domingo, 8 de julho de 2007

A crise e o caráter...

A edição de hoje do Diário Catarinense traz entrevistas com o senador Jefferson Péres e o ex-senador Jorge Bornhausen. A pauta, logicamente, girou em torno da crise Renan Calheiros. E, coisa interessante, fez emergir opiniões muito parecidas a respeito do presidente do senado.

"Ele é um político atuante e sempre teve um trânsito muito bom entre todos os partidos. É uma pessoa afável. Votei nele para a presidência. Não tem inimigos no Senado. Eu lamentei o que ocorreu. Se ele tivesse pedido uma licença da Casa e se tivesse feito uma composição do Conselho de Ética mais respeitável, acho que ele já teria se livrado disso. Esse desgaste do Legislativo não é de hoje. Aqui se acentuou no episódio valerioduto, mensalão e seguido da absolvição por decisão da Câmara ou pela renúncia para fugir à punição."

(Jefferson Péres)

"Quando surgiram as manifestações contra o presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ele se mostrou muito confiante. Tinha vindo de uma reeleição para presidente da Casa, onde fez 51 votos. É um homem muito educado e estimado, e com a sua palavra o seu assunto estaria resolvido. Mas apresentou uma defesa, na minha opinião, inconsistente, e aí começaram a surgir as reações. A princípio individualmente, de senadores que se posicionaram de maneira forte. Depois o DEM tomou uma posição conjunta, e as coisas foram sendo sacudidas. O procedimento do presidente do Senado foi equivocado. Não poderia fazer sua defesa de modo imperial, sentado na cadeira de presidente do Senado. O senador não tem direito a ser imune, e sua vida é pública. Era necessário seu afastamento da presidência. Os senadores que deram cobertura àquela situação, eu lamento. Agiram corporativamente, ou em nome do governo. Afinal, ele é um dos integrantes do governo."

(Jorge Bornhausen)

Inegável que, por terem convivido com Renan Calheiros, tanto Bornhausen quanto Péres estão mais qualificados do que eu para emitir qualquer opinião a respeito da sua personalidade. Mas é inegável também que o homem que tem se apresentado à opinião pública nos últimos trinta dias nada tem de afável ou educado. Ao contrário: indelicado com a filha e a ex-amante, agressivo com a imprensa, debochado com a opinião pública e arrogante com seus pares, o Renan Calheiros que temos visto ultimamente é condenável sob todos os aspectos.

Logo, o desafio seria descobrir qual das duas versões está mais próxima da realidade - o Renan afável e educado, assim reconhecido por senadores que conviveram com ele, ou este Renan dos últimos trinta dias. Na dúvida, prefiro ficar com a sabedoria popular: é nos momentos de crise que mostramos nossa verdadeira natureza.

4 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Na minha opinião, Nariz; diante das adversidades o ser humano extrapola seus instintos bestiais e eles afloram naturalmente, sem que o imdivíduo perceba: ele está agindo como um rato acuado diante de inúmeros gatos - volta-se contra todos e arreganha os dentes.
O Homem é o mesmo desde os primóridios de seu nascimento.

jml disse...

NG,

O que me preocupa, em verdade, não é isso. O fato é que Jefferson disse, nas entrelinhas, que a ética é relativa. O simples fato dele ser afável e educado - além de, claro, senador e presidente da casa - já seria mais que suficiente para absolvê-lo sumariamente, bastando, só e tão somente, a sua palavra.

Sem investigaçoes sem nada.

A questão, impõe-se consignar, é relativa à quebra do decoro. É, pois, nítida e cristalinamente, de ordem política, não jurídica.

O que se discute é que, ao ter uma relação tão próxima com um membro de uma grande construtora, o Presidente do Senado teria ou não agido quebrando o decoro.

Mas o nobre senador, expoente do senado, parece não se aperceber da gravidade do caso.

"Faltou habilidade", disse. Em outras palavras, deixa no ar que, se a Renan tivesse sido hábil, nada disso teria sido sequer objeto de apreciação.

Francamente, senhores, se isto não for miopia, então...

(e o que seria, exatamente, esta tal "habilidade" ? Distorcer a verdade ?)

Pet name disse...

Lamentável, justificativas vergonhosas.

Edgar de Almeida Cabral disse...

E a UNE (União Nacioanal dos Estudantes) não faz nada? Cade os caras pintadas? Vamos protestar contra a Lúcia, a nova presidente da UNE, segue sua pagina no orkut:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13110437258070144666

VAMOS EXIGIR QUE OS ESTUDANTES PROTESTEM CONTRA ESSA CORRUPÇÃO!!!