quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aula de oposição: como Aécio encurralou Dilma e a fábrica de boatos do PT

Aécio Neves: oposição como não se via há uma década.

Aécio Neves apresentou nesta quarta-feira um projeto de lei que transforma o Bolsa Família em um programa de Estado. Pela proposta, o benefício, que tem sido a principal bandeira eleitoral do PT, se torna permanente, ficando atrelado às políticas públicas de assistência social e erradicação da pobreza no país – e, o que é mais importante, não ficará mais à mercê das decisões do Executivo.

É uma jogada de mestre. Com um único projeto, o senador mineiro dá segurança ao eleitor sobre a continuidade do programa, tira de Dilma seu principal argumento eleitoral e, de quebra, destrói antecipadamente a poderosa fábrica de boatos do PT. Graças à estratégia de Aécio, os petistas acabam de acordar em um cenário eleitoral diferente, no qual não é mais possível disseminar - como fizeram, incansavelmente, em 2006 e 2010 -  a mentira de que os tucanos querem acabar com o Bolsa Família. 

Independentemente do intrincado percurso parlamentar que o projeto de Aécio deve seguir até sua votação, a simples apresentação é uma vacina poderosa contra a boataria petista. E coloca Dilma numa arapuca discursiva sem precedentes.

Se orientar sua base a votar a favor do projeto de Aécio Neves, Dilma estará pactuando com a perda de seu mais importante argumento eleitoral. Por outro lado, se orientar sua base a votar contra, ou mesmo a protelar a votação, a presidente vai entregar a Aécio um tesouro: o discurso de que ele quis eternizar o programa, mas Dilma o impediu.

Não é de hoje que venho elogiando a visão estratégica e a capacidade de articulação política de Aécio Neves.  Mas confesso que, com essa, o mineiro voltou a me surpreender.  Aécio está dando uma aula do que é fazer oposição – coisa que o país não via há quase uma década 

29 comentários:

Anônimo disse...

A hipocrisia sempre foi submissa à inteligência. O que se deve continuar a fazer é estudar os discursos petralhas e dar o devido tratamento de choque com medidas de esvaziá-los com perspicácia, evitando o confronto que sempre dará razão ao discurso medíocre. Aécio deve continuar nessa balada, sem dúvida.

Marcos Guerson Jr disse...

Nariz,

Acho que finalmente temos um marqueteiro que conhece o que está fazendo. Por enquanto tem acertado, mas acho que falta ainda mais ação nas redes sociais, seguir o sucesso do primeiro hangout.

Claudio Machado disse...

JOGADA DE MESTRE.

Ana Carol disse...

Foi um golpe de mestre, mesmo!

Anônimo disse...


Aécio está de parabéns, agora é colocar essa iniciativa, com todas as letras, bem popular, mostrando claramente sua intenção em relação ao bolsa família no programa eleitoral gratuito. De forma incansável, falar, falar e falar. Xeque mate!!!

Ane

Anônimo disse...

Aécio Neves é o meu candidato. É a nossa esperança de acabar com a palhaçada do PT de querer se perpetuar no poder, fazendo as maiores cretinices já vista na história deste país. FORA PT. PT NUNCA MAIS.

Tektonike disse...

Ação ! Oposição deixa o imobilismo e age para a formação da opinião pública e o debate político ! Parabens !

Blogueiro Incidental disse...

Não gosto do aecio, mas contra o pt, serve qq coisa. ...

Blogueiro Incidental disse...

Contra o PT, serve qq coisa !!!!!

Blogueiro Incidental disse...

Não gosto do aecio, mas contra o pt, serve qq coisa. ...

silvia helenice disse...

apenas um reparo no texto: há muito mais de uma década nao havia oposicao inteligente...

Falcão Peregrino disse...

Tomara que sim!
A oposição a oposição entro em processo de extinção em 2003, inexplicavelmente!

Anônimo disse...

Está no caminho certo.

Anônimo disse...


Bons Mestres (Tancredo Neves), melhores Alunos (Aécio Neves).

Mario Jorge disse...

MUito inteligente! A ANTA do PT tque ser massacrada ,pisoteada e expurgada da política brasileira.

J.A.Aandreatta disse...


Esse foi um golpe certeiro na
nuca do PT, ahahahahaha.

Anônimo disse...

muito bem dito fora pt

Luiza B. disse...

Tenho mais uma para o Aécio, se ele quiser. É de graça, mas vai lhe dar mais alguns bons votos. Não digo porque estou com ele, mas estou com uma oposição, penso eu, forte. e-mail magluckylouis@gmail.com. Por favor, uma única vez, sejamos sérios.

