terça-feira, 20 de abril de 2010

Quando as hienas rosnam, os burros baixam as orelhas

Marcelo Branco,o coordenador da campanha de Dilma Roussef na web, acusar a Rede Globo de fazer propaganda subliminar para José Serra na sua campanha de aniversário, não pode surpreender ninguém. O petismo sempre trabalhou contra a liberdade de expressão. Da tentativa fracassada de implantar o Conselho de Jornalismo, passando pelo dia em que Lula quis expulsar o jornalista Larry Rohter do país e chegando à recente denúncia do humorista Marcelo Madureira, os exemplos são muitos.

O que realmente surpreende é a rapidez com que a Rede Globo tirou sua campanha do ar sem que houvesse qualquer denúncia formal e consistente. A Globo capitulou para nada. Nada além do cacarejo conspiratório de Marcelo Branco no Twitter, repercutido em blogs da rede petista - o mais célebre deles pertence a um ex-funcionário da própria Globo que usualmente  inclui qualquer veículo de comunicação que apresente algo acima de um traço de audiência no P.I.G.,  Partido da Imprensa Golpista. Ou seja: meia-dúzia hienas rosnaram e um burro qualquer - ou uma tropa deles, não sei -  decidiu que uma das maiores empresas de comunicação do mundo deveria arriar as calças.

Revoltante, esta demonstração de servilismo pode custar caro à emissora. Primeiro, porque a decisão alimenta a moral da tropa de choque de Dilma Roussef - e  daqui para frente eles, que já não tinham  limites,  vão querer mais. Depois  porque ao tirar a campanha do ar a Rede Globo transformou a mentira de Marcelo Branco numa meia-verdade. E isto é tudo o que petismo precisa para seguir acusando a Rede Globo até o fim dos tempos.







16 comentários:

Roger Prado disse...

Não se pode descartar a hipótese de chantagem, afinal empresa de comunicação no Brasil, infelizmente, não vive sem verba de publicidade do governo.
Claro, é possível que todos os contratos de publicidade já tenham sido fechados e não possam mais ser cancelados, o que invalidaria a hipótese de chantagem COM VERBA PUBLICITÁRIA.
Mas o problema maior é que falta à Globo testosterona. Não aparece um diretor bad cop ou um representante de sindicato das empresas de comunicação, para dizer: não venham pautar as decisões das emissoras, cambada de mulambentos.

Roberto disse...

Decisão lamentável da rede.
Duas coisas:
1 - Ao ceder à patrulha, a Globo perde muita credibilidade. Pelo menos a minha já perdeu.
2 - Se eles pensam que o petismo será "saciado" com este sacrifício, demonstram desconhecer muito a natureza desta gente. Não há "calça arriada" que os satisfaça.

marcelo a. disse...

a globo com essa atitude passou uma imagem de subserviência. mesmo com a desculpa de evitar conflitos.

e os petralhas vão utlizar o fato: "viram como era verdade? eles tiraram do ar depois das denúncias(?).

do abc...

Marcelo Randes disse...

Vitória de Pirro, Nariz. Policiar a maior emissora do país fará algum bem à candidatura de uma Dilma cuja imagem já é pesada e carrancuda? Ao contrário, manter o jingle no ar favoreceria a ladainha conspiratória dos companheiros, pois não faltam bocós tendentes a crer que a Rede Globo pode fazer e depor presidentes. E muitos desses bocós nem petistas são.

Não, não estou justificando a atitude da Globo. Ela deveria ter emitido uma nota formal declarando fora de propósito as insinuações e manter a campanha institucional no ar, porque era a coisa certa a fazer.

A verdade é que o PT acusou o golpe. "O Brasil pode mais" incomoda porque dá no fígado do discurso do governo, que pretende se apropriar de tudo o que o país produz de bom. O Na postura, Serra encarna "O Brasil pode mais", sua atuação tem sido impecável até aqui, para desespero dos botocudos.

O cara que acorda às 5 da matina para fazer as coisas acontecerem, de que maneira recebe a mensagem de um governo que se quer totalmente responsável pela tv de 32 polegadas que ele acaba de botar na sala?

O governo está emparedado, e não sabe como sair.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Olha só ! Será que o Paulo Henrique Amorim não vai censurá-la ?
"Na última quarta-feira, dia 14, Dilma Rousseff e Otávio Frias Filho, Diretor de Redação da Folha de São Paulo, se encontraram na capital paulista para uma longa e amigável conversa.

Foi em local neutro, segundo confidenciou a candidata a um amigo.

Uma semana antes, também em São Paulo e em local neutro, ela se reuniu com Roberto Civita, presidente do Conselho da Editora Abril e Editor do grupo.

Dilma também gostou da conversa com Civita."

Como é que amusa dele se reúne com o pessoal do PIG ?

Ptsauro disse...

NG, concordo em grau, gênero e número com o a tua análise.
Foi um tremendo erro da Globo ter se dobrado à patrulha dos cachorros loucos da petelândia farofeira.
Quero ver segurar os cachorros loucos agora.

Sandra Sallee disse...

Mais aterrorizador e a ameaca de ter o PT no poder durante 20 anos . Pelo andar da carruagem eles vao conseguir .
Te juro que mesmo a distancia vou fazer o que puder para nao permitir que eles implantem essa ditadura no Brasil .

By the way ...Happy Birthday !!!!!!!!!!!!!

BIRA disse...

E os petralhas negam tudo alegando chiado e clamor da sociedade civil via net...
A Globo tem demonstrado ser um ente servil e dependente de verbas estatais.

Aluizio Amorim disse...

Nariz,
como sempre seu artigo está perfeito. Mas tem de haver algo mais caviloso do que o Twitter do chefe do bunker cibernético botocudo para causar essa misteriosa capitulação da Rede Globo.

Ptsauro disse...

Acredito ter feito um comentário neste post, mas parece que foi retirado.
Desculpe, mas gostaria de saber o motivo, se escrevi alguma impropriedade.
Ptsauro.

Ptsauro disse...

Não entendi mais nada, achei que o meu comentário havia sido retirado mas acho que me enganei.
Lamento.

narizgelado disse...

De fato, PtSauro, nenhum comentário seu foi deletado. Abs.

Fernando disse...

Quando Lula deu aquela entrevista na Band você notou a quantidade de estatais nos intervalos comerciais do programa.

A pressão, que a Globo deve ter recebido em off, deve ter sido muito maior do que as reclamações do tuiteiro do Lula.

Quanto vale um telefonema do maior anunciante varejista do país, pessoa declaradamente lulista ? Quanto vale um pressãozinha dessas ?

A Globo, não é a Veja, não é o Estadão, mas também podemos dizer, com bastante alívio, que não é a Record, nem a Carta Capital, nem a Folha de São Paulo.

A Globo mostra há anos o que faz Hugo Chavez na Venezuela e não se omitiu de mostrar o que é o governo lula quando do Top-Top, dos mensaleiros, dos aloprados, da dança da pizza, das lulices da política externa, do PNDH3, das invasões do MST, da prisão dos petistas que receptaram os objetos roubados da Cutrale, da cobertura ímpar do lançamento de Serra à corrida presidencial e etc...

SERGIO OLIVEIRA disse...

Seguindo este racicínio petista, de repente eles vão impugnar as comemorações dos 50 anos de Brasilia, alegando que é campanha subliminar para o candidato do PSOL,conforme aventou o Coturn Noturno.

Bartolomeu disse...

Nariz Gelado: Repito que deixaram a criatura ir longe demais. A Globo abriu as pernas e agora o caminh está livre e bem untado. Tudo está acontecendo, desde a primeira posse, como planejado (o mensalão adiou um pouco). Quem viver verá. Basta a Dilnula ganhar. Choraremos lágrimas de sangue. Ainda bem que, apesar da possibilidade de compra, a Dilnula não ganhará.

Tom Bombadil disse...

Nariz,

Mas se é para ficarmos nas teorias da conspiração tenho uma outra para lhe vender que me parece igualmente crível: quem rangeu os dentes foi a Globo, sinalizando ao establishment do governo "veja como eu posso te atrapalhar" _ em troca de eventuais benesses e compromissos do governo em defender seus interesses (dela, Globo). Como sabe, há vários assuntos regulatórios em andamento onde a Globo tem grandes interesses comerciais em jogo. Me parece uma tese muito mais razoável uma vez que a Globo está longe de ser idiota e certamente antecipou a reação que iria se verificar.