sábado, 24 de maio de 2008

Para quem estiver a fim

Vou passear.

Enquanto isso, para quem estiver a fim, sugiro leitura de interessante estudo apresentado, em dezembro do ano passado, no II Compolítica, em Belo Horizonte.

É uma análise a respeito das diferentes coberturas sobre o movimento “cansei” a partir de quatro blogs: Blog do Noblat, Blog do Mino Carta, Blog do Zé Dirceu e Blog Nariz Gelado.

Me sinto a vontade para indicá-la porque há, ali, críticas e elogios a este blog - sobre as quais, pretendo falar mais tarde.

Por ora, quem tiver disposição para tanto, pode ler e ir comentando.

4 comentários:

Angelo disse...

Desculpe, Nariz, mas eu tenho problemas em ler textos cujas tabelas expressando percentuais mostrem parcelas cujas somas superam os 100%. Deve ser uma falha, uma incapacidade minha, mas eu não consigo... rsrsrsr

Abraços!

(N.G.: desculpe, Ângelo, mas desta vez não vai dar para concordar com você. O método para análise do conteúdo dos posts e comentários está bem explcitado lá: "Um mesmo texto poderá
acumular mais de uma categoria possibilitando ao pesquisador reunir um maior número de dimensões
da informação, o que explica o fato de que, às vezes, a soma das porcentagens ultrapassa 100%." Logo, Ângelo, que é totalmente aceitável que um mesmo post ou comentário possa ser, ao mesmo tempo, 'opinativo' e 'informativo'. )

Oswaldo disse...

Não é por nada não, mas a amiga se atrasou 22 minutos para o passeio.
Me atrasei mais ainda para ler a notícia.
Bom passeio.

(N.G.: eu me atrasei ou o Coronel se adiantou, Oswaldo? Perceba que há, neste seu apressado parecer, a idéia pré-concebida de que eu, por ser mulher, estaria atrasada. rsrsrs Para o seu conhecimento: o combinado era de que sairíamos daqui às 10:00h. E assim foi.)

Carla Pola disse...

Pois é Nariz....

Os blogs analisados eram, tirando o seu, esquerda...por que não fizeram uma análise imparcial, colocando outros blogs como o do Reinaldo Azevedo?????

Complicado....

Beijocas
Carla

(N.G.: não sei, Carla. Há problemas, sim, mas não exatamente os que você aponta. Como a pesquisa não era sobre popularidade e/ou visitação - e, sim, sobre o tipo de cobertura -, acho que o meu blog foi selecionado pelo posicionamento inusitado: foi o único blog oposicionista que criticou o movimento "Cansei". Os demais aderiram. E há, também , a possibilidade de que eu tenha sido a única blogueira oposicionista que se dispôs a responder a pesquisa - coisa que não posso afirmar, pois não tive qualquer contato posterior com os autores, mas que arrisco considerar porque conheço o posicionamento de alguns blogueiros da oposição a respeito da produção acadêmica tupiniquim.)

Flavio Dessandre disse...

"...conheço o posicionamento de alguns blogueiros da oposição a respeito da produção acadêmica tupiniquim."

O meu posicionamento é o mesmo. O dinheiro que se "investe" em pesquisas, que de acadêmicas tem muito pouco, é muito para o nosso país. Pelo menos na maioria das áreas. Se existissem mais pesquisas verdadeiramente úteis e inovadoras, mas não. Uma parte considerável não serve pra nada, além de dar status para professores de meia tigela.

Em relação à essa pesquisa, além dos problema já citados, nos primeiros capítulos os autores insistem em classificar os membros do "cansei". Dizem que foi acusado (por outros) de elitista, mas afirmam também que as críticas do movimento se davam principalmente contra o governo. Sempre querendo deixar claro quem fazia parte dele, e forçando a idéia de que era contra o governo.

Acho que todos tem o direito de pesquisar o que em entender. O problema é quando é utilizado dinheiro público. (Nem sei se foi o caso nessa pesquisa)