esses dias é pavimentar a reeleição de Dilma Rousseff. 

Leia também:

6 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, nunca tivemos estadistas em comando da Nação, exceção, talvez, de FHC no primeiro mandato. Entretanto, a vaidade daquele, e a estúpida teimosia de Serra são parceiros da desconstrução do País, com todo brilho e pompa empreendida pela quadrilha no Poder. O Brasil já era, sem jamais ter sido.

Chicão da Serra disse...

O José Serra é daqueles teimosos bitolados. Sua extrema vaidade e individualismo não o deixam enxergar que jamais será presidente do Brasil. E, como tem inveja do Aécio, quer tumultuar de qualquer forma, porque ele prefere que o PT continue no poder, a ver o seu invejadíssimo posar de presidente. Já imaginaram? Se o Aécio conseguir a presidência, o Serra entrará em depressão profunda. Sai logo, Serra! Vá cantar em outra freguesia!

Maria do Espírito Santo disse...

Excelente texto, Nariz!

Fico aqui pensando se uma "neo-cristianização" (como a que ocorreu nas eleições de Getúlio)seria benéfica ao Aécio. Mas lidar com hipóteses vagas não leva a um bom caminho pragmático.

A minha certeza é só uma: como você demonstrou tão bem, a posição atual do Serra pode ser a derrocada final do PSDB.

Maria do Espírito Santo disse...

Agora o candidato do PSDB é o Aécio. A turma que torce contra, a turma do Aécio Never poderia perfeitamente ser chamada de turma da Dilma Houssempre. E entre os dois eu prefiro mil vezes o Aécio. Prefiro até (heresia!!!) o Aécio Ever.

Pronto. Falei.

Paulo disse...

Esse cara tem obsessão pelo poder; se fosse para o PT seria igual a qualquer um deles.

bloglinks disse...

Esse cara tb é um farsante.