Prof Paulo Oliveira disse...

Numa análise perfunctória dos fatos, podemos relembrar uma Reunião do Foro de São Paulo, presidida, na época,pelo então Lula da Silva, ainda Presidente do país, o qual afirmou que o PT não teria candidato a presidência da República, após os seus 8 (oito) anos de "governo". Que o bastão seria passado a um candidato do PSDB (Leia-se Sr. Aécio Neves). Maktub (estava escrito). Porém, com o desenrolar do tempo, aparece o Sr. Serra, para desfazer tal "acordo" entre PT e PSDB, ditado pelo Foro de São Paulo.
O PT então, vendo essa situação esdrúxula, buscou um nome em sua agremiação, o menos "achincalhado" na época. Daí o lançamento do nome da atual Presidenta. Penso que o tal "acordo" ainda deva continuar de pé, com o PT, caso algum membro do PSDB, não queira aparecer novamente para relembrar a velha rixa do "café com leite", o que será lamentável.
Avante Aécio! O Brasil precisa não só de um guerreiro, mas de um estrategista como vc.
Estamos juntos...

Anônimo disse...

Simples assim? Parece muito fácil...Fácil demais!Particularmente torço para que seja verdade...Aércio ou Campos, está tudo certo! O que não podemos e ter a estrelinha de novo na nossa vida. Mas que não se iludam, esses caras do PT não brincam em serviço. Tem muito poder de fogo e muito jurista entendido indicado por eles.

Unknown disse...

Sem dúvida uma excelente jogada. Entretanto, penso que Aécio Neves precisa ser mais agressivo, mostrando a realidade brasileira que contradiz a propaganda petista.

Anônimo disse...

O bolsa família foi criada no governo FHC mas o brasileiro tem memória curta e aceitou a criação por Lula que apenas trocou o nome do programa anterior . Parabéns Senador Aécio

Unknown disse...

Até que enfim a oposição está acordando!

vmguima@hotmail.com disse...

Boa Muito boa mesmo, acredito que possa surtir algum resultado. Mas poderíamos pensar em algo também bem simples:Não acabar com o BF,mas tratar o bolsa família como um " cabresto eleitoral"... e assim suspender o voto de quem recebe tal beneficio... Coisa simples, basta amarrar o sistema eleitoral, com o cadastro do bolsa família.

Darci de Castro, Belo Horizonte, MG disse...

Quero dar meu testemunho.
Sou paulista e resido em Belo Horizonte, inicialmente, em razão do meu trabalho. Depois, aposentado, eu e minha família optamos por continuar morando nessa maravilhosa cidade e neste Estado tão importante do nosso Brasil.
Acompanho, portanto, há 32 anos do trabalho de nossos políticos e tive que ao final dos mandatos do Governador Aércio Neves escrever-lhe, cumprimentando-o pelo seu eficiente, honesto, organizado e sério trabalho. Confesso que só vi em 75 anos de vida como cidadão um político chegar perto dele, o nosso saudoso Governador Carvalho Pinto em S.Paulo.
Não sou político e nunca preenchi uma ficha de nenhum partido. Quando na época própria prestei concurso para Fiscal de Rendas no Estado de S.Paulo e nomeado, preferi seguir carreira em empresa privada.
Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado. Desculpem-me o tamanho do texto. Darci de Castro, Economista aposentado, Belo Horizonte, Minas Gerais

Anônimo disse...

Quem começou esta distribuição de rendas foi a d. Ruth Cardoso, depois foram mudando o " apelido " do benefício.

Hercilio Moreira disse...

Apreciei a notícia e torço pelo seu sucesso. Gostaria, ainda, de que fosse sugerido ao Aécio um Plano/Projeto de Governo que incluisse a Reforma Tributária. Alerto, porém, que a Ref.Tributária deve incluir uma sistematização de toda a legislação ( leis, decretos, Normas, Resoluções, Portarias ), bem assim uma análise e revisão de todos os itens - todos os itens - de A a Z,da Tabela de incidência de tributos.Isto sim seria um fato novo para a classe média votar em peso no Aécio.Abraços, herciliomoreira28@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Amiga, quando leio coisas assim fico tão animada! Tomara que só tenhamos notícias boas pela frente. Bj, Blue

Luiz disse...

A simplória da Dilma vai encarar uma raposa mineira que muito aprendeu com Tancredo Neves.