quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cadê a mídia?

A situação na Venezuela está à beira de uma guerra civil.

Nossa imprensa, no entanto, está sublimando a coisa.

Quem alerta é o meu amigo Aluízio Amorim, que está acompanhando os eventos de perto.

Também no blog Resistência Santiago e no site da Globovision vocês podem a companhar a cobertura.

8 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Nariz: obrigado pelo link e seu perene esforço de estar ao lado da causa democrática e da liberdade.
Vejo com muita preocupação tudo isso. Depois que os petralhas aprovarem essa tal de CPMF, os incrédulos verão que por aí virá o repeteco do que está acontecendo na Venezuela. Há todos os indicadores de que o PT há quase seis anos, desde que chegou ao poder, vem aparelhando tudo e armando suas milícias fascistas, tipo MST, sob a orientação da CUT. E a malta ignara está aí mesmo para apoiar qualquer aventura chavista. O futuro do Brasil hoje se encontra na mão dos parlamentares da oposição, com destaque para o PSDB, o maior partido oposicionista e que governa o maior estado do Brasil que é São Paulo, ao lado de Minas. Todos os dias batemos na mesma tecla apelando, suplicando a esses parlamentares que defendam a democracia. Em vão. É incrível tudo isso que acontece na cara de todo mundo e ninguém move uma palha. A grande mídia continua com a sua leniência oportunista escamoteando os fatos atrás de uma pretensa isenção e imparcialidade. O continente latino-americano é o único que durante anos não vê um guerra. Pois deverá ver dentro de pouco tempo e será um grande banho de sangue. Essas coisas a gente sabem muito bem como terminam. Abs. Aluízio Amorim

Ruy disse...

Nariz, você está falando só da mídia televisiva e dos sites, certo? Não acredito que você tenha se esquecido de que os jornais só saem no dia seguinte e as revistas semanais, a cada sete dias. :)

Os conflitos de hoje que o Aluízio reportou no blogue dele são, salvo engano meu, a manchete do Estadão de amanhã. E também estarão na capa da Folha, com foto. Um beijo.

(N.G.: exato, Ruy. Tvs e portais. Até a hora em que postei ontem, ninguém havia tratado do tema com o destaque que ele merece - já se desenha uma guerra civil. E olha que, até onde pude acompanhar, nem mesmo CNN e Fox News (!)) deram destaque pra coisa)

Ruy disse...

Aliás, você também se lembra de qual foi a última capa da "Veja", não?

André BH disse...

Olá NG.
Segue trecho de hoje do blog do mello.

"Aparentemente, agora a oposição têm a seu lado o ex-ministro Raúl Baduel, o homem que ajudou Chávez naquele ano, dando o contragolpe, que restituiu o poder ao presidente um dia após o golpe. Em declaração recente e surpreendente, Baduel disse que a aprovação da reforma Constitucional será um golpe de Estado. Como se dá um golpe de Estado dentro das regras, através do voto, ele não explicou.

Baduel era amigo de Chávez - é inclusive seu compadre - e suas declarações colocaram ainda mais fogo na situação.

Mas, vejam só, o cenário é tão cercado de suspeitas na Venezuela, que há quem veja o dedo de Chávez nas declarações de Baduel . Para esses, ao pedir o voto no não – e não pregar a abstenção, como faz a oposição – Baduel está ajudando o presidente, ao incentivar a presença maciça da população no referendo, o que aumentaria a legitimidade da aprovação da reforma."

Marcelo disse...

O video abaixo mostra as relações carnais entre Lula e Chavez. O Gorila venezuelano agride um jornalista brasileiro e mente até não poder mais! Bom, não sabe fazer outra coisa que não seja mentir. Estamos fritos na mão destes sujeitos. É preciso reagir.
http://www.youtube.com/watch?v=s7hGCz-Rq-c

ph disse...

Três blogs venezuelanos:

http://blogs.salon.com/0001330/

http://www.vcrisis.com/

http://daniel-venezuela.blogspot.com/

Paulo Araújo disse...

André BH

A informação que tenho sobre a abstenção não confere com a sua. Sobre Baduel, o que tenho lido lá também não confere. No momento, estou mais tentado pela visão de uma crise no interior do chavismo. Pra variar, a encrenca se dá entre os miliatres. No que isso pode dar eu não sei.

Li uma pesquisa de opinião de um instituto venezuelano.

Não sei analisar pesquisas e nem sei que instituto é esse.

A conclusão é que a abstenção daria vitória ao sim. Entre os consultados, a maiorira manifestou-se pelo não. O problema é que entre os consultados o índice de abstençãoo é alto. O sim só ganha entre os que já decidiram participar no referendo. A pesquisa também aponta uma tendência de queda do chavismo, comparativamente a pesquisas anteriores.

Há um resumo da pesquisa aqui:

http://eriksez.wordpress.com/2007/10/03/keller-abstencion-daria-victoria-al-si-en-el-referendo-sobre-la-reforma-constitucional/

Se a pesquisa do instituto está correta, faz todo sentido a reinvindicação dos estudantes pelo adiamento do referendo com o objetivo de ampliar a discussão e a participação dos venezuelanos na votação do referendo. Quanto menor for a abstenção, indica a pesquisa, maior a probabilidade de voto no "não".

A pesquisa pode ser baixada pelo blog indicado pela Nariz Gelado

http://resistensanleo.blogspot.com/2007/11/baja-el-chavismo-sube-el-antichavismo.html

Tambosi disse...

Ah, é? E eu que bato no Chávez desde sempre fiquei de fora?....

(N.G.: Tambosi, você é mídia? rsrsrsr Todos nós, blogueiros do bem, batemos no Chávez. Mas vamos combinar que o Alu está fazendo uma cobertura e tanto.